Pular para o conteúdo principal

Cadernos Ignacio Rangel - Edital aberto



 

EDITAL SECTI Nº 1/2015 – CADERNOS IGNACIO RANGEL DE CT&I

A SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, considerando a necessidade de subsidiar a formulação e implementação das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria-Adjunta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, torna público o presente Edital.

1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1 O presente Edital visa selecionar textos para publicação no âmbito da Coleção “Cadernos Ignacio Rangel de Ciência, Tecnologia & Inovação”.

1.2 Serão aceitos textos produzidos pelos seguintes proponentes:
I. pesquisadores das instituições públicas de ensino ou pesquisa;
II. pesquisadores de outras instituições de ensino ou pesquisa;
III. estudantes de graduação ou pós-graduação das instituições públicas de ensino ou pesquisa, desde que em coautoria com pesquisadores da mesma instituição;
IV. estudantes de graduação ou pós-graduação de outras instituições de ensino ou pesquisa, desde que em coautoria com pesquisadores da mesma instituição.

2 DO OBJETIVO

2.1 O objetivo do presente Edital é selecionar textos relativos ao debate e a reflexão de temas relevantes para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Estado do Maranhão.

3 DAS LINHAS TEMÁTICAS

3.1 São linhas temáticas relevantes neste Edital:
I. Educação profissional e tecnológica com foco nos arranjos produtivos locais;
II. Democratização do acesso à educação superior;
III. Popularização da ciência, tecnologia e inovação;
IV. Inovação tecnológica aplicada ao desenvolvimento da agricultura familiar;
V. Inclusão digital com foco na cidadania digital e democratização do acesso a internet;
VI. Energias limpas e renováveis;
VII. Potencialização do Centro de Lançamento de Alcântara para o desenvolvimento regional;
VIII. Ensino de Ciências e Matemática na educação básica.


4 DOS TEXTOS

4.1 Os textos deverão ser enviados pelos proponentes no formato digital Word doc ou docx, com a seguinte formatação:
I. Título centralizado em negrito;
II. Nome completo dos autores alinhado à direita, logo abaixo do Título;
III. Currículo resumido dos autores em nota de rodapé, com e-mail e um máximo de três linhas;
IV. Resumo em português e um segundo idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol);
V. Conteúdo digitado na fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entrelinhas simples, observando-se os elementos essenciais da escrita de um artigo científico (Anexo modelo);
VI. Referências ao final do texto, conforme normas da ABNT.

4.2 Os textos deverão ter no mínimo 10 e no máximo 25 páginas, incluindo as Referências.

5 DA SUBMISSÃO DE TEXTOS

5.1 O período de submissão de textos ocorrerá entre os dias 29 de maio de 2015 e 30 de junho de 2015.

5.2 Os textos deverão ser enviados, exclusivamente, para o e-mail publicacoes@secti.ma.gov.br.

6 DA AVALIAÇÃO DOS TEXTOS

6.1 Os textos serão analisados e selecionados por Comitê de Avaliação constituído para esse fim por ato da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

6.2 O Comitê de Avaliação analisará os textos considerando:
a) a aderência aos temas do presente Edital;
b) a qualificação acadêmica dos proponentes;
c) a contribuição do texto para a reflexão sobre o tema.

7 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

7.1 Os resultados da análise do Comitê de Avaliação serão divulgados no site da SECTI em até 30 (trinta) dias após o encerramento do período de submissão.

8 DOS RECURSOS

8.1 Os proponentes com textos não selecionados poderão recorrer da decisão do Comitê de Avaliação em até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do resultado.

8.2 O Comitê de Avaliação responderá aos recursos em até 72 (setenta e duas) horas após formalização do mesmo junto a SECTI.


9 DA PUBLICAÇÃO

9.1 Os textos selecionados serão publicados no formato de cadernos (impresso e digital) e disponibilizados no site da SECTI para acesso público e gratuito.

9.2 A submissão dos textos implica, automaticamente, na cessão dos direitos autorais de publicação.

10 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela SECTI.



Dep. BIRA DO PINDARÉ
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação


ANEXO - MODELO DE ARTIGO CIENTÍFICO

TÍTULO DO ARTIGO CIENTÍFICO
Nome (s) do (s) Autor (es) [1]

RESUMO
Texto

PALAVRAS-CHAVE
Texto

ABSTRACT
Texto

KEYWORDS
Texto

1 INTRODUÇÃO

                        Texto (....)

2 DESENVOLVIMENTO (com as seções ou subseções do artigo)

                        Texto (....)

3 CONCLUSÃO

                        Texto (....)


REFERÊNCIAS

Texto (....) [Conforme Normas da ABNT]


[1] Currículo resumido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

Jackson Lago - uma biografia para o nosso tempo

JACKSON LAGO uma biografia para o nosso tempo [1] O Grupo Escolar Oscar Galvão e o Colégio Professor Vidigal ainda estão lá, em Pedreiras, como testemunhas vivas a guardar memórias desse maranhense exemplar aí nascido em 01/11/1934. Estruturava-se, então, uma rara vocação de serviço e servidor público, sua marca indelével por toda a vida. De Pedreiras a São Luís, onde freqüentou o prestigiado Colégio Maristas, Jackson Lago foi amadurecendo, mesmo que adolescente, sua aprendizagem de mundo e seu convívio humano e cultural com a admirada Atenas Brasileira. Vocacionado a servir e a salvar vidas, formou-se médico cirurgião na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, aprimorando-se também na residência médica do Departamento de Doenças Pulmonares da Policlínica Geral da Cidade do Rio, então Capital político-administrativa e cultural do Brasil. Com a alma encharcada de chão das vivências da saga do arroz e d