Pular para o conteúdo principal

Planejamento

Nesta seção apresento minhas contribuições para elaboração de Planos de Governo em que atuei como colaborador:
  • Documento "Maranhão 2028 - Estratégia Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação - conhecimento e inovação para um Maranhão desenvolvido".
  • Documento "Estratégia Estadual para Atividades Espaciais 2018-2022 - por mais soberania, inovação e desenvolvimento".
  • Documento "Plano de Metas 2015-2018 - ciência, tecnologia e inovação de todos nós" (Gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação no Governo Flávio Dino).
  • Documento "São Luís mais humana, bela e justa" (Bira do Pindaré Candidato à Prefeito de São Luís nas eleições de 2020). 
  • Documento "Para o Maranhão seguir em frente" (Flávio Dino Candidato a Governador nas eleições de 2018). 
  • Documento "Propostas para um Maranhão com desenvolvimento e justiça social" (Flávio Dino Candidato a Governador nas eleições de 2014). 
  • Documento "Educação de qualidade na idade certa para todos os maranhenses" (Subsídio Flávio Dino Candidato a Governador nas eleições de 2014).
  • Documento "Diretrizes para o Plano de Governo do Maranhão 2011-2014: democracia, prosperidade e desenvolvimento" (Jackson Lago Candidato a Governador nas eleições de 2010).

Nesta seção apresento os principais trabalhos de minha passagem no Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos-IMESC, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Orçamento-SEPLAN no Governo Jackson Lago (2007-2009):

  • Organização e publicação dos Cadernos IMESC, vinculados ao projeto Ciclo de Estudos e Ideias sobre o Maranhão.
  • Organização e publicação dos Estudos Técnicos de Regionalização.
  • Agenda Estratégica Governamental (Agenda 2010): elaborei o item de descentralização da gestão pública.
  • Membro do Conselho Editorial do IMESC
  • Membro e Secretário Executivo do Conselho Editoral da SEPLAN
  • Secretário Executivo do Comitê Gestor da Descentralização Administrativa e Desenvolvimento Regional 
  • Secretário Executivo do Conselho de Administração do IMESC
  • Plano de Cargos, Carreiras e Salários do IMESC
  • Membro e Secretário Executivo da Comissão Técnica de Implantação das Regiões de Planejamento
O centro de todo esse trabalho estava ligado a Regionalização das Políticas Públicas, o qual pode ser acessado no documento https://issuu.com/jhonatanalmada/docs/reginalizacao_ma_2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?

O que fazer em um ataque à escola?

O Brasil ainda não tem seu próprio protocolo para essa situação. O Bureau of Justice Assistance do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a International Association of Chiefs of Police (IACP) produziram um Guia sobre este tema, o Guide for Preventing and Responding to School Violence. Compartilhamos com vocês a tradução que fiz de uma das seções do guia que se refere ao papel dos diretores escolares, professores e equipe da escola durante uma situação de ataque. Resposta Imediata 1. No início de uma situação, as seguintes coisas precisam acontecer o mais proximamente possível umas das outras. Gestores, professores e equipe terão que usar julgamento individual quanto ao que eles podem e devem fazer primeiro, tendo em mente que seu papel principal é cuidar de crianças em risco. 2 . Tire os alunos do perigo. Quando possível, entre em contato com a autoridade escolar apropriada ou a pessoa da equipe de gestão de crises para determinar se a evacuação ou o bloqueio é a resp