Pular para o conteúdo principal

Planejamento

Nesta seção apresento minhas contribuições para elaboração de Planos de Governo em que atuei como colaborador:
  • Documento "Maranhão 2028 - Estratégia Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação - conhecimento e inovação para um Maranhão desenvolvido".
  • Documento "Estratégia Estadual para Atividades Espaciais 2018-2022 - por mais soberania, inovação e desenvolvimento".
  • Documento "Plano de Metas 2015-2018 - ciência, tecnologia e inovação de todos nós" (Gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação no Governo Flávio Dino).
  • Documento "Propostas para um Maranhão com desenvolvimento e justiça social" (Flávio Dino Candidato a Governador nas eleições de 2014). 
  • Documento "Educação de qualidade na idade certa para todos os maranhenses" (Flávio Dino Candidato a Governador nas eleições de 2014).
  • Documento "Diretrizes para o Plano de Governo do Maranhão 2011-2014: democracia, prosperidade e desenvolvimento" (Jackson Lago Candidato a Governador nas eleições de 2010).

Nesta seção apresento os principais trabalhos de minha passagem no Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos-IMESC, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Orçamento-SEPLAN no Governo Jackson Lago (2007-2009):

  • Organização e publicação dos Cadernos IMESC, vinculados ao projeto Ciclo de Estudos e Ideias sobre o Maranhão.
  • Organização e publicação dos Estudos Técnicos de Regionalização.
  • Agenda Estratégica Governamental (Agenda 2010): elaborei o item de descentralização da gestão pública.
  • Membro do Conselho Editorial do IMESC
  • Membro e Secretário Executivo do Conselho Editoral da SEPLAN
  • Secretário Executivo do Comitê Gestor da Descentralização Administrativa e Desenvolvimento Regional 
  • Secretário Executivo do Conselho de Administração do IMESC
  • Plano de Cargos, Carreiras e Salários do IMESC
  • Membro e Secretário Executivo da Comissão Técnica de Implantação das Regiões de Planejamento
O centro de todo esse trabalho estava ligado a Regionalização das Políticas Públicas, o qual pode ser acessado no documento https://issuu.com/jhonatanalmada/docs/reginalizacao_ma_2007.

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

TALENTOS PERDIDOS

Os caminhos para alcançar a excelência na educação são conhecidos e estão registrados em inúmeros estudos e pesquisas. Por outro lado, o uso dessa informação para tomada de decisão é um problema latino-americano. Constatei isso ao dialogar com colegas de outros países no Programa Regional de Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educativas promovido pelo Instituo Internacional de Planejamento da Educação da UNESCO.

O Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais-CEIPE disponibiliza estudos e pesquisas com a finalidade de subsidiar o desenho de políticas públicas educacionais. O Centro foi recentemente criado e está vinculado à Fundação Getúlio Vargas-FGV, sendo dirigido por Cláudia Costin, experiente profissional com passagens relevantes em cargos de gestão no âmbito municipal, estadual, federal e internacional, foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial.

Recomendo ao público interessado a leitura do informativo Políticas Públicas em Ação Nº 1 com a temát…

A ESCOLA QUE NÃO ENSINA

Você colocaria seu filho para estudar em uma escola pública municipal de São Luís? Sim, responderiam aqueles que não a conhecem. Não, responderiam aqueles que tem condições de pagar a escola particular. A desigualdade no ponto de partida, sobretudo na infância, rouba de nossas crianças a possibilidade de ser mais e a base para abrir seus próprios futuros.

Talvez você caro leitor seja um dos privilegiados que trabalham em escritórios com ar-condicionado e cadeiras confortáveis. Tenho certeza, jamais permitiria que seus filhos passassem o dia todo no calor ou em cadeiras de madeira, as velhas e retas cadeiras inglesas do século passado. Infelizmente, aos filhos da maioria destinam as retas cadeiras de pau, aos filhos da elite, as cadeiras ergonômicas e adequadas. Isso nem é o mais grave, apenas simboliza como a escola pública foi e é tratada no Brasil.

Darcy Ribeiro falava em 1984 no culto à mentira educacional por parte de nossos líderes. Qual a ideia aí? É tratar a escola como algo i…

IMPACTO DAS DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO

O mundo vive algo inédito na história recente, a suspensão das aulas alcançou 191 países, 1,575 bilhão de estudantes, isso significa 91,3% da população estudantil. O período de quarentena requerido para contribuir com o enfrentamento do coronavirus trouxe desafios enormes para os sistemas educacionais e para as famílias, ambos despreparados para a modalidade de educação a distância ou remota.

Em casa, temos alternado entre as tarefas domésticas e as tarefas escolares dos filhos pequenos. É muito claro para mim que não podemos substituir os professores da educação infantil e do ensino fundamental, menos ainda a instituição escolar. As instituições escolares, por sua vez, precisam moderar os conteúdos, não se trata de ensinarmos no lugar dos professores, mas de auxiliarmos nas atividades adequadas ao momento.

Jaime Saavedra, Diretor Global de Educação do Banco Mundial enfatiza que tal suspensão de aulas nunca ocorreu em nível global e chama nossa atenção para o fato de que só 20 a 30% …