Pular para o conteúdo principal

NO MARANHÃO, TUDO SE APEQUENA


NO MARANHÃO, TUDO SE APEQUENA

Jhonatan Almada, historiador, integra o quadro técnico da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)


Publicar no Maranhão é um grande desafio. Ter acesso a um dos jornais diários é um exercício de sorte. Parece-me que um espírito de província se arraigou ao ser maranhense e, por conseguinte, às suas quase instituições. É como se o velho do Restelo tivesse saído dos Lusíadas de Camões e se apossado do Maranhão. Aqui, tudo se apequena. A internet ainda é o meio mais democrático de expor ideias sem os constrangimentos dos acordos para ser publicado.
As universidades públicas atribuem títulos de Doutor Honoris Causa quase exclusivamente a políticos locais (caso da Universidade Estadual) ou a personalidades locais (caso da Universidade Federal), sempre com a exigência do local, isto é, que a pessoa tenha dado uma contribuição para o Maranhão. Nunca entenderam a parte do espírito universitário de Alceu Amoroso Lima que menciona ser a universidade, também universal, portanto, extensível e parte de toda a humanidade. Ela não se pode restringir ao local, regional ou nacional, mas a partir deles alçar voo para o mundo.
Por esse raciocínio, instituições como a Universidade de São Paulo (USP) não poderiam atribuir o título de Doutor Honoris Causa ao francês André Malraux, ao argentino Ernesto Sábato, ao português Mário Soares ou ao sul-africano Nelson Mandela. Nenhum deles preenche essa exigência provinciana de ter contribuído com alguma unidade federativa do Brasil, pois sua contribuição é para com a humanidade, seja do ponto de vista cultural, seja do ponto de vista político. Isso vai para além do Restelo.
Talvez a Universidade Federal do Maranhão, na gestão do Reitor Natalino Salgado, mude essa leitura enviesada do espírito universitário, pois sinaliza atribuir o título de Doutor Honoris Causa ao japonês Daisaku Ikeda, filósofo e pacifista internacionalmente reconhecido e a Ignacio Rangel, economista já falecido, cuja contribuição primordial foi para com o Brasil. O ano de 2014 é o centenário de nascimento de Ignacio Rangel, a Universidade e o Conselho Regional de Economia, presidido por Felipe de Holanda, estão organizando importante programação para os dias 25, 26 e 27 de março. Coordenei a produção do livro “Ignacio Rangel, decifrador do Brasil”, com artigos de intelectuais de todo o país, cujo lançamento faz parte dessa programação.
Há alguns anos, contribuí na organização de um livro sobre as políticas educacionais na América Latina e no Brasil contemporâneo, reunindo contribuições de pesquisadores do Chile, da Bolívia, da Argentina, da Colômbia, do Equador e do Brasil. Somente 5 (cinco) exemplares do livro foram impressos, sob a alegação de que a Universidade Federal do Maranhão não possuía recursos no orçamento para tal impressão. Até hoje o livro está por publicar.
Isso é uma amostra de como o espírito de província também se relaciona com a baixíssima internacionalização da graduação e da pós-graduação no Maranhão. Essa miopia localista desloca o global para o abstrato ou o campo da impossibilidade, ante a justificativa de que: ‒ primeiro temos que estudar o Maranhão, depois estudamos os outros.  É como se o ensinamento de Ignacio Rangel nunca tivesse ocorrido, o Brasil é um país dual, para compreendê-lo é preciso perceber a interação entre local e global, entre as relações externas e internas, entre o país e o restante do mundo. Isso é mais válido ainda para o Maranhão, periferia de uma semiperiferia.
A necessidade de novas universidades no Maranhão é patente. Criá-las sob o mesmo espírito das existentes seria um equívoco enorme. O maranhense Neiva Moreira foi um jornalista e político de expressão nacional. Manteve presença significativa e engajada no campo das relações internacionais entre o Brasil e o então Terceiro Mundo, quando essa categoria significava o não alinhamento com a rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética. Nada justifica que a Universidade pública ignore solenemente Neiva Moreira. Sequer um Curso de Relações Internacionais voltado para a cooperação e solidariedade com os países do Sul, foi criado ainda, muito menos um Instituto de Relações Internacionais “Neiva Moreira”.
Esbarramos em outro ponto do espírito de província. As instituições locais, tal como Gonçalves Dias, preferem cantar a natureza que a humanidade. A devoção à natureza não é verdadeira, pois ela mascarou, por exemplo, a escravidão. Não que toda literatura tenha que ser engajada, outra tolice, mas é mais fácil topar com uma Universidade Regional dos Cocais, do que com um Instituto de Relações Internacionais “Neiva Moreira”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?