Pular para o conteúdo principal

Existe indignação contra o céu


Existe indignação contra o céu


Por Jhonatan Almada



Maria Celina D’Araujo, professora da Fundação Getúlio Vargas, ensinou para uma perplexa platéia de alunos e alunas, que o significado da cúpula do Senado no prédio do Congresso Nacional, voltada para baixo, expressava a idéia da nação fechada sobre si mesma, onde cada Estado da federação era igual ao outro, independentemente do peso econômico ou populacional no conjunto do país. Avançando na explicação, aclarou que a cidadania nasce junto com a emergência do Estado moderno, numa relação imbricada entre nação e Estado, Estado-nação, sentimento de pertencimento de um indivíduo à nação e acesso as garantias propiciadas pelo Estado.


Extrai as linhas supracitadas das anotações de aula que fiz, ao relê-las fico perplexo com o último (e segundo) discurso do senador José Sarney, presidente do Senado, em defesa do indefensável e justificação do injustificável, mais perplexo (nem tanto) ainda fiquei com a postura do senador Paulo Duque, presidente do Conselho de Ética do Senado, e choldra, ao arquivar por “inconsistência” as acusações contra àquele.


Um dos temas essenciais inerentes ao debate sobre a cidadania é o binômio – inclusão e exclusão, pressuposto comum as mais diferentes tendências teóricas.


Como nos sentir identificados com aqueles senadores? Como imaginar que aquela é nossa “nação fechada sobre si mesmo”?


A meu ver, tanto os discursos quanto as atitudes dos senadores nas últimas semanas, em defesa do senador Sarney são provas inequívocas que aquele sentimento de pertença foi dissolvido, mais ainda, a própria legitimidade do Senado Federal em representar a nação, pois se não estamos incluídos em nossa vontade de cidadão, traduzida e exacerbada numa onda coletiva nacional em prol da renúncia ou cassação daquele senhor, não há que falarmos em representatividade e legitimidade, essa está rompida, frustrada.


De uma hora para outra, os culpados viram acusadores, e os acusadores viram culpados, mas como disseram os alentados analistas, isso é só um ensaio para 2010 e o objetivo dessas acusações é desestabilizar o governo e a aliança com o PMDB. Ah! Mas ninguém se lembrou de perguntar o que nós cidadãos achamos dessa desexplicação semioficial. A questão não é eleitoral ou governamental, é ética, esgarçou-se a confiança nos líderes institucionais do Senado e no governo em influir positivamente para a solução do conflito.


A Revista Carta Capital traz alentada matéria sobre os árabes, da revista The Economist, onde os títulos sobre “O amanhecer no Oriente” se sucedem: “O mundo dos árabes: o que eles tem em comum?”, “Impondo a liberdade: bem, não funcionou”, “Como se manter no comando: não apenas coerção, democracia de mentira também”, “A agitação sob a superfície: uma revolução social silenciosa” e “Para onde eles irão? Uma grande luta por idéias está acontecendo no Oriente Médio”. Muitos desses temas poderiam servir para nossa realidade, bastaria mudar de “os árabes” para “os brasileiros” e “Oriente Médio” para “Brasil”.


O argumento central da aludida matéria chama atenção para o fato inexorável de que o mundo mudou, as demandas são outras, as expectativas são outras, e os governos e governantes árabes não estão sabendo lidar com elas, há décadas em descompasso com as mesmas, utilizaram ou utilizam mecanismos cosméticos de participação política, sem real compartilhamento do poder, ao lado da mais pura repressão em todas as suas formas: física, financeira, espiritual ou virtual.


A internet, essa ferramenta que desperta o ódio dos coronéis incontidos e pretéritos da política brasileira, atua de forma avassaladora na exacerbação das reivindicações populares, na mobilização e articulação social, sobretudo na democratização da informação e do conhecimento.


Por outro lado, vemos a televisão perder espaço. A cobertura do segundo discurso do senador Sarney foi lamentável. Os repórteres e jornalistas disseram – Foi um discurso forte. Alguém que assistiu ou conhece o que a figura aprontou nas últimas décadas, só agora descoberto pelo Centro-Sul (e ainda falam que os nortistas são atrasados), poderia utilizar qualquer adjetivo, menos forte, talvez: hipócrita, desavergonhado, desonroso, odioso, alienado, despudorado, vil, imoral ou simplesmente, arrogante.


A arrogância, muitas vezes subliminar e disfarçada, outras despudorada, é característica dos homens de poder, especialmente daquele homem. Lembro a frase de Chu En-Lai, primeiro-ministro da China, para Kissinger, nos idos de 1971 – “Existe tumulto abaixo do céu e temos oportunidade de acabar com isso” (Sem comentários quanto ao contexto e resultados).


Existe indignação aqui mesmo, na superfície, nós cidadãos e cidadãs temos e teremos oportunidade de saciá-la. Acredito piamente que esse Senado fechado sobre si mesmo, seus senadores, não ficará impune, eles que não pensem estar nos céus, acima de nossa cidadania, dissimulados e mascarados para as próximas eleições, na certeza da impunidade. O fim pode tardar, mas chega.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?