Pular para o conteúdo principal

Palavra de Jackson - Imperatriz, 157 anos

Palavra de Jackson

Imperatriz, 157 anos

Voltei a Imperatriz no decorrer desta semana, para participar, a convite do prefeito Sebastião Madeira, das festividades alusivas aos 157 anos de emancipação do município. O convite foi acrescido da informação de que eu receberia a Medalha Frei Manoel Procópio, mais alta comenda concedida pela cidade àqueles que deram alguma contribuição relevante ao seu desenvolvimento.

A distinção, prova da generosidade que o povo da região tocantina (e muito especialmente de Imperatriz) tem dispensado a minha pessoa, não me surpreendeu, mas como sempre me comoveu e fez aumentar em mim as responsabilidades para com aquela gente corajosa e altaneira.

A visita à cidade foi, também, a oportunidade de conversar com pessoas dos mais variados níveis, que me procuraram durante os poucos dias que ali passei, quando pude constatar o sentimento de perda existente na população quanto ao seqüestro dos recursos que haviam sido conveniados entre o governo do Estado e a administração municipal, o que, no caso de Imperatriz, representaram R$ 56,4 milhões.

A população sabe que aqueles recursos seriam de grande valia para a melhoria das condições de vida de todos que moram naquela grande cidade e que se transformariam em um hospital de urgência e emergência, na urbanização e revitalização da Avenida Beira-Rio, na construção do Mercado do Peixe, na construção de casas populares, na pavimentação e drenagem de vias na zona urbana e nos distritos.

Outra constatação que pude fazer, nos exíguos dias de minha permanência, foi a do crescimento da auto-estima do povo imperatrizense, o que tão bem se refletiu nas comemorações do aniversário da cidade, presididas pelo prefeito Madeira. O conjunto de pessoas homenageadas pela Prefeitura compunha-se de pioneiros, de servidores municipais com longa carreira a serviço da cidade e de personalidades com serviços prestados a Imperatriz em setores os mais diversos.

Aqueles homens e mulheres que receberam a honraria concedida pela Prefeitura formavam um mosaico que expressava diferentes procedências, classes sociais, faixas etárias, credos religiosos, histórias de vida, mas que se encontravam na dedicação e no amor à cidade. Pessoas que se realizam na contribuição que deram e dão a sua comunidade.

São atitudes como estas que forjam uma grande cidade. E fazem, também, que as comemorações de aniversário de Imperatriz vão além de uma efeméride e se transformem na reafirmação da vontade de crescer e de se desenvolver econômica, cultural e socialmente.

Parabéns, Imperatriz. Parabéns, povo imperatrizense. Parabéns, prefeito Madeira.

Jackson Lago
Ex-governador do Estado do Maranhão


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?