Pular para o conteúdo principal

INTRODUÇÃO A PALAVRA DE JACKSON OU OS PROBLEMAS RECORRENTES DE SÃO LUÍS

Jhonatan Almada[2]
Organizador

O ano de 2014 está marcado por datas fundamentais para o Instituto Jackson Lago. Dia 4 de abril, 3 anos atrás, nosso patrono falecia. Dia 17 de abril, completaram-se 5 anos da cassação de seu mandato de governador em decisão que ficou registrada para a história como “golpe pela via judicial”. Dia 29 de outubro, comemoramos os 8 anos da vitória da Frente de Liberação do Maranhão no segundo turno das eleições de 2006. Dia 1º de novembro, Dr. Jackson faria 80 anos de vida.
O presente livro, por ocasião dos 80 anos de seu nascimento, dá continuidade ao nosso plano editorial, cujo primeiro livro foi “Governo Jackson: o legado”. O livro “Palavra de Jackson” é o primeiro volume de uma série que irá veicular artigos, discursos, palestras e entrevistas de nosso patrono ao longo de sua vida pública.
Os artigos deste volume explicitam o trabalho de Jackson Lago como prefeito de São Luís, cujo governo se concentrou em ações na área de saúde, educação, habitação, infraestrutura e produção. Destaca-se a oposição sistemática que enfrentou durante seus mandatos de prefeito. O grupo político dominante liderado pelo senador José Sarney e a então governadora Roseana Sarney, sua filha, atacaram-no diariamente por intermédio de seu sistema de comunicação.
Apesar do contexto de crise econômica e restrições financeiras vividas por todos os governos naquele momento, Jackson Lago conseguiu implementar louvável programa de realizações, sem qualquer apoio do Governo do Estado e respaldado amplamente no orçamento participativo. Essa perseverança e suas realizações o colocam como melhor prefeito da história de São Luís, sem dúvida.
Jackson pertencia a uma geração de homens públicos que praticamente deixou de existir. Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Abdias do Nascimento, Neiva Moreira, João Francisco dos Santos, Padre Victor Asselin, todos eles, passaram. Com o tempo e frente ao atual quadro de políticos, mais crescem suas estaturas, a fazer-nos confirmar o poeta Álvares de Azevedo e considerá-los águias nunca vencidas.
Os artigos de Jackson nos levam a questionar o que mudou e o que permaneceu como problemático em  São Luís no que tange às suas administrações na Prefeitura.
Em relação ao que mudou, identificamos os problemas relativos à infraestrutura urbana, os quais se agravaram sobremaneira. Não se trata mais de asfaltar ruas e avenidas, ainda que essa demanda continue gritante. O crescimento desordenado da cidade, o aumento significativo do número de carros e o inchaço das áreas periféricas impõem desafio difícil de ser superado. Ainda mais se considerarmos a extensão desses problemas à Região Metropolitana, cuja institucionalização nunca foi efetivada. A mobilidade urbana passou a ser o principal óbice para que a população possa usufruir o direito de ir e vir na cidade de forma confortável, rápida e segura.
Outro aspecto relevante é a carência de espaços de convivência e cultura na cidade. Essa carência tem tornado os shoppings centers em algo além de lugares de consumo e sobrecarregado as parcas áreas culturais existentes. O Centro Histórico está estagnado, sem política norteadora ou dinâmica na preservação e ocupação dos prédios, padece da falta de programa permanente de revitalização.
Mais do que um lugar de órgãos públicos, o Centro Histórico deveria abrigar um conjunto de livrarias, padarias, cafés, ateliês e oficinas de arte instaladas por intermédio de um programa de subsídios da Prefeitura e do Governo Estadual. O programa cobriria os custos de locação e adaptação dos prédios tombados, transferindo aos empreendedores locais sua utilização. Esses empreendedores pagariam alugueis subsidiados (preços inferiores aos praticados no mercado imobiliário local) com um prazo razoável de carência para o início do pagamento e acesso a outras linhas de financiamento[1].
O que permanece como problemática é a relação entre a Prefeitura e o Governo do Estado, conflitante e descoordenada. As ações estaduais privilegiam as áreas centrais ou “nobres” da cidade, onde se concentram os maiores níveis de renda e educação,
de abastecimento, saneamento, condições de moradia e de transportes, além dos equipamentos de esporte e lazer.
Se recuarmos mais ainda no tempo, mergulhando no livro “Coisa Pública: serviços públicos e cidadania” (1988), contribuição do economista e educador Raimundo Palhano, verificaremos que isso ocorre há muito.
Na capital, as camadas populares não tem acesso aos serviços públicos, privilégio do consumo privado de sua elite, desde o século XIX. A água não aplacava a sede, eram águas sórdidas; alguns eram limpos e muitos sujos, o lixo era destinado ao mar (áreas civilizadas) ou aos terrenos vazios e ruas (áreas periféricas); a rua nunca foi o salão nobre do povo, apenas as grandes vias e as da área nobre recebiam melhorias; a cidade era escura, vivia noites de breu; os burros venceram o progresso, só deixaram de puxar os bondes em meados dos anos 1920. Logo depois, os bondes foram substituídos pelos ônibus, daí por diante um grupo imovível se aboletou do transporte público municipal.
Os principais investimentos realizados pelo Governo do Estado na capital continuam atendendo a minorias. Não enfrentam os nós da mobilidade urbana, as péssimas condições de abastecimento de água da população, a urgência do tratamento de esgotos ou a precariedade da segurança pública.
O fato do mesmo grupo político ter exercido o poder no âmbito do Governo do Estado e a oposição ter governado a Prefeitura de São Luís é o pano de fundo maior que justifica, por um lado, a ampla cobertura midiática dedicada a criticar todas as iniciativas ou ausências da Prefeitura, e por outro, a explícita omissão quanto aos problemas de competência do Governo do Estado na capital.
Jackson governou São Luís por três mandatos sem contar com o apoio estadual, cada ação da Prefeitura era correspondida por um boicote estadual, inúmeras vezes solicitou audiência com a governadora e nunca foi atendido. O exemplo clássico desse boicote e embate era o asfaltamento de ruas. Logo que a Prefeitura concluía esse trabalho, o Governo do Estado por intermédio da Caema abria o asfalto com a justificativa de sanar vazamentos.
A alternância do poder político no âmbito estadual, materializado com a vitória da oposição nas eleições de 2014, pela primeira vez nos últimos 7 anos, oportunizará à Prefeitura de São Luís, relação de parceria com o Governo do Estado. A expectativa é que o desenvolvimento de ações conjuntas e coordenadas, potencializando e complementando os escassos recursos municipais, possam contribuir para o enfrentamento e a superação dos problemas recorrentes da capital.
O Instituto Jackson Lago ao publicar os escritos de nosso patrono propicia o resgate e a valorização do legado de Jackson pela permanente atualização de suas ideias, ideais e ações frente ao tempo presente.


[1] A Prefeitura de Paris (França) tem um programa similar que revitalizou áreas centrais que estavam sendo ocupadas por lojas de consumo de luxo.
[2] Primeiro Secretário do Instituto Jackson Lago. Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).                E-mail: jhonatanalmada@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?