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47,46% de verdade sobre a infra-estrutura

47,46% de verdade sobre a infra-estrutura

Por Jhonatan Almada

“Viva Infra-estrutura alcança 47,46% de recuperação das MAs” (Jornal Estado do Maranhão-EMA, 8/11/09, p. 6, Caderno Cidades)

“O secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, disse que a velocidade com que as obras estão sendo iniciadas se deve ao planejamento. “O programa é ousado, nós sabemos disso, mas fizemos tudo com muito planejamento, para que não se iniciem obras sem ter o dinheiro para pagar.”

“Essa dupla é assim: trabalhou, recebeu. Se o trabalho estiver sendo feito, vai receber porque os recursos já estão garantidos, disse o secretário de Estado de Planejamento, Gastão Vieira”.

“Nós temos que ligar esse Maranhão por estradas, sinalizadas, de qualidade, porque é isso que traz desenvolvimento aos municípios, por isso a grande importância desse Plano Rodoviário, que foi lançado há apenas três meses, mas que há muito já é uma realidade”, assinalou o secretário”.

Obras de restauração iniciadas

MA 202 – Retorno da Forquilha/Beira Rio

MA 345 – São Bernardo/Pirangi

MA 345 – Araioses/Entr. MA

MA 034 – Chapadinha/São Bernardo

MA 020 – 122 Independência/Lima Campos/Pedreiras

MA 122 – 245 Bacabal/L. da Pedra/Ig. Grande/Triz. Do Vale

MA 034 – Entr. BR-316/Coelho Neto

Obras de pavimentação iniciadas

MA 132 – Nova Colinas/Fort. dos Nogueiras

MA 302 – Porto Rico/Entr. MA

MA 303 – Bacuri/Apicum-Açu

MA 008 – P. Ramos/Ent. MA

MA 132 – Colinas/Buriti Bravo

MA 381 – Pedreiras/Joselândia

MA 034 – Duque Bacelar

MA 326 – Lago Verde/Conceição do Lago Açu

MA 325 – Urbano Santos/Belágua

MA 349 – Caxias/Aldeias Altas

_______________________________________________________________

Quando vi essa notícia hoje, achei que já tinha não só lido como participado do processo de planejamento dessas obras, há dois anos e três meses, no Governo Jackson Lago.

Como minha memória ainda funciona bem, abri o documento “Agenda 2010 – Maranhão Democrático e Solidário”, lançado publicamente pela Secretaria de Planejamento do Governo Jackson Lago, em março de 2009, acessível na internet, basta pesquisar no Google.

O documento sintetiza tudo o que o governo iria entregar até 2010, em doze ações estratégicas, pois relacionadas com os principais problemas do Maranhão: Descentralização da Gestão Pública; Redução do Analfabetismo; Aumento da Capacitação e Qualificação Profissional; Geração de trabalho, emprego e renda; Aumento da expectativa de vida; Universalização da cobertura de energia elétrica; Redução do déficit habitacional; Revitalização das bacias hidrográficas; Promoção do desenvolvimento científico e tecnológico; Revitalização do patrimônio cultural; Garantia de segurança pública e cidadania; e Ampliação dos investimentos em obras públicas, neste item, nas suas páginas 20 e 21, estão listadas as obras planejadas e iniciadas pelo Governo Jackson Lago:

Melhoras e pavimentação:

MA 006 – Pinheiro/Pedro do Rosário

MA 132 – Buriti Bravo-Colinas

MA 034 – Buriti Bravo- Baú

MA 381 – Pedreiras-Joselândia

MA 280 – Sítio Novo-Montes Altos

MA 034 – Buriti Bravo/Passagem Franca

MA 020 – Vargem Grande/Coroatá

MA 020 – Buriti-Duque Bacelar

MA 006 – Grajaú-Formosa da Serra Negra

Duplicação:

MA 201 – Maiobão-São José de Ribamar

MA 203 – Araçagi-Raposa

MA 202 – Foquilha/Entroncamento da MA 204/Beira Rio-Paço do Lumiar

Qual a diferença entre uma lista e outra?

Primeiro, os critérios para determinação desses trechos foram tomados com base no planejamento estratégico governamental, observando as necessidades de infra-estrutura econômica, logística de escoamento da produção e transporte de pessoas no âmbito de projetos estruturantes do desenvolvimento estadual

Segundo, a definição desses trechos não saiu da cabeça de nenhuma “dupla”, mas da vontade dos milhares de maranhenses que construíram coletiva e democraticamente o planejamento daquelas obras, a partir da observação de suas necessidades diretas, concretas, reais e imediatas. os critérios foram técnicos (engenharia), econômicos (desenvolvimento) e sociais (planejamento participativo e popular) e não político-eleitorais (vontade de alguns e visando eleições).

Terceiro, os recursos foram alocados no orçamento e os projetos de implantação concluídos em 2007 e 2008, pois, em nenhum lugar do mundo, se executa um programa de infra-estrutura rodoviária em 47,46% em três meses. Acredito que nem um bom reboco de sala se faz em menos de três dias, quanto mais rodovias em três meses.

O percentual do título é esclarecedor sobre o quanto verdadeira é a notícia do jornal, vale a pena não esquecer, de propriedade dos Sarney, sequer 47,46%.

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