Pular para o conteúdo principal

APRENDIZADOS PARA NOVAS NAVEGAÇÕES

Esta semana as avaliações internacionais reafirmaram algo que os resultados de desempenho da Rede Federal de Educação Profissional já apontavam.

A Fundação Lemann trouxe o PISA-S, exame da Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico-OCDE, com recorte para a avaliação das escolas e o aplicou em escolas de 6 estados brasileiros. Chama a atenção o desempenho das escolas do Centro Paula Souza de São Paulo, co-irmão do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA. O ensino médio integrado à educação profissional obteve excepcional resultado.

O Centro Paula Souza é organizado em Etecs (nível médio) e Fatecs (nível superior). As Etecs avaliadas superaram Finlândia, Canadá e Japão em matemática, ciências e leitura. Escolas como a Etec Jardim Ângela localizada no bairro com quarto pior IDH da capital São Paulo.

Laura Lagná que é a superintendente do Centro Paula Souza, destaca quatro aspectos para esse resultado: capacitação de professores em metodologias ativas, foco na orientação pedagógica, atualização dos currículos em consonância com o mercado e monitoramento dos indicadores. É certo que o Centro promove um vestibulinho algo que também contribui para selecionar os estudantes que ingressam no nível médio, como fazem as escolas militares e a Rede Federal.

Segundo Laura a educação profissional se aproxima dos anseios dos estudantes, está conectada com o mundo do trabalho, desenvolve competências atitudinais e socioemocionais, ajudando o estudante a elaborar um projeto de vida e de carreira. O que é animador nesse resultado obtido pelo Centro Paula Souza? É que os elementos apontados como explicadores estão presentes no modelo do IEMA implantado no Maranhão pelo Governo Flávio Dino. O caminho escolhido está correto.

O que é mais importante em uma instituição de ensino? Se os estudantes estão de fato aprendendo e se os seus egressos conseguem realizar projetos de vida exitosos, esses projetos podem ser ingressar no mundo do trabalho, empreender o próprio negócio ou continuar estudando na Universidade. Nenhum deles pode ser tratado como destino. Devemos dar as condições para que os estudantes façam essa escolha, eis a meu ver nossa missão, isso leva tempo e perseverança nos constantes solavancos desse nosso país tão complexo e desigual.

O Brasil demorou a cuidar da educação básica. Fez isso ao longo dos anos 1990 com a expansão do ensino fundamental, descontinuando as políticas anteriores que tinham por foco a educação infantil. Na década seguinte deveríamos ter priorizado a qualidade do ensino fundamental, equacionada tal situação, poderíamos avançar para a problemática do ensino médio, confluindo na educação superior.

Os movimentos das políticas públicas de educação foram erráticos. Iniciávamos programas e depois os esquecíamos. O investimento do Governo Federal em diferentes etapas da educação simultaneamente evidenciou a incapacidade gerencial de concluir todas as obras ou manter serviços públicos. A chegada da crise econômica e política produziu cemitério de obras pelo país e o arrocho no custeio das instituições federais de ensino e pesquisa.

É chave reconhecer que não vivemos a perfeição, algo muito mais divino do que humano. Os problemas existem e quando resolvidos, novos surgem, isso é da dinâmica da realidade social. Não podemos ficar sentados com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar.

É fato que não há dinheiro para tudo e não se descarta a relevância do que fizemos até aqui como país. No entanto, não será possível continuar sem perceber aquilo que mudou. Captando o espírito do tempo há que se recolher os aprendizados para as novas navegações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?