Jhonatan Almada, historiador.
O grande sentido que
mobiliza o atual Governo do Maranhão é democratizar o acesso à direitos de
forma descentralizada e permanente. Talvez poucos momentos da nossa história
política recente registrem circulação tão intensiva e significativa de
programas, projetos e ações governamentais. O foco nos problemas mais agudos de
nosso povo exige respostas imediatas e de longo prazo. A Força Estadual de
Saúde e as Caravanas de Esporte, Cultura, Mulheres, Cidadania e Ciência são
exemplos concretos de ações imediatas e locais. A criação dos Hospitais
Regionais e a implementação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e
Tecnologia do Maranhão, o IEMA, é um exemplo de resposta com desdobramentos
imediatos, mas fundamentalmente de longo prazo.
Tive a grande alegria de
inaugurar no âmbito das políticas de ciência, tecnologia e inovação o
lançamento descentralizado de programas e ações, bem como, o fomento e criação
de redes. Isso permitiu-me tomar contato com o Maranhão real de carne e osso,
mas também sentir paradoxos desafiadores que fazem convier riqueza e pobreza,
exclusão e trabalho, doença e prosperidade. Não temos varinha de condão para
sanar problemas acumulados por décadas de irresponsabilidade e corrupção ampla
e irrestrita. Temos convicção de que nosso trabalho contribuirá para subirmos
alguns degraus na escala civilizatória, junto a isso, a esperança realista de
que plantaremos outra cultura política.
O IEMA é uma realidade
nos municípios de Pindaré-Mirim, Bacabeira e São Luís. O modelo pedagógico
inovador do IEMA em 5 meses de implementação já tem bons frutos. Educação
profissional em tempo integral. Pindaré, por exemplo, sediará um Torneio de
Robótica, seus professores aprovaram vários projetos de pesquisa junto a FAPEMA
e oferecem de forma voluntária aulas de reforço escolar aos sábados, e seus
alunos criaram Clubes Juvenis instigantes. O Clube “IEMA no Ar” reúne jovens
vocações jornalísticas que navegam pelas redes sociais. O Clube “Só os loucos
entendem” reúne jovens talentos da matemática que auxiliam os alunos com
dificuldades na matéria.
A prática de construir o
currículo da escola de forma coletiva integra o modelo do IEMA. Os professores
e os alunos constroem de fato a Parte Diversificada por intermédio das disciplinas
eletivas. Cito as disciplinas de Horta Orgânica do IEMA de Bacabeira e a de
Mulheres Maranhenses do IEMA de São Luís. As disciplinas apoiam o aprendizado
da Base Nacional Comum e da Base Técnica ao mesmo tempo indo além das duas.
O Governo está investindo
240 milhões de reais na construção de 23 unidades plenas do IEMA em todo o
estado. Prevemos a entrega de 5 novas em 2017. Além disso, estamos
requalificando os antigos Cetecmas como Unidades Vocacionais do IEMA,
recuperando e melhorando prédios que estavam praticamente abandonados, o
investimento é de 2 milhões de reais. Estão em pleno funcionamento na capital
São Luís, o IEMA Praia Grande, o IEMA Escola de Cinema e o IEMA
Estaleiro-escola.
O Programa Cidadão do
Mundo completará seu primeiro ciclo de implementação em agosto como programa
pioneiro de intercâmbio internacional do Governo do Maranhão. Investimento de 2,5
milhões de reais que abre a janela do exterior à nossa juventude. Temos 23
jovens na Argentina e na França, embarcaremos mais 62 para Canadá e Estados
Unidos em agosto. Possibilitar acesso ao intercâmbio internacional para
qualquer estudante dedicado vindo da rede pública de ensino médio é o objetivo
maior do Cidadão do Mundo. Na volta, nossos intercambistas apresentarão
relatório com suas experiências e farão palestras na rede pública de ensino
para estimular outros jovens a seguir o caminho do estudo.
Na linha de contribuir
para que o acesso ao ensino superior seja mais democratizado, criamos o
Programa Pré-Universitário-PREUNI com os Aulões do ENEM. Investimento de 500
mil reais que leva megarrevisões à 60 municípios. No último fim de semana
estivemos em 6 municípios alcançando 1 mil estudantes e interessados. Até
outubro pretendemos chegar a 20 mil estudantes. O Aulão significa a
possibilidade de fazer um cursinho preparatório gratuito, sobretudo para os que
não podem pagar. Além da revisão, os estudantes recebem apostilas para auxiliar
na continuidade dos estudos.
A partir de agosto
estaremos, a cada fim de semana, com a Caravana da Ciência do Programa LUMINAR em
alguma cidade do estado. O investimento de 300 mil reais permite realizar
Oficinas de Robótica, de Games, de Astronomia e de Eletricidade Básica para
alunos da rede pública municipal e estadual. O objetivo é despertar vocações
científicas, estimular o gosto pela ciência e abrir novos horizontes de
conhecimento nos alunos. Será o primeiro programa de popularização da ciência
no âmbito do Governo maranhense.
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