Pular para o conteúdo principal

DEMOCRATIZAR OPORTUNIDADES NO MARANHÃO



Jhonatan Almada, historiador.
 
O grande sentido que mobiliza o atual Governo do Maranhão é democratizar o acesso à direitos de forma descentralizada e permanente. Talvez poucos momentos da nossa história política recente registrem circulação tão intensiva e significativa de programas, projetos e ações governamentais. O foco nos problemas mais agudos de nosso povo exige respostas imediatas e de longo prazo. A Força Estadual de Saúde e as Caravanas de Esporte, Cultura, Mulheres, Cidadania e Ciência são exemplos concretos de ações imediatas e locais. A criação dos Hospitais Regionais e a implementação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, o IEMA, é um exemplo de resposta com desdobramentos imediatos, mas fundamentalmente de longo prazo. 

Tive a grande alegria de inaugurar no âmbito das políticas de ciência, tecnologia e inovação o lançamento descentralizado de programas e ações, bem como, o fomento e criação de redes. Isso permitiu-me tomar contato com o Maranhão real de carne e osso, mas também sentir paradoxos desafiadores que fazem convier riqueza e pobreza, exclusão e trabalho, doença e prosperidade. Não temos varinha de condão para sanar problemas acumulados por décadas de irresponsabilidade e corrupção ampla e irrestrita. Temos convicção de que nosso trabalho contribuirá para subirmos alguns degraus na escala civilizatória, junto a isso, a esperança realista de que plantaremos outra cultura política.

O IEMA é uma realidade nos municípios de Pindaré-Mirim, Bacabeira e São Luís. O modelo pedagógico inovador do IEMA em 5 meses de implementação já tem bons frutos. Educação profissional em tempo integral. Pindaré, por exemplo, sediará um Torneio de Robótica, seus professores aprovaram vários projetos de pesquisa junto a FAPEMA e oferecem de forma voluntária aulas de reforço escolar aos sábados, e seus alunos criaram Clubes Juvenis instigantes. O Clube “IEMA no Ar” reúne jovens vocações jornalísticas que navegam pelas redes sociais. O Clube “Só os loucos entendem” reúne jovens talentos da matemática que auxiliam os alunos com dificuldades na matéria.

A prática de construir o currículo da escola de forma coletiva integra o modelo do IEMA. Os professores e os alunos constroem de fato a Parte Diversificada por intermédio das disciplinas eletivas. Cito as disciplinas de Horta Orgânica do IEMA de Bacabeira e a de Mulheres Maranhenses do IEMA de São Luís. As disciplinas apoiam o aprendizado da Base Nacional Comum e da Base Técnica ao mesmo tempo indo além das duas.

O Governo está investindo 240 milhões de reais na construção de 23 unidades plenas do IEMA em todo o estado. Prevemos a entrega de 5 novas em 2017. Além disso, estamos requalificando os antigos Cetecmas como Unidades Vocacionais do IEMA, recuperando e melhorando prédios que estavam praticamente abandonados, o investimento é de 2 milhões de reais. Estão em pleno funcionamento na capital São Luís, o IEMA Praia Grande, o IEMA Escola de Cinema e o IEMA Estaleiro-escola.
   
O Programa Cidadão do Mundo completará seu primeiro ciclo de implementação em agosto como programa pioneiro de intercâmbio internacional do Governo do Maranhão. Investimento de 2,5 milhões de reais que abre a janela do exterior à nossa juventude. Temos 23 jovens na Argentina e na França, embarcaremos mais 62 para Canadá e Estados Unidos em agosto. Possibilitar acesso ao intercâmbio internacional para qualquer estudante dedicado vindo da rede pública de ensino médio é o objetivo maior do Cidadão do Mundo. Na volta, nossos intercambistas apresentarão relatório com suas experiências e farão palestras na rede pública de ensino para estimular outros jovens a seguir o caminho do estudo.  

Na linha de contribuir para que o acesso ao ensino superior seja mais democratizado, criamos o Programa Pré-Universitário-PREUNI com os Aulões do ENEM. Investimento de 500 mil reais que leva megarrevisões à 60 municípios. No último fim de semana estivemos em 6 municípios alcançando 1 mil estudantes e interessados. Até outubro pretendemos chegar a 20 mil estudantes. O Aulão significa a possibilidade de fazer um cursinho preparatório gratuito, sobretudo para os que não podem pagar. Além da revisão, os estudantes recebem apostilas para auxiliar na continuidade dos estudos. 

A partir de agosto estaremos, a cada fim de semana, com a Caravana da Ciência do Programa LUMINAR em alguma cidade do estado. O investimento de 300 mil reais permite realizar Oficinas de Robótica, de Games, de Astronomia e de Eletricidade Básica para alunos da rede pública municipal e estadual. O objetivo é despertar vocações científicas, estimular o gosto pela ciência e abrir novos horizontes de conhecimento nos alunos. Será o primeiro programa de popularização da ciência no âmbito do Governo maranhense.    

O lema é democratizar oportunidades educacionais para o máximo de maranhenses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?