Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRO ANO DE GOVERNO FLAVIO DINO


Jhonatan Almada

Tenho grande satisfação em chegar ao presente momento. Foi um bom ano, não por ter sido fácil, mas por nos ter exigido muito. As dificuldades advindas da escassez e restrições financeiras ativaram nossa criatividade e capacidade de formação de redes virtuosas que nos ajudaram a fazer mais do que nossos limites permitiam. O trabalho com honestidade, dedicação e foco valeu a pena quando deitamos o olhar do retrospecto, aqui me refiro ao primeiro ano do Governo Flávio Dino no Maranhão.

O primeiro ano de gestão de qualquer governo geralmente se caracteriza pelo tateio da máquina. Os recém-chegados ao governo ainda não dominam a tecnologia governamental e precisam desse tempo para se apropriarem das especificidades e detalhismos de funcionamento. A depender da conjuntura podem ser tragados pelas críticas daqueles que ainda ontem estavam no poder e não desejam que esse aprendizado ocorra.

O já encerrado ano de 2015 revelou outra realidade. Não houve esse tempo de aprendizagem, a campanha de 2014 e o conjunto de experiências e conhecimentos acumulados pelo grupo vitorioso na eleição e ora grupo governante foram suficientes para tocarmos a máquina, mesmo no ponto problemático e de endividamento em que ela foi deixada.

As grandes linhas de atuação do Governo, a meu ver, centraram-se em recuperar a dignidade dos maranhenses, oportunizar acesso a direitos, transformar potenciais em desenvolvimento, e combater a corrupção. É claro que não pretendo um balanço detalhado de ações, em geral, sempre injustos, resumidos demais e seletivamente esquecidos. O farei em projeto futuro com o devido tempo e espaço, por ora, faço alguns destaques para compreensão das linhas mencionadas. 

Quanto a recuperar a dignidade, vida digna é uma realidade distante para a maioria dos maranhenses, em especial os que moram nos municípios com baixos indicadores sociais e econômicos. A ação fundamental a destacar é o Plano Mais IDH, o qual articula políticas e ações de saúde (consultas, exames, etc), agricultura familiar (tecnologia, sementes, assistência, quintais produtivos), abastecimento de água, cozinhas comunitárias, assistência social, documentação, dentre outros. Acredito que ao final do mandato, as pessoas dos municípios destacados como os mais pobres do Brasil terão condições de vida superior ao patamar encontrado.

Oportunizar acesso a direitos se refere sobretudo ao direito à educação e saúde, o qual está materializada em seis ações fundamentais. A criação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), uma rede de educação profissional e tecnológica que entregará 23 unidades até 2018, iniciaremos 2016 com três funcionando (São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim). O Programa Cidadão do Mundo que irá enviar 100 jovens para o exterior. O Programa Escola Digna para substituir escolas de taipa por escolas de construção padrão e atendendo às condições básicas para o desenvolvimento do processo educativo. O Programa CNH Jovem que concedeu a carteira de habilitação gratuitamente a mais de 2 mil jovens. A regionalização da saúde com a criação de hospitais de grande porte no interior do estado e a nova forma de contratação do quadro de pessoal por intermédio de seletivos públicos e transparentes via a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). E a forte qualificação e expansão do PROCON que passou a ser um dos órgãos públicos mais atuantes, regionalizados e valorosos na defesa dos direitos dos consumidores.

Transformar potenciais em desenvolvimento se materializa em quatro ações importantes. O Programa Mais Produção que avançou ao definir as cadeias produtivas prioritárias a receberem investimento. O Programa Mais Empresas com incentivos para a abertura de novos empreendimentos. O Programa Mais Asfalto com atuação em 107 municípios gerando emprego, investimento e integração produtiva. E a nova gestão da EMAP que tornou o Porto do Itaqui eficiente, lucrativo e catalizador de investimentos para o Maranhão. Pomos fim ao eterno potencial que nunca se concretiza.   

E por fim a marca maior dessa gestão, o combate à corrupção por intermédio da transparência e da segurança. A criação da Secretaria da Transparência, lei de acesso a informação, Portal da Transparência efetivamente transparente e sem restrições, além das auditorias rigorosas que recuperaram dinheiro e reduziram desperdícios. A criação de Superintendência de Combate à Corrupção, a realização de operações policiais para investigar, prender e punir os corruptos pela primeira vez em tempos democráticos e por total iniciativa local

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?