Jhonatan Almada, historiador
O Maranhão está prestes a
dar um ousado passo no âmbito da educação profissional e tecnológica, ao
iniciar as aulas das três primeiras unidades do Instituto Estadual de Educação,
Ciência e Tecnologia (IEMA). Ousado por que criamos uma nova instituição educacional
como contraparte estadual do esforço que a União já desenvolve com os
institutos federais. As unidades do IEMA de São Luís, Pindaré-Mirim e Bacabeira
nascem com infraestrutura escolar muito boa, corpo docente e diretivo
selecionado, novo modelo pedagógico com ensino médio integrado em tempo
integral.
A criação da rede
estadual de educação profissional e tecnológica é um investimento estratégico
de longo prazo alicerçado na política estruturante mais relevante e poderosa em
termos de promoção social – a educação. Alguns atores políticos locais insistem
com a tese de que não há política estruturante ou de longo prazo no Governo
Flávio Dino, afirmação que só se sustenta por que não conhecem o programa de
governo, não participaram com qualquer ideia tornada programa público
atualmente e estão preteridos politicamente. É uma velha tática, melhor dizer
que não tem do que reconhecer nunca ter feito.
Em paralelo a essa
política estruturante, temos as medidas urgentes de curto prazo. Na
oportunidade da divulgação dos resultados do ENEM 2015 quero comentar uma
delas, os Aulões do Enem realizados no âmbito do Programa Pré-Universitário
(PreUNI) pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
Os Aulões do ENEM
alcançaram um público de mais de 15 mil pessoas em 22 municípios do estado.
Foram revisados os conteúdos das áreas de Linguagens e Códigos, Ciências
Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Redação. Cada aluno participante
recebeu uma apostila impressa por área de conhecimento, além de acessar vídeos
e questionários no aplicativo PreUNI para celular. Os Aulões foram ministrados
por professores com experiência em cursinhos pré-vestibular, a maioria deles
também pertencentes à rede pública de ensino.
A aceitação pública e
participação dos estudantes ficou registrada em auditórios e quadras lotados,
gestantes ou mães lactantes que levavam seus filhos com grande esforço pessoal
para continuar os estudos. Muitos desses jovens nunca tiveram acesso a um
cursinho e em uníssono sublinhavam isso. Os estudantes foram mais rápidos que
as instituições. Após a realização dos Aulões ainda recebíamos demandas de
prefeituras, secretarias e associações, as quais ficaram para esse ano com a
nova edição do programa.
Fizemos um levantamento
amostral preliminar no universo de alunos atendidos. Solicitamos a cada um,
caso considerasse ter o Aulão contribuído para seu desempenho no ENEM, que nos
informasse a nota obtida. Centenas responderam, o que nos permite algumas
inferências. A maioria com notas acima da média de 450 pontos, necessários para
a obtenção do FIES. Inúmeros casos com notas acima de 700 pontos, além de
depoimentos impressionantes.
Tenho consciência que o
Aulão do ENEM não resolverá o problema estrutural do ensino médio público, nunca
foi pensado para tal, mas isso não nos impede de reconhecer que contribuiu para
os resultados obtidos pelos alunos, como os próprios afirmam em suas
devolutivas. As respostas vão de Douglas Oliveira que alcançou 658 pontos e
passou em 5º lugar no Curso de Economia da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
a outros que reconheciam não terem obtido boas notas, mas mesmo assim registravam
agradecimentos pelo incentivo e a oportunidade.
Compreendendo que
acertamos e muito ao realizar o Aulão do ENEM, encerro com o depoimento de
Gustavo Roberth Cruz Gomes:
“Primeiramente quero agradecer pela oportunidade
oferecida no Aulão, de revisar todos os conteúdos com com professores de
excelência em cada disciplina, focando em assuntos específicos, que geralmente
estão presentes no Enem e vestibular da Uema, oportunidade esta nunca vista
aqui no Maranhão, e que todos que tenho certeza que, todos que participaram
aproveitaram ao máximo os recursos oferecidos. Minha pontuação geral no Enem
foi aproximadamente 642 pontos. Consegui uma vaga para os cursos que eu desejo,
tanto na Uema no Curso de Engenharia da Computação, e pelo SISU, estava
classificado na última atualização em 4° lugar na minha cota no Curso de
Ciência da Computação, alcançando minha desejada vaga, como eu idealizava. Enfim,
obrigado pela oportunidade de participar do Aulão do Enem, espero que tenha
mais edições ao longo dos anos que virão, para auxiliar aqueles alunos que se
empenham a estudar um pouco mais e também a se testar, de pouco a pouco a cada
ano, tentando melhorar os déficits que foram sentidos na educação do Maranhão
ao longos dos últimos anos, andando a passos modestos e efetivos, corrigir os
erros do passado e que daqui pra frente possamos realmente mudar a realidade do
nosso Maranhão.”
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