Pular para o conteúdo principal

A EDUCAÇÃO NO GOVERNO ROSEANA SARNEY: UM BALANÇO DOS 2 ANOS DE MANDATO


A EDUCAÇÃO NO GOVERNO ROSEANA SARNEY: UM BALANÇO DOS 2 ANOS DE MANDATO

Jhonatan Almada, historiador e primeiro secretário do Instituto Jackson Lago

Passados 2 anos do Governo Roseana Sarney (2011-2012) é possível fazer um balanço das ações desenvolvidas no âmbito do que deveria ser uma política pública de educação. Balanço que nem o próprio governo ousou fazer quando encaminhou a mensagem anual à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão neste ano de 2013. Como afirmou o deputado Rubens Pereira Jr (PC do B), no que se refere à educação, o governo realmente não tem o que mostrar ou tem muito a esconder.

O ponto inicial a ser destacado é a instabilidade que caracterizou essa área. A Secretaria de Educação já teve quatro titulares, nenhum deles desenvolveu qualquer iniciativa mais global no âmbito da política educacional. Eles foram: Anselmo Raposo, Olga Simão, José Bernardo Bringel e o atual, Pedro Fernandes. É pouco crível que faltando menos de 2 anos para o fim do governo se faça algo além dos acúmulos de capital político e financeiro para o ano eleitoral vindouro (2014).

O plano de carreira e remuneração dos professores, atualmente denominado Estatuto do Educador, se arrasta na mesa de negociações entre o Sindicato e o Governo, sem sinais de um acordo. O reconhecimento das titulações obtidas pelos professores, com vistas à progressão e promoção continua como sempre foi. Tão lenta que muitos se aposentam e não veem seus direitos auferidos.

A perspectiva de uma educação integral no Ensino Médio nem é cogitada. Não existe nenhum projeto nesse sentido e os concursos continuam sendo para professores com 20h, distante da jornada única docente, historicamente reivindicada, que exigiria dedicação exclusiva em uma única escola.

O ensino médio é a principal responsabilidade constitucional-legal do Governo do Estado, entretanto isso nunca ficou claro nem para a própria Secretaria de Educação. Tanto não está claro que recentemente distribuíram kits escolares para os estudantes do ensino fundamental que ainda estão sob a responsabilidade da esfera estadual. A julgar pelos fardamentos entregues imaginam que o clima do Maranhão é o mesmo do sul do país.

Nesse sentido, estava em andamento uma acelerada política de municipalização do ensino, transferindo em ritmo frenético as escolas de ensino fundamental para os municípios e fechando escolas de ensino médio. O ensino noturno está quase extinto, privando muitos jovens e adultos de concluírem sua escolarização básica. Muitos municípios tem alegado incapacidade de gestão para assumir as antigas escolas estaduais, evidenciando equívocos na condução dessa municipalização tardia, finalizada na maioria dos Estados do país nos anos de 1990.

O planejamento educacional só era lembrado em uma pequena propaganda no site da Secretaria, onde se lia a data de início e fim do período letivo, ou seja, o planejamento é no máximo fixar o calendário escolar. Essa propaganda foi retirada do site. O fato é que o Estado do Maranhão não possui um Plano Estadual de Educação, como temos afirmado em artigos anteriores e em face disso não se tem norte algum.

A Secretaria de Educação firmou uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), cujo trabalho é propagandeado como uma revolução educacional em gestação. As ações tem se concentrado na organização interna da Secretaria atuando em quatro dimensões: gestão educacional, formação, práticas pedagógicas e avaliação e infraestrutura.

É possível perceber certa intransparência nos trabalhos envolvidos na parceria entre a SEDUC e o PNUD, pois o site montado especificamente para isso está desatualizado e não disponibiliza toda a produção técnica resultante, contrariamente ao que é anunciado na imprensa local. Isso nos leva a duvidar se realmente algo foi mesmo produzido e encaminhado. O tempo nos dará mais elementos para avaliar.

Não existe nenhuma iniciativa global de superação do analfabetismo maranhense. Apenas adesão aos programas federais. O Plano de Alfabetização Educadora de Jovens, Adultos e Idosos do Maranhã (PAEMA), elaborado no Governo Jackson Lago em parceria com o Instituto Paulo Freire e ampla participação dos educadores e educadoras das várias regiões estaduais, foi abandonado.

Segundo dados do Censo de 2010 produzido pelo IBGE, o Maranhão possui 3,2 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade sem instrução ou com fundamental incompleto. Isso significa que 48% dos 6,5 milhões de maranhenses são analfabetos, plena ou funcionalmente.

A média dos anos de estudo da população que vive no campo é de apenas 4 anos, conforme relatório sobre a situação social do Maranhão, produzido pelo Ipea em março de 2012. No Brasil e no Nordeste esse indicador supera os 6 anos de estudo. A despeito disso, nenhuma ação concreta é desenvolvida pelo governo estadual na resolução dos problemas da educação do campo.

O balanço da educação nos dois primeiros anos do Governo Roseana Sarney desvela a ausência de uma política pública para a área, a fragmentação das iniciativas, a inexistência ou inversão de prioridades e a incapacidade de enfrentar e resolver os principais problemas educacionais vivenciados pelos maranhenses.

É muito provável que esse cenário de paralisia governamental se agrave nos próximos dois anos, já que a prioridade será garantir a eleição do candidato do grupo ao governo, a qualquer custo. A educação do Maranhão segue sem rumo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?