Pular para o conteúdo principal

MIL DIAS DO GOVERNO FLÁVIO DINO

O Governo Flávio Dino completou mil dias de efetivo exercício nesta semana. Quem está imerso no enfrentamento dos grandes problemas do Maranhão sabe do significado deste número. O semióforo dos mil dias oportuniza fecunda reflexão sobre o que tem sido feito pelo Governo do Maranhão em conjuntura adversa e drástica do Brasil.

Quando assumiu o governo, Flávio Dino decidiu imprimir ritmo de campanha na ação do Poder Executivo acostumado a formas tradicionais de agir ou paralisado pelos tecnicalismos vazios. Podemos resumir isso em uma frase: o governador que trabalha mais de 12 horas por dia e atravessa madrugadas no encalço de suas metas e dos responsáveis por elas. Nunca teci elogios sem fundamento. Não se pode perder tempo e este espírito se apoderou dos que se imbuíram do exemplo e procuraram imitá-lo no limite de suas capacidades individuais e condições disponíveis.

Não foi um passeio chegar aos mil dias com o conjunto de obras e serviços entregues pelo Governo. A brutal escassez de recursos é driblada todos os dias, garantindo a continuidade do investimento público e o pagamento da folha de pessoal. Trabalho exaustivo que nos permitiu alcançar a 4ª melhor situação fiscal do Brasil e o 2º maior crescimento econômico projetado entre todas as 27 unidades federativas.

O coração desse resultado está na correta aplicação do dinheiro público em benefício do povo, efetivamente levando obras e serviços, sobretudo aos que mais precisam e com a inédita transparência na aplicação. Saímos do 24º lugar para o 1º lugar em transparência pública no ranking nacional. Os empresários estão seguros de que receberão aquilo que tem direito, sem negociatas ou por foras. Os investidores que desejam vir ao Maranhão sentem a confiança e seriedade do ambiente de negócios aqui gerado, sem sociedades obscuras ou contratos de gaveta.

O Porto do Itaqui talvez seja um dos exemplos mais emblemático desses mil dias, empresa que operava com prejuízos, hoje é lucrativa e investe na modernização e ampliação do próprio Porto. Enorme esforço de articulação nacional e internacional reposicionou o Itaqui como vetor estratégico do desenvolvimento do Maranhão e do Brasil. Compare-se um Porto que tinha em folha de pagamento o irmão de Sarney e tio de Roseana, hoje é campeão em eficiência e possui carteira de R$ 1 bilhão em investimento produtivo.

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA é a primeira instituição do Governo do Estado a ofertar educação profissional e tecnológica em rede. Alcançamos 20 unidades próprias, sendo 7 de ensino médio técnico em tempo integral e 13 de qualificação profissional, além de cursos em 71 municípios. É preciso mencionar que esta rede nestes mil dias trouxe pelo mérito de professores, gestores e estudantes medalhas de ouro, prata e bronze nas Olimpíadas de Matemática, Geografia, Astronomia e Astronáutica, Robótica ou primeiro, segundo e terceiro lugares em competições nacionais e internacionais de Robótica e Foguetes.

A saúde pública acertadamente retomou sua regionalização. Inauguramos 5 hospitais regionais que corrigiram a insanidade muradiana anterior. Isso permitiu ampliar o número de leitos em quase 25%, este número deverá chegar a 69% até 2018, disponibilizando 3.832 vagas onde existia pouco mais de 2 mil. Os hospitais regionais de Santa Inês, Bacabal, Caxias, Pinheiro, Presidente Dutra e Balsas estão salvando vidas de milhares de maranhenses. Medida corajosa que consome mensalmente significativa parte do fundo público. Corajosa considerando que a União repassa menos do que deveria e o Tesouro Estadual sustenta solitariamente a expansão dos serviços de alta e média complexidade.

A segurança pública viu números inéditos. Maior efetivo de policiais da história, com 12 mil militares. Maior número de viaturas, 730 entregues (carros e motos). Novo concurso em breve, delegacias e quartéis sendo reformados ou inaugurados. Os números mais importantes são a redução em 63% dos homicídios, em 99% dos roubos a banco e 1000% de aumento na apreensão de drogas. Nunca a polícia foi tão presente e efetiva no Maranhão, combatendo a violência com seriedade, inteligência e inserção comunitária.

Tenho a honra de contribuir com estes mil dias desde o primeiro, fico orgulhoso ao realizar essa pequena síntese e constatar que é impossível colocar em um único artigo todos os feitos e entregas do Governo Flávio Dino. Não acabou, estamos na reta final da jornada venturosa e o povo brevemente decidirá pela sua continuidade. Assim seja!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?