Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIA E EDUCAÇÃO PARA A JUVENTUDE



Jhonatan Almada, historiador.

 
Nesta semana iremos lançar programas importantes para a juventude maranhense, parceria que articula as Secretarias de Ciência e Tecnologia, FAPEMA, Educação, Cultura e Direitos Humanos, sob a liderança da Secretaria de Juventude, tais como, o Geração Ciência e o Juventude com Ciência. A juventude tem sido uma prioridade do Governo Flávio Dino para que possamos criar oportunidades atrativas e fecundas.

Teremos a segunda edição do Geração Ciência que objetiva estimular a pesquisa na educação básica e oferece bolsas de iniciação científica júnior para professores e estudantes das escolas públicas que apresentem e desenvolvam um projeto de pesquisa. Durante a Semana de Ciência e Tecnologia 2017 iremos realizar Seminário com os projetos financiados no edital do ano passado para que os resultados sejam divulgados e avaliados. O Geração Ciência estimula nas crianças e jovens o despertar de vocações científicas, colocando-as no caminho da ciência e educação. 

O Juventude com Ciência tem por objetivo levar jovens universitários para ações diretas nos 30 municípios de menor IDH do Maranhão, trata-se do nosso Projeto Rondon. Os contemplados receberão bolsa da FAPEMA para que desenvolvam trabalho vinculado às suas áreas de conhecimento e possam contribuir com o enfrentamento das desigualdades sociais agudas que ali estão impressas. O sentido desse programa é sublinhar Ciência e Educação como agentes da mudança social, bem como, engajar a juventude como cidadãos ativos e co-responsáveis para essa mudança. 

O Programa Aulão do ENEM, iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia que este ano estará em sua terceira edição. O Programa objetiva contribuir com os jovens que desejam ingressar na Universidade pública por intermédio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em 2015, atendemos 10 mil estudantes em 11 cidades e na Plataforma Digital do programa. Já em 2016 atendemos 20 mil estudantes em 65 municípios. A meta para 2017 é atendermos 70 municípios e pelo menos 25 mil estudantes em todo o Maranhão.

Fizemos uma pesquisa amostral com os estudantes que participaram do Aulão do ENEM de 2016 para avaliarmos a contribuição do Programa. Recebemos centenas de respostas positivas e animadoras. Os participantes foram aprovados em Universidades públicas federais e estaduais do Rio de Janeiro, Amazonas, Piauí, Tocantins, Goiás, Paraná e São Paulo, e reconheceram que o Aulão do ENEM contribuiu com sua conquista pessoal.

Jaciara da Luz Cunha, de Carutapera, deu o seguinte depoimento: “Olá, tudo bem? Eu só tenho a agradecer à coordenação e aos professores pela realização do projeto, pois o mesmo me ajudou bastante no meu desempenho no Enem 2016. Graças à Deus e aos estudos, hoje vou fazer faculdade e estou muito feliz. Muito obrigada! Minha sugestão é que continue o projeto e se expanda cada vez mais o número de aulas oferecidas, para que possa haver maior e melhor resultado. Sucesso!”

Ana Cristina da Silva Aguiar, de Açailândia, afirmou o seguinte: “O projeto do aulão, é um excelente projeto onde é exposto um conteúdo maravilhoso durante toda aula de uma forma dinâmica e uma interação entre alunos e professores para tirar dúvidas. É um projeto muito bom, e é importante que o mesmo continue para assim ajudar nos vestibulando durante nossa conquista acadêmica. Sem dizer nos professores que são ótimos profissionais e que nada seria possível”.

Danielle Salles, de Codó, deu o seguinte depoimento: “Adorei o projeto desenvolvido pela equipe do Preuni, o aulão foi muito proveitoso para mim, me ajudou em muitos aspectos, agora estou cursando o curso que sempre quis, não consegui através do SISU, mas graças a Deus passei pelo ProUni e consegui uma bolsa integral. Agradeço muito a todos e continuem realizando esse projeto pela juventude”

Esses depoimentos nos animam a continuar trabalhando pelo bem comum, o grande sentido da política e a inspiração maior de tudo que fazemos no Governo Flávio Dino. Priorizar a juventude é acreditar no investimento em ciência e educação como a melhor solução para os graves problemas que afetam esse segmento social estratégico para o Maranhão.

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog