Pular para o conteúdo principal

AINDA HÁ TEMPO PARA A INCLUSÃO DIGITAL?

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-Ipea é uma instituição de estado que muito orgulha o Brasil. Recentemente, o Ipea divulgou nota técnica com o título “Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia”. Os pesquisadores utilizaram dados da PNAD Contínua, do Censo Escolar e da Capes para delinear um quadro da população sem acesso à internet em barda larga ou 3G/4G/ em seu domicílio.

A falta de acesso se dá especialmente entre os estudantes da pré-escola e ensino fundamental, aproximadamente 4,95 milhões de crianças e adolescentes que estão matriculadas na escola pública, se incluirmos ensino médio e educação superior, esse número chega a 5,8 milhões de estudantes sem acesso à internet.

Os pesquisadores analisam os números e nos informam o perfil desses estudantes. Por exemplo, 54% dos que estão na pré-escola e 53% dos que estão no ensino fundamental vivem em domicílios nas áreas rurais. É o caso do menino José Caique que está na 7ª série do ensino fundamental no povoado Pé da Serra no Piauí. O pai Francisco Sobral construiu uma barraca a 500 metros de casa, único ponto onde chega o sinal do celular. O celular foi emprestado pela tia Das Dores que também é professora.

A Folha de São Paulo divulgou matéria sobre relatório da OCDE apontando que o Brasil tem a pior proporção de computadores por aluno entre os 79 países avaliados no último PISA. A média dos países ricos é de 1 computador por estudante, no Brasil são 10 estudantes por computador.

Sem política pública de longo prazo nos batemos com as urgências de cada dia e nos resta pensar alternativas. Por exemplo utilizar internet por satélite, antes chamada de GSAC e hoje Educação Conectada, cuja qualidade da internet ainda é baixa. Outra possibilidade é a aquisição de pacotes de dados via celular oferecidos pelas empresas de telefonia no mercado, incluindo a distribuição de tablets ou celulares.

Os estudantes que não acessam a internet são de famílias de baixa renda, ou seja, suas famílias ganham no máximo 1,5 salário-mínimo por mês. Tal situação deve ter sido aliviada com o recebimento do auxílio emergencial, como o próprio nome diz, algo provisório.

Nesse sentido, prover acesso e equipamentos se faz necessário. Infelizmente o poder público é lento em decidir e implementar a decisão. O caro leitor deve lembrar que o problema da suspensão das aulas se apresentou em março e a ação efetiva ocorreu em agosto.

O custo de distribuir tablets e chips para os estudantes da pré-escola e do ensino fundamental, justamente os mais afetados, chegaria a R$ 2 bilhões. Isso caso os Governos implementem política de inclusão digital para o ensino remoto emergencial. Sem esquecer que ainda assim não contemplará todos os estudantes. Haverá necessidade de distribuir material impresso nas áreas sem internet ou cobertura de sinal de celular.

Ainda há tempo para a inclusão digital?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?