Pular para o conteúdo principal

MELHORES RESULTADOS, MAIS RECURSOS

O Senado Federal aprovou o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica-Fundeb, agora Emenda Constitucional nº 108. Um dos aspectos que chamou bastante atenção durante toda a tramitação do novo Fundeb foi a ausência do Ministério da Educação no debate. Inacreditavelmente, o órgão coordenador da política educativa do Brasil não participou e nem contribuiu para a definição estratégica do novo modelo de financiamento da educação pública.

Merece destaque a forte atuação da sociedade civil organizada, em especial a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a qual integrei e colaborei no Comitê local. A mobilização teve por foco a defesa da garantia do padrão de qualidade, a aplicação dos recursos para o investimento na educação pública, a exclusão do cômputo de aposentadorias nas despesas, a ampliação da contribuição da União e a transformação do Fundeb em permanente.

Incidimos diretamente junto à opinião pública e aos Senadores e Deputados Federais durante todo o processo legislativo do novo Fundeb. A aprovação além de revelar o êxito da Campanha, também representa uma vitória do povo brasileiro e passos à frente para alcançarmos a escola pública dos nossos sonhos.

Uma das novidades introduzidas pela Emenda Constitucional é que das receitas arrecadadas pelos Estados e transferidas para os Municípios, no mínimo 10% levará em conta os indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade, considerando o nível socioeconômico dos educandos.

Existe a necessidade de lei estadual que regulamente essa dimensão, isso exigirá acompanhamento atento por parte dos educadores e educadoras junto às Assembleias Legislativas. Em síntese, a partir da regulamentação estadual, os Municípios que apresentarem melhores resultados, receberão mais recursos.

A ideia não é nova, estados como Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul tem leis similares para incluir a melhoria nos resultados educacionais como um dos critérios para que os Municípios recebam parte das transferências estaduais, o chamado ICMS Educação. Enfatizo que esse mecanismo é um dos responsáveis pelo bom desempenho educativo das escolas públicas cearenses.

Apresentei essa ideia em 2016, infelizmente, não teve acolhida. O caminho para que as ideias se tornem materialidade é cheio de percalços, mas temos o dever de insistir e usar as brechas de oportunidade que surgirem. Não é caso de ter razão ao final, mas a mudança social por vezes nos premia com a vitória.

O mais importante é que agora essa ideia foi constitucionalizada como inciso II do parágrafo único do Art. 158 da Constituição Federal. Trará impactos para a educação pública, sobretudo naqueles Municípios em que não há aplicação correta dos recursos e nem se percebe avanço na qualidade ao longo dos anos. As crianças e os adolescentes terão mais um instrumento para ter garantido seu direito à educação e cabe a todos nós acompanhar e fiscalizar esse novo momento do financiamento da educação pública no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?