Pular para o conteúdo principal

A UEMASUL COMO PRIVILÉGIO EXTRAORDINÁRIO

Jhonatan Almada, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

O maior legado de um governo são as instituições que ele cria para seu povo. As instituições são maiores que os governos e quando bem constituídas sobrevivem até às mudanças de regimes, aí estão o Colégio Pedro II, a Biblioteca Nacional e o Jardim Botânico para citar três instituições que passaram do Império à República.

A regionalização da educação superior no Maranhão está contemplada no programa de governo desde 2014, também figurou no programa de governo de 2010. A criação de Universidades Regionais é um passo fundamental para vincular e implementar o trinômio Universidade-Sociedade-Desenvolvimento. Dirigir a missão acadêmica para a busca permanente de soluções para nossos problemas sociais, políticos, culturais e econômicos. Escrutínio científico e sensível a ser realizado como elemento fundante da carta de navegação da Universidade.

Cumprindo esse programa, o governador Flávio Dino encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei que cria a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão-UEMASUL. Imprimindo a quarta grande transformação institucional na estrutura governamental, a Secretaria de Transparência, a Secretaria de Agricultura Familiar, e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA foram as iniciais.

Como nova Universidade, a UEMASUL terá um duplo trabalho, reconhecer a si mesmo e conhecer o mundo, nesse movimento reinventar-se enquanto comunidade de professores e estudantes na busca incessante pelo conhecimento. Disse Darcy Ribeiro “Criar uma nova universidade é um privilégio extraordinário, provavelmente o mais honroso e o mais gratificante para um trabalhador da educação. Mas é, também, o mais desafiante, tanto pela complexidade do tema, como pela tentação de, criando sobre o vazio, sair a propor utopias desvairadas”. Darcy é guia para o livre pensar. 

Em 2014, ao publicar “A Alternância do poder no Maranhão: temas de um projeto pós-Sarney”, também apontei para a necessidade de criarmos Universidades Regionais, sugeri como questões mobilizadoras dessas instituições: 1) como empreender uma formação que contribua para o processo de desenvolvimento econômico regional tornando-o socialmente inclusivo e politicamente emancipador? 2) como empreender uma formação que contribua para a humanização e a efetividade das políticas públicas articulando-a a um desenvolvimento socialmente inclusivo, politicamente emancipador e culturalmente rico? e 3) como empreender uma formação que reforce os laços de solidariedade internacional entre o Brasil e os países do Sul fazendo emergir um novo sentido de humanidade?.

Fazer as perguntas menos erradas é um bom começo. Nos 10 últimos anos experimentamos um crescimento da educação superior no Maranhão, especialmente com a expansão da rede federal via REUNI, IF’s e os incentivos à rede privada via PROUNI e FIES. No entanto, temos uma população de 18 a 24 anos, faixa etária que deveria estar cursando o nível superior, de 921.628 habitantes, conforme IBGE/Censo 2010. Claramente, mais de 90% desses jovens não estão na Universidade O mais grave é que esse crescimento da década nos legou apenas 189.918 pessoas com nível superior no Maranhão, 2,8% da população residente, o menor percentual entre todos os Estados do Brasil.

É por isso que Universidades regionais são importantes. Estados como Ceará, Bahia, São Paulo e Paraná seguiram esse caminho e conseguiram democratizar o acesso à educação superior e integrar mais a Universidade e processos de desenvolvimento econômico. O Ceará tem a UECE, a URCA e a UVA. A Bahia tem UNEP, UEFS, UESB e UESC. São Paulo tem USP, Unicamp e UNESP. Paraná possui a UEL, UEM, UEPG, UNIOESTE, UNICENTRO, UENP e a Unespar.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorrerá em Imperatriz de 19 a 22 de outubro no Centro de Convenções e Cidade da Ciência. Realizaremos a mesa de diálogo “Que Universidade para a Região Tocantina?” para ouvirmos as experiências de outras Universidades no Brasil. Logo em novembro, promoveremos Seminário Internacional para ouvirmos as experiências de outras Universidades do mundo. Esses eventos produzirão subsídios fundamentais para reflexão da futura UEMASUL.

Parabéns ao povo de Imperatriz e toda Região Tocantina pela conquista!


Vamos viver essa extraordinária aventura de fundar uma nova Universidade!

Comentários

  1. Boa noite, quando haverá uma nova chamada de professores selecionados pela FSADU para lecionarem no IEMA Vocacional?Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?