Pular para o conteúdo principal

ELOGIO À SERENIDADE



Jhonatan Almada, historiador, escreve as sextas-feiras no Jornal Pequeno

Nos idos de 1971, Chu En-Lai, primeiro-ministro da China, afirmou para Kissinger, secretário de Estado americano que “existe tumulto abaixo do céu e temos oportunidade de acabar com isso”. Ainda que comporte uma visão elitista aponta para a necessidade de serenar os ânimos, hoje em ebulição no Brasil. Não é razoável e racional acreditar que jogando uns contra os outros, dividindo a sociedade em puros e corruptos, chegaremos a solucionar os problemas sociais que ainda sofremos, sobretudo a brutal desigualdade agravada pela corrupção. A nova crise econômica, de tantas que vivemos ao longo de nossa história, mas sempre apresentadas pela conjuntura como a definitiva ou a mais terrível, demanda união nacional em prol de uma agenda comum.

Precisamos superar a era da denúncia e iniciarmos a era do anúncio. Não se faz política visando a eliminação do campo contrário ao nosso. Essa via leva ao nazismo. Não se faz política renunciando aos próprios princípios. Essa via leva ao descrédito. Não se faz política vendendo ilusões e facilidades. Essa via leva a irresponsabilidade. Não se faz política com a anulação do outro ou a suspensão do diálogo. Essa via leva ao autoritarismo. Não se faz política com o fígado, via mais rápida para uma hemorragia interna. Democracia é a convivência respeitosa entre divergentes, porém, companheiros de um mesmo barco, no qual afundamos juntos, uns mais rápidos que outros. 

Amar o Brasil não é igual a odiar o PT. Dilma não é o PT. É uma tremenda infantilidade acreditar que sacando à revelia esse partido, surgirá um santo guerreiro vindo do nada para curar as feridas e reiniciar sem erros a história. O ser humano não é uma perfeição, em cada um de nós existe tudo que criticamos ou elogiamos. O caminho não passa por mera troca de atores, mas por firme costura de futuros. O caminho é a composição, não o impeachment ou a renúncia. 

Tenho minhas críticas aos descaminhos que a política brasileira tem tomado. Isso é uma coisa. Daí a defender a interrupção de um mandato presidencial de 7 meses por que não gosto da presidente, por que enxergo nela o alfa e o ômega da corrupção, vai uma distância abismal. É preciso senso histórico. O mal absoluto não está no PT, assim como, o bem absoluto não está no PSDB, menos ainda no PMDB ou qualquer outro partido. Todos os que tiverem culpa comprovada devem ser punidos, com o trânsito em julgado da sentença, não antes, por vontade de minorias direitistas e elitistas. O Ministério Público e a Polícia Federal estão funcionando com independência talvez em um raro momento da história republicana. A justiça não está na quantidade de prisões, mas no valor da mudança cultural iniciada, ou seja, rejeitar não somente nas ruas, mas na prática pessoal e social concretas aquilo que publicamente condenamos nos outros. 

Reconheço, como Chico Buarque, os avanços sociais significativos nas últimas décadas. Por outro lado, compreendo que não foram suficientes, bem como, não foram eficazes na mudança de nossa cultura patrimonialista. Essa erva de danação que verdeja em qualquer coisa que seja pública só será arrancada por intermédio de educação. Não o enciclopedismo vazio de sentido, mas educação para o pensar com a própria cabeça. O pensar de leituras concretas, não de frases soltas postadas no facebook ou no whatsup. A preguiça de pensar incentivada pelas redes sociais desestimula a aprendizagem mais consistente e vicia no comportamento de manada.

As redes sociais são uma via, mas não a única e exclusiva. É fundamental sair do assassinato da privacidade e se enfronhar em conteúdos inteligentes e inteligíveis sobre o país. Gastar a vista nos livros ou e-books. Gastar a saliva no debate coletivo. Gastar a sola de sapato no encontro com o outro. Reconhecer os erros, recomeçar. Não tratar o futuro do país, a estabilidade política conquistada a duras penas e ao custo do sangue de uma geração, como assunto de panela cheia ou vazia, ariada ou suja, de condomínios de luxo e bairros “nobres”. O país é muito maior que essa falsa consciência nacional que aponta a opção já rejeitada nas urnas como uma via crível. 

Recompor a base, revitalizar-se nos movimentos sociais, mobilizar o povo, apresentar agenda de união nacional, enfrentar com altivez, intensidade e responsividade a direita, dialogar com a oposição, abrir caminho para a emergência de novas lideranças e efetiva alternância do poder nas próximas eleições são linhas de ação possíveis e viáveis para escaparmos do desastre e do golpe. Eduardo Campos (1965-2014), que completaria essa semana 50 anos de idade, com lucidez conclamou “Não vamos desistir do Brasil”. Estamos de pleno acordo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?