Pular para o conteúdo principal

NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO PARA O MARANHÃO

Jhonatan Almada, historiador, escreve às sextas-feiras no Jornal Pequeno
jhonatanalmada@gmail.com


O modelo de desenvolvimento baseado em grandes projetos não funcionou no Maranhão, vide o Programa Grande Carajás. Nascido no seio da ditadura resultou em êxodo rural, periferização, cadeia produtiva restrita, baixo valor agregado, nada de impostos, nos deixando a ver navios. A ideia de uma Refinaria no Maranhão aportou a mesma fantasia quando da instalação da Alumar nos idos de 1980. A Refinaria é o segundo golpe do antigo regime nessa seara, verifique-se quem se beneficiou dos recursos aplicados e aguarde-se a conclusão da Operação Lava Jato da Polícia Federal.
A elite política tem enorme dificuldade em aprender com o passado. Exigir que o Governo do Estado se mobilize em prol da Refinaria, a meu ver, significa equívoco e desperdício de esforços, mentalidade retrógrada. Até os maiores produtores de petróleo sabem que isso acabará, tanto que possuem grandes fundos de investimento dedicados a serviços e tecnologia. A dúvida, hoje tênue, é saber se o petróleo acabará conosco primeiro por meio das guerras, poluição e sectarismo. Toda uma cultura material e alimentar é sustentada nos derivados do petróleo (carros, asfalto, plásticos e embalagens para alimentos), desafiando a ciência na busca de alternativas viáveis, sustentáveis e substitutivas.
O caminho para a construção de um novo modelo de desenvolvimento do Maranhão se assenta nas energias renováveis (eólica, solar, de ondas e biomassa), na economia do conhecimento e na agricultura de orgânicos. O Estado do Maranhão pode se tornar referência nessas áreas. Aqui sim concordo em mobilizar o Governo, empresariado, políticos e sociedade em frentes cívicas para a elaboração e implementação de projetos, captação de recursos e atração de investimentos, fomento a pesquisa e inovação.
Ciência, tecnologia e inovação devem ser os eixos direcionadores desse novo modelo, o que exige, por um lado, investimento vultoso e obsessivo, por outro, soluções inteligentes e sem custos. Esses eixos articulariam programas estaduais para apoio e fomento ao novo modelo, combinando o fortalecimento do mercado interno e uma inserção altiva no mercado nacional e internacional. Para tanto, redes locais, nacionais e internacionais de cooperação acadêmica são indispensáveis, bem como, a formação de pesquisadores com inserção em arranjos público-privados de produção do conhecimento e inovação no mundo produtivo.
O investimento vultoso e obsessivo em um Estado endividado e oprimido pelas disputas em volta do fundo público implicará em mudanças legais para a criação de fundo específico com esse objetivo, bem como, o estímulo à criação de fundos patrimoniais (endowment) no âmbito das instituições de ensino e pesquisa locais, todos protegidos do contingenciamento orçamentário. Estamos atrasados, mas creio que o Maranhão dará passos largos em pouco tempo, especialmente com as perspectivas abertas pela política estadual de ciência, tecnologia e inovação do novo governo.
As experiências mais exitosas de fundos patrimoniais ou endowment funds estão nos Estados Unidos. Os ativos dos fundos da Harvard University, Yale University, Princeton University, dentre outras, somam dezenas de bilhões de dólares cada um. Formados por doações de empresários, ex-alunos, heranças e aplicações no mercado, esses fundos garantem estabilidade e continuidade aos investimentos em pesquisa e infraestrutura dessas instituições.
A economia do conhecimento demarcada pelas startups, parques tecnológicos e indústria aeroespacial são a nova fronteira da economia, elevando o mundo produtivo a outro patamar, modificando inclusive as relações de trabalho. A experiência de Startup do Chile é um dos programas internacionais mais exitosos, garantindo apoio financeiro, técnico e relacional para empreendedores locais e estrangeiros que desejam desenvolver ideias, produtos, processos e negócios inovadores, mobiliza mais de 1 bilhão de dólares no país.
O potencial da agricultura de orgânicos no Maranhão, de base familiar ou a partir de cooperativas agrícolas é muito grande. O campesino maranhense com financiamento, assistência técnica permanente e acesso aos mercados para comercialização, certamente, alcançará no médio prazo, prosperidade econômica e maior qualidade de vida. Esse mercado movimenta milhões de reais no Brasil e bilhões de dólares no mundo, os prejuízos e as doenças disseminadas pela produção de alimentos com uso extensivo de fertilizantes e agrotóxicos também é um caminho que acabará.Talvez conosco primeiro, caso não consigamos empreender esse novo modelo de desenvolvimento.
O novo modelo de desenvolvimento em construção deve incorporar e potencializar esses elementos, mais ainda, somar inteligências e forças para que as oportunidades gestadas possam efetivamente ser de todos e cada um.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?