Pular para o conteúdo principal

Neruda no meu coração


NERUDA NO MEU CORAÇÃO

Jhonatan Almada, 
historiador e primeiro secretário do Instituto Jackson Lago

Meu primeiro contato com o poeta Pablo Neruda (1904-1973) foi por meio de um curto trecho dos seus mais conhecidos versos: “Puedo escribir los versos más tristes esta noche”. Encontrei-o perdido nessas revistas de literatura que se compram em bancas. A força desse trecho foi suficiente para instigar-me a conhecê-lo e conhecendo-o, admirá-lo.

Meu outro encontro com o poeta ocorreu quando ganhei de presente um livro de minha madrinha, Marieta. O livro “Estrela da Vida Inteira” compila a produção poética de Manuel Bandeira. Quase no meio do livro, está lá “No vosso e em meu coração”, rememorando o grito do poeta contra o franquismo, a opressão e a traição. Altamente exclamava um poeta pela voz do outro: “A Espanha de Franco, não!”.

A vida inteira, Pablo Neruda manteve sua coerência intelectual e política em defesa das classes excluídas, dos menos favorecidos, dos esquecidos pela história, da paz, da liberdade, da justiça, da igualdade efetiva. Essas palavras não são meras, mas em cada uma, empenhou sua carne, sangue, alma e vida. Perseguido politicamente no Chile, onde nasceu, passou boa parcela de sua existência no exílio, reconhecido, laureado, distinguido e premiado internacionalmente.

Curioso como os vencedores ainda escrevem a história. A premiação sempre referida quando se fala do poeta é o Prêmio Nobel de Literatura (1971). Omite-se o Prêmio Lênin da Paz (1971), prêmio equivalente ao Prêmio Nobel da Paz. Era concedido pela União Soviética, até sua dissolução nos anos de 1990. Ignora-se que foi no antigo bloco socialista que o poeta recebeu maior guarida. O bloco capitalista, sob a liderança dos Estados Unidos, estava ocupado implantando ditaduras em todos os continentes, especialmente na América Latina.

O poeta não privou a fortuna de Gonçalves Dias. Não foi amado por sua terra apenas quando morto. Entretanto, Pablo Neruda tinha consciência das pedras do seu caminho, chegou a antevê-las em meio. No seu livro “Cem Sonetos de Amor e uma canção desesperada”, Neruda nos lembra dos “pobres poetas a quem a vida e a morte perseguiram com a mesma tenacidade sombria e logo são cobertos por impassível pompa, entregues ao rito e ao dente funerário”. Falava de si e de tantos, certamente, não de todos.

Nós somos nominados ao nascer. Nossos pais por influências e gostos diversos nos nomeiam. Porém, só quando nos autoatribuímos um nome é que passamos a existir em vida, só quando isso ocorre, passamos de uma identidade dada para uma identidade construída. Isso é uma tradição antiga na história da humanidade, lembremo-nos de Abrão e Saulo, no novo e velho testamento da Bíblia.

Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto nasceu para o mundo, quando se tornou Pablo Neruda. Tantos foram os temas abordados pelo poeta, mas todos poderiam ser sintetizados em um único: o amor em todas as suas formas. O amor às mulheres, o amor aos companheiros, o amor às coisas, o amor à luta, o amor às causas por que se luta. Esse amor transbordante nos banha em toda sua obra, intensa e imensamente, como seu coração.

Reencontrei Neruda, recentemente, por um presente que ganhei de mon amour. O livro “Los versos del capitán”. Este livro foi publicado de forma anônima quando o poeta estava exilado na Itália. Só depois teve sua autoria admitida. É difícil escolher um trecho, tamanha a intensidade que o perpassa. Talvez “Yo te he nombrado reina. Hay más altas que tú, más altas. Hay más puras que tú, más puras. Hay más bellas que tú, más bellas. Pero tú eres la reina”. Quem sabe ainda: “Quítame el pan si quieres, quítame el aire, pero no me quites tu risa”. Para finalizar “Ámame, tú, sonríeme, ayúdame a ser bueno”, pois “será dura la lucha, la vida será dura, pero vendrás conmigo”. É improvável alguém recusar navegação assim conduzida.

À memória me vem o encontro mais marcante com Neruda. Seu enterro. Fui transportado até aquele dia 25 de setembro de 1973, pelo documentário “Utopia e Barbárie”, de Silvio Tendler. Neruda morreu pouco depois do golpe de Estado que derrubou o presidente chileno Salvador Allende, em 11 de setembro do mesmo ano. Aos gritos de “Camarada Pablo Neruda!”. A multidão respondia: “Presente, ahora y siempre!”. Cercadas pelos cães de guarda do ditador Augusto Pinochet, um verso irrompe do coração do povo: “Habitantes de las tierras desoladas: aqui’teneis como un montón de espadas mi corazón dispuesto a la batalla”.

Cortado de saudade e pensando na minha terra há tantas décadas sob uma ditadura igual, grito, querido Pablo Neruda: “Habitantes das terras desoladas: aqui tens como um montão de espadas meu coração disposto para a batalha”. Estás presente, agora e sempre, no meu coração, no coração de todos nós. Que teu verso seja fecundo no Maranhão, Maranhão que lutamos diuturnamente para que seja nosso. Que seja de todos, não mais, de alguns.

Comentários

  1. Execelente, Almada! Letras de uma produzeda encontrada só em Neruda. Metalinguístico teu texto! Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?