Pular para o conteúdo principal

DA ÁGUA À ESTRELA, A PALAVRA VIRA IEMA

Jhonatan Almada, Reitor do IEMA e ex-Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação


Inauguramos duas unidades do IEMA nestas semanas, uma em Santa Inês na Rua do Olho D´água e outra em São Luís Itaqui-Bacanga na Rua da Estrela, este último em parceria com a empresa Vale a quem agradecemos. Duas ruas que nos remetem ao simbolismo da água e do céu, os elementos sacralizados pela humanidade desde quando começou a existir neste mundo, elementos entrelaçados que produzem a vida, vida em abundância. A escola é o lugar fecundo para a vida, foi a instituição criada por nós para transmitir e recriar conhecimentos e gerações.

Entendo que não foi mera coincidência as Ruas onde inauguramos os IEMAs do Governo Flávio Dino. Estamos seriamente dedicados a construir a melhor escola pública do Brasil no Maranhão, provando ser possível o público eficiente, eficaz e efetivo, produtor de excelência no ensino e semeador de futuros. Trata-se do futuro no presente, aqui e agora priorizamos o investimento em educação, de verdade, sem retóricas engomadas, sem bandidagens, sem corrupção.  

Nossa verdade está no trabalho que realizamos, aquilo que fazemos corresponde com aquilo que pensamos, pois nos colocamos sob o signo da coerência e do compromisso com a função pública. O mal do mundo não está na política, mas no que fizeram dela, todos os dias pelo trabalho dedicado ao IEMA lutamos para provar que o bem também está na política. É possível exercer um cargo público e apresentar resultados para a sociedade, sem com isso extrair benefícios ilegais e pessoais. 

O IEMA de Santa Inês traz cursos inéditos como Gerência em Saúde, Registros e Informações em Saúde, Informática para Internet e o IEMA Itaqui-Bacanga cursos como Portos (parceria com a EMAP) e Vulcanização (parceria com a Vale), o primeiro do Brasil nesta área e uma inovação em nossa rede. Educação e trabalho tem que estar juntos para gerar prosperidade, daí a esperança e confiança que vi nos olhos dos estudantes e famílias durante as inaugurações.

A satisfação com o trabalho tem que vir da alegria das pessoas que são beneficiadas pelo serviço público realizado. Reconhecimento pela palavra de afeto e pelo abraço de irmandade, quem se irmana pelo bem comum, quem divide o pão no barco coletivo para o porto da utopia. Somos companheiros nessa longa navegação que possivelmente não se enxergará o final, pois o próximo se distancia e o porto segue na linha do horizonte. O essencial é a viagem.

A política é o lugar da palavra e é no espaço público que ela reverbera. A palavra continua sendo a força da política, em especial quando a palavra se transforma em obras, as promessas em entregas. Precisamos religar a dimensão da palavra à dimensão da realidade para revitalizar a política como fazimento do bem para todos e cada um. 

Quando abrimos a porta de um IEMA nossa luta é garantir que os meninos e meninas de Santa Inês tenham o padrão dos meninos e meninas do Itaqui-Bacanga. O padrão IEMA de qualidade é a nossa obstinação de trabalho e garanti-lo é o desafio diário de gestão, fazemos porque gostamos e acreditamos na escola pública como projeto de vida.  

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

TALENTOS PERDIDOS

Os caminhos para alcançar a excelência na educação são conhecidos e estão registrados em inúmeros estudos e pesquisas. Por outro lado, o uso dessa informação para tomada de decisão é um problema latino-americano. Constatei isso ao dialogar com colegas de outros países no Programa Regional de Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educativas promovido pelo Instituo Internacional de Planejamento da Educação da UNESCO.

O Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais-CEIPE disponibiliza estudos e pesquisas com a finalidade de subsidiar o desenho de políticas públicas educacionais. O Centro foi recentemente criado e está vinculado à Fundação Getúlio Vargas-FGV, sendo dirigido por Cláudia Costin, experiente profissional com passagens relevantes em cargos de gestão no âmbito municipal, estadual, federal e internacional, foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial.

Recomendo ao público interessado a leitura do informativo Políticas Públicas em Ação Nº 1 com a temát…

REGRAS SÃO IMPORTANTES (DISCURSO DE COLAÇÃO DE GRAU)

DISCURSO DA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS TÉCNICOS DO IEMA NA UNIDADE PLENA DE SÃO LUÍS

São Luís, 30 de janeiro de 2019

Uma grande noite a todos nós!

Cumprimento as autoridades presentes na equipe escolar da Unidade Plena de São Luís Centro, na pessoa do gestor geral professor Moisés, gestora administrativa professora Hildejane e o gestor pedagógico professor Jhonatan Camilo,

Cumprimento todas as famílias aqui presentes,

Cumprimento todos os professores e funcionários,

Cumprimento em especial todos os estudantes que colarão grau,

Senhoras e Senhores,

Esta colação de grau do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, o IEMA, ocorre no marco dos 4 anos de vida institucional completados dia 2 de janeiro de 2019. Foi uma longa e trabalhosa jornada para chegarmos a este dia.

Lembro bem do desafio de implantar esta Unidade em especial, desafio que nos consumiu, dois episódios exemplares: quando me ligaram avisando que “meus meninos” marchavam para o Palácio…

VOCÊS FAZEM PARTE DESSA HISTÓRIA (DISCURSO DE COLAÇÃO DE GRAU)

Bacabeira, 3 de janeiro de 2019 Uma grande noite a todos nós!

Cumprimento as autoridades presentes na equipe escolar da Unidade Plena de Bacabeira, na pessoa da gestora geral professora Ana Cláudia, gestor administrativo Antônio e a gestora pedagógica Geane,

Cumprimento todas as famílias aqui presentes,

Cumprimento todos os professores e funcionários,

Cumprimento em especial todos os estudantes que colarão grau,



Senhoras e Senhores,



O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, o IEMA, completou 4 anos de vida, dia 2 de janeiro de 2019. Vocês fazem parte dessa história, história construída pelo trabalho em equipe.

Antes de chegarmos a este dia tão importante, muitas pessoas conceberam, pensaram, planejaram nosso Instituto, homenageio todas elas em nome do deputado Bira do Pindaré, fundador e quem inaugurou esta Unidade e ao governador Flávio Dino que ousou criar uma nova instituição pública de ensino no Maranhão.

Esta nova instituição que antes era uma página no…