Pular para o conteúdo principal

DA ÁGUA À ESTRELA, A PALAVRA VIRA IEMA

Jhonatan Almada, Reitor do IEMA e ex-Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação


Inauguramos duas unidades do IEMA nestas semanas, uma em Santa Inês na Rua do Olho D´água e outra em São Luís Itaqui-Bacanga na Rua da Estrela, este último em parceria com a empresa Vale a quem agradecemos. Duas ruas que nos remetem ao simbolismo da água e do céu, os elementos sacralizados pela humanidade desde quando começou a existir neste mundo, elementos entrelaçados que produzem a vida, vida em abundância. A escola é o lugar fecundo para a vida, foi a instituição criada por nós para transmitir e recriar conhecimentos e gerações.

Entendo que não foi mera coincidência as Ruas onde inauguramos os IEMAs do Governo Flávio Dino. Estamos seriamente dedicados a construir a melhor escola pública do Brasil no Maranhão, provando ser possível o público eficiente, eficaz e efetivo, produtor de excelência no ensino e semeador de futuros. Trata-se do futuro no presente, aqui e agora priorizamos o investimento em educação, de verdade, sem retóricas engomadas, sem bandidagens, sem corrupção.  

Nossa verdade está no trabalho que realizamos, aquilo que fazemos corresponde com aquilo que pensamos, pois nos colocamos sob o signo da coerência e do compromisso com a função pública. O mal do mundo não está na política, mas no que fizeram dela, todos os dias pelo trabalho dedicado ao IEMA lutamos para provar que o bem também está na política. É possível exercer um cargo público e apresentar resultados para a sociedade, sem com isso extrair benefícios ilegais e pessoais. 

O IEMA de Santa Inês traz cursos inéditos como Gerência em Saúde, Registros e Informações em Saúde, Informática para Internet e o IEMA Itaqui-Bacanga cursos como Portos (parceria com a EMAP) e Vulcanização (parceria com a Vale), o primeiro do Brasil nesta área e uma inovação em nossa rede. Educação e trabalho tem que estar juntos para gerar prosperidade, daí a esperança e confiança que vi nos olhos dos estudantes e famílias durante as inaugurações.

A satisfação com o trabalho tem que vir da alegria das pessoas que são beneficiadas pelo serviço público realizado. Reconhecimento pela palavra de afeto e pelo abraço de irmandade, quem se irmana pelo bem comum, quem divide o pão no barco coletivo para o porto da utopia. Somos companheiros nessa longa navegação que possivelmente não se enxergará o final, pois o próximo se distancia e o porto segue na linha do horizonte. O essencial é a viagem.

A política é o lugar da palavra e é no espaço público que ela reverbera. A palavra continua sendo a força da política, em especial quando a palavra se transforma em obras, as promessas em entregas. Precisamos religar a dimensão da palavra à dimensão da realidade para revitalizar a política como fazimento do bem para todos e cada um. 

Quando abrimos a porta de um IEMA nossa luta é garantir que os meninos e meninas de Santa Inês tenham o padrão dos meninos e meninas do Itaqui-Bacanga. O padrão IEMA de qualidade é a nossa obstinação de trabalho e garanti-lo é o desafio diário de gestão, fazemos porque gostamos e acreditamos na escola pública como projeto de vida.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?