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O que fazer em um ataque à escola?

O Brasil ainda não tem seu próprio protocolo para essa situação.

O Bureau of Justice Assistance do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a International Association of Chiefs of Police (IACP) produziram um Guia sobre este tema, o Guide for Preventing and Responding to School Violence.

Compartilhamos com vocês a tradução que fiz de uma das seções do guia que se refere ao papel dos diretores escolares, professores e equipe da escola durante uma situação de ataque.


Resposta Imediata

1. No início de uma situação, as seguintes coisas precisam acontecer o mais proximamente possível umas das outras. Gestores, professores e equipe terão que usar julgamento individual quanto ao que eles podem e devem fazer primeiro, tendo em mente que seu papel principal é cuidar de crianças em risco.

2. Tire os alunos do perigo. Quando possível, entre em contato com a autoridade escolar apropriada ou a pessoa da equipe de gestão de crises para determinar se a evacuação ou o bloqueio é a resposta apropriada.

Os professores devem tomar decisões sobre bloqueio ou evacuação por conta própria apenas em situações de risco de vida, conforme especificado pela escola em seu plano de gestão de crises.

3. Use portas que travam por dentro apenas em casos onde o bloqueio é a opção mais segura. Em caso de atirador em ação, apenas evacue se a localização do atirador é conhecida e uma saída é facilmente acessível para os alunos, como uma janela que pode ser aberta ou quebrada.

4. Avalie se alguém está ferido e a gravidade das lesões. Tomar as medidas apropriadas.

5. Ligue para 190 ou peça a alguém para ligar 190 imediatamente em situações de risco de vida. Em seguida, alertar a autoridade da escola ou a equipe de gestão de crise.

6. Se disponível, ative os alarmes silenciosos para notificar as autoridades para a aplicação da lei.

7. No caso de um professor não poder deixar a sala de aula, enviar os alunos para ajudar somente se absolutamente necessário e se isso não os colocar em maior perigo do que estariam evacuando ou permanecendo com ele na sala de aula.

8. Tenham pessoal designado (a administração central ou diretor de crise) para decidir sobre o nível adequado de envolvimento da equipe de enfrentamento de crises.

9. Ter o pessoal nomeado para iniciar as chamadas de emergência antes que as linhas telefônicas fiquem sobrecarregadas. Se as linhas ficarem imediatamente sobrecarregadas, então entre em contato com provedor de serviços telefônicos alternativos.

10. Permanecer com os estudantes até que seja informado pelo pessoal que ações devem ser tomadas. Professores e pessoal que não estão com crianças devem ter atuação em tarefas ou adoção de medidas que lhes forem designadas.


Esta parte traduzida por ser acessada em https://www.ciepp.org/publicacoes

Documento original completo pode ser acessado em https://bja.ojp.gov/sites/g/files/xyckuh186/files/Publications/IACP_School_Violence.pdf

  



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