O Brasil ainda não tem seu próprio protocolo para essa
situação.
O Bureau of Justice Assistance do Departamento de Justiça
dos Estados Unidos e a International Association of Chiefs of Police (IACP)
produziram um Guia sobre este tema, o Guide for Preventing and Responding to
School Violence.
Compartilhamos com vocês a tradução que fiz de uma das seções do
guia que se refere ao papel dos diretores escolares, professores e equipe da
escola durante uma situação de ataque.
1. No início de uma situação, as seguintes coisas
precisam acontecer o mais proximamente possível umas das outras. Gestores,
professores e equipe terão que usar julgamento individual quanto ao que eles
podem e devem fazer primeiro, tendo em mente que seu papel principal é cuidar
de crianças em risco.
2. Tire os alunos do perigo. Quando possível, entre
em contato com a autoridade escolar apropriada ou a pessoa da equipe de gestão
de crises para determinar se a evacuação ou o bloqueio é a resposta apropriada.
Os professores devem tomar decisões sobre bloqueio ou
evacuação por conta própria apenas em situações de risco de vida, conforme
especificado pela escola em seu plano de gestão de crises.
3. Use portas que travam por dentro apenas em casos
onde o bloqueio é a opção mais segura. Em caso de atirador em ação, apenas
evacue se a localização do atirador é conhecida e uma saída é facilmente
acessível para os alunos, como uma janela que pode ser aberta ou quebrada.
4. Avalie se alguém está ferido e a gravidade das
lesões. Tomar as medidas apropriadas.
5. Ligue para 190 ou peça a alguém para ligar 190
imediatamente em situações de risco de vida. Em seguida, alertar a autoridade
da escola ou a equipe de gestão de crise.
6. Se disponível, ative os alarmes silenciosos para
notificar as autoridades para a aplicação da lei.
7. No caso de um professor não poder deixar a sala de
aula, enviar os alunos para ajudar somente se absolutamente necessário e se
isso não os colocar em maior perigo do que estariam evacuando ou permanecendo
com ele na sala de aula.
8. Tenham pessoal designado (a administração central
ou diretor de crise) para decidir sobre o nível adequado de envolvimento da
equipe de enfrentamento de crises.
9. Ter o pessoal nomeado para iniciar as chamadas de
emergência antes que as linhas telefônicas fiquem sobrecarregadas. Se as linhas
ficarem imediatamente sobrecarregadas, então entre em contato com provedor de
serviços telefônicos alternativos.
10. Permanecer com os estudantes até que seja
informado pelo pessoal que ações devem ser tomadas. Professores e pessoal que
não estão com crianças devem ter atuação em tarefas ou adoção de medidas que
lhes forem designadas.
Esta parte traduzida por ser acessada em https://www.ciepp.org/publicacoes.
Documento original completo pode ser acessado em https://bja.ojp.gov/sites/g/files/xyckuh186/files/Publications/IACP_School_Violence.pdf…
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