Pular para o conteúdo principal

O QUE FALTA PARA A INCLUSÃO DIGITAL?

Meu primeiro trabalho foi como estagiário no Laboratório de Informática da Universidade, ao longo dos meus doze anos de educação básica não me lembro de ter visto um como aquele, nunca. Hoje é impensável e até inaceitável que a escola pública não tenha laboratório de informática, concorda comigo? No entanto, o Brasil possui 141.298 escolas públicas, destas, somente 38% tem laboratório de informática.

Como falar em cultura digital, maker ou pensamento computacional nestas escolas? A minha experiência com as escolas rurais traz a resposta a essa pergunta, são 56.954 escolas públicas rurais em nosso país. É o computador da diretoria e os notebooks dos professores que trazem a esses estudantes algum contato com a tecnologia contemporânea.

Não basta ter laboratório, precisa de internet. Não basta qualquer internet, tem que ser veloz. Lamentavelmente, a internet chega a 67% das escolas públicas, com banda larga chega a 54% delas. As escolas públicas rurais ostentam acesso mínimo e precário, 34% tem internet, 21% tem banda larga.

Se sabemos quantas escolas precisam de computadores e internet, o que falta para garantir a inclusão digital? Falta política pública consistente e continuada para além dos governos de cada ocasião. Nesse campo da tecnologia nas escolas, o Brasil desde a década de 1980 tenta implementar um programa que leve internet e computadores para as escolas, a iniciativa federal mais recente é o Programa de Inovação Educação Conectada que promete resolver esse problema até 2024.

Resolvendo esse problema garantimos a inclusão digital dos estudantes? Por um lado, sim, resolvemos nas escolas. Por outro, não. Situações emergenciais como a da pandemia trouxeram a realidade das casas dos estudantes, cujo acesso à computador e internet é limitado ou inexistente.

A desigualdade está mais explícita no universo dos domicílios brasileiros. O celular é a principal tecnologia, presente em 93% das casas, se considero somente a área rural, esse número cai para 85%. O computador de mesa só existe em 19%, o notebook em 27% e o tablet em 14% dos lares.

Se colocarmos a lupa por classes de renda a situação fica mais precisa. Entre as classes DE somente 2% possuem computador de mesa, 3% notebooks e 4% tablets. Não há inclusão digital verdadeira sem os menos favorecidos, os estudantes das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza também devem ser incluídos na política pública.

Meu amigo Ruy Gueiros, Reitor do Centro Universitário Eniac de São Paulo tomou uma iniciativa muito interessante. Eles fecharam parceria com uma operadora de telefonia e distribuíram chips com 6 GB de dados para que os estudantes usem em seus celulares e tablets.

A inclusão digital não pode se reduzir à escola, deve alcançar todos os estudantes, sobretudo aqueles mais excluídos, distribuindo chips, notebooks ou tablets. Foi aprovado pela Câmara dos Deputados e está tramitando no Senado Federal, projeto de lei sobre a política de inovação educação conectada (PL 142/2018).

É uma oportunidade ímpar para enfrentarmos o problema da exclusão digital no Brasil. Precisamos aperfeiçoar o projeto e torná-lo política pública mais completa, atendendo as escolas públicas e a diversidades de seus estudantes, quem sabe assim conseguiremos superar uma de nossas desigualdades educativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?