Pular para o conteúdo principal

A ALEGRIA DO SERVIÇO

Tenho vários motivos para agradecer, em primeiro lugar pela solidariedade e homenagens que recebi ao longo desses dias, de tantas pessoas. Sou grato a todos, agradeço o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão, o chefe da Casa Civil Marcelo Tavares e o secretário Felipe Camarão. Agradeço especialmente a equipe do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA, funcionários, gestores, professores e estudantes, se sintam abraçados, cada um e cada uma. Sigam firmes, não esmoreçam, levem adiante!

Nossa jornada vem de longe. Começa na colaboração para o primeiro plano de governo em 2014 e a campanha vitoriosa de então. Integrei a equipe do deputado Bira do Pindaré na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação-SECTI, onde fui Secretário-Adjunto e depois assumi como Secretário titular de 2016 a 2017, meu mote: Ciência Cidadã.

Ali participei da criação do programa Cidadão do Mundo, o primeiro de intercâmbio internacional da história do Governo do Maranhão; o Aulão do Enem, com aulões de revisão preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio-Enem; a descentralização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a qual passou a ser evento de grande repercussão e público; a primeira rede de Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia; o programa Luminar Caravana da Ciência, com Planetário e oficinas de ciências para as escolas municipais; o primeiro Centro de Educação Científica na cidade de Caxias; o Centro Ignacio Rangel e a rede de IECTs com a FAPEMA; o programa Inova Maranhão e a concepção do hoje Casarão Tech como polo articulador do futuro Parque Tecnológico; a criação da UEMASUL; a definição do modelo do IEMA e a implantação das unidades iniciais.

Depois aceitei me dedicar exclusivamente ao IEMA e como Reitor exerci a liderança educacional da instituição de 2016 a 2020. Tornamos realidade concreta o que era uma folha de papel do Diário Oficial. Alcançamos a implantação de 34 unidades da meta de 100 estabelecida no plano de governo do segundo mandato, as demais estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI até 2022.

A insígnia que nos conduziu foi: uma escola pública de excelência é possível. Foram milhares de medalhas de ouro, prata e bronze em competições nacionais e internacionais, nos tornamos Escola Associada da UNESCO, nos tornamos referência em robótica educacional como campeões mundiais, inovação pedagógica, foguetes e nanossatélites, intercâmbio internacional (IEMA no Mundo/O Mundo no IEMA), criamos a Olimpíada Maranhense de Foguetes-OMAFOG e recebemos o diploma de mérito Darcy Ribeiro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Concluímos o ano de 2019 com indicadores educacionais de 0,17% de evasão (8% no Brasil); 93% de frequência escolar (69,3% no Brasil), 96,5% de aprovação (83,4% no Brasil); 81% de presença das famílias no acompanhamento escolar de seus filhos; e deixamos articulada a adesão ao PISA, avaliação internacional da OCDE.

A oportunidade da educação profissional, científica e tecnológica do IEMA chegou a mais de 6 mil estudantes no ensino médio técnico integral e aos mais de 30 mil qualificados em cursos profissionalizantes, além das parcerias com as unidades prisionais da SEAP, unidades de ressocialização da FUNAC, turismo, cultura, periferias, povoados, aldeias e comunidades.

Cargos passam, a obra fica, assim nos ensinaram Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire. Nada de choro ou lamento, apenas a alegria de ter servido com ousadia e autoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?