Pular para o conteúdo principal

A FÁBRICA DE CONQUISTAS

O Brasil convive com pesado passivo histórico: nunca conseguiu prover escola pública de qualidade para o povo. Os desafios são enormes para que tal sistema educacional melhore e avance, sobretudo por ser tão complexo, com milhões de estudantes, professores e milhares de escolas, espalhadas em realidades díspares, das grandes cidades aos pequenos povoados.

Contudo, isso não é destino, apenas desafio. Dessa forma, mais uma vez venho a público prestar contas dos resultados do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA. Criado pelo governador Flávio Dino dia 2 de janeiro de 2015, o IEMA completará 5 anos de existência buscando cumprir a missão de oferecer educação profissional, científica e tecnológica de alto padrão.

A despeito das dificuldades, tropeços e atropelos, permaneço convicto: - UMA ESCOLA PÚBLICA DE EXCELÊNCIA É POSSÍVEL. Nossa equipe de trabalho, gestores, professores e estudantes provam isso todos os dias pelo que devolvem ao Maranhão em troca do investimento recebido, em 2019 o IEMA conquistou:
  • Premiado como Destaque Nacional no Desafio Inova Escola da Fundação Telefônica Vivo
  • Boa prática selecionada para a Plataforma dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
  • Selecionado para o Mapa de Práticas Socioemocionais da UNESCO
  • Referência em formação de professores para a cidadania global pela Coordenação da Rede PEA-UNESCO
  • Selecionado para o Mapa de Cidades Sustentáveis do Quintessa e Instituto Vedacit
  • Projeto aprovado e financiado pela fundação norte-americana The Pollination Project
  • Finalista do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação (Comissão de Educação da Câmara dos Deputados)
  • Bicampeão Nacional de Lançamento de Foguetes, Medalhas de Ouro e Prata na Mostra Brasileira de Foguetes-MOBFOG
  • 1º Lugar Nordeste no Festival Cineastas 360º da RECODE e Facebook
  • Melhor Direção, Atriz Revelação, Ator Revelação, 2º lugar de Melhor Espetáculo no Festival Maranhense de Teatro Estudantil-FEMATE
  • Prêmio Vale de Cinema como Melhor Roteiro no Festival de Cinema do Vale do Pindaré
  • Medalhas de Ouro, Prata e Bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica-OBA
  • Medalhas de Ouro, Prata e Bronze na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras-OIMSF
  • Medalhas de Bronze (DRC Explorer e Cliff Hanger) e Prata (Missão Impossível) na FIRA Copa Mundial de Robôs (Coréia do Sul)
  • 3º lugar e Prêmio Paulo Freire na etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica-TJR
  • Medalhas de Ouro, Prata e Bronze na Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica-OBR
  • Medalha de Bronze e Menção Honrosa na etapa maranhense da Olimpíada Brasileira de Química
  • Menção honrosa na Olimpíada Norte-Nordeste de Química
  • 1º, 2º e 3º lugares na Mostra Acadêmico-científica em Ciências Biológicas da UEMA-MACCBIO
  • Fotografia premiada no Concurso Artístico-Literário Aluísio Azevedo
  • Medalhista em diferentes modalidades dos Jogos Escolares Municipais de Axixá, Presidente Dutra, Santa Inês, Matões e Brejo
  • 1º, 2º e 3º lugares nas categorias mostra científica e pôster na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-SNCT no Maranhão
  • Troféus de 1º, 2º e 3º lugares na Etapa Estadual do Torneio Juvenil de Robótica-TJR
  • Medalha de Bronze, Menção Honrosa, Professora Premiada e Escola Premiada na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP
  • Medalhas de Prata e Bronze na Olimpíada Brasileira de Física-OBF
  • Medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas-OBFEP
  • Menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências-ONC
  • Melhor desempenho do Maranhão na Olimpíada Brasileira de Agropecuária-OBRAP
  • 31º lugar entre 103 equipes classificadas na Olimpíada Brasileira de Cartografia-OBRAC
  • Projeto finalista no Desafio Criativos da Escola 2019 do Instituto Alana e Design for Change
  • Projeto classificado na 6ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã da Samsung
  • Projeto inovador sobre ensino da Tabela Periódica reconhecido pelo Foro Abierto de Ciencias de América Latina y el Caribe-CILAC
  • Nove projetos selecionados e premiados no Seminário Conectando Saberes da Fundação Lemann
  • Projeto classificado em 2º lugar no MakerDay 2019 do SENAC e Fábrica de Gênios
  • 3º lugar Maratona Hackathon NASA do International Space Apps Challenge
  • Professor selecionado no Programa STEM Tech Camp Brasil da Embaixada dos Estados Unidos
  • Professora selecionada para a Missão Pedagógica no Parlamento promovida pela Câmara dos Deputados
  • 3º Lugar Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora na categoria Ensino Profissional
  • Homenagem como Escola Integrante do Programa do Tribunal Regional do Trabalho
  • Poesias selecionadas no Concurso da Editora Jogo de Palavras
  • 3º Lugar Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal-UPU
  • Representante da Federation of International Robot Sports Association-FIRA no Brasil
  • Professores selecionados para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) - CAPES e Comissão Fulbright Brasil
  • 3º Lugar na Scholarship Essay Competition Reach Cambridge
  • Validação da Escola de Cinema do IEMA pelo Cinéfondation do Festival de Cannes, França
  • Iniciativa Copo Zero selecionada como boa prática nacional de gestão de resíduos sólidos pelo Ministério do Meio Ambiente-MMA e ONU Meio Ambiente
  • Desenhos premiados no Concurso CEAT 50 anos: textos e desenhos para a Revista Philos

Esta é a nossa eloquente resposta. Muito obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,...

Jackson Lago - uma biografia para o nosso tempo

JACKSON LAGO uma biografia para o nosso tempo [1] O Grupo Escolar Oscar Galvão e o Colégio Professor Vidigal ainda estão lá, em Pedreiras, como testemunhas vivas a guardar memórias desse maranhense exemplar aí nascido em 01/11/1934. Estruturava-se, então, uma rara vocação de serviço e servidor público, sua marca indelével por toda a vida. De Pedreiras a São Luís, onde freqüentou o prestigiado Colégio Maristas, Jackson Lago foi amadurecendo, mesmo que adolescente, sua aprendizagem de mundo e seu convívio humano e cultural com a admirada Atenas Brasileira. Vocacionado a servir e a salvar vidas, formou-se médico cirurgião na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, aprimorando-se também na residência médica do Departamento de Doenças Pulmonares da Policlínica Geral da Cidade do Rio, então Capital político-administrativa e cultural do Brasil. Com a alma encharcada de chão das vivências da saga do arroz e d...

A Educação do Brasil

A Educação do Brasil: cinco contrapontos necessários Este livro é fruto de um esforço de sistematização sobre cinco questões relevantes presentes no debate sobre a educação pública do Brasil e que tenho abordado em aulas, conferências e intervenções públicas, sobretudo para estudantes na Universidad Autónoma de Baja California (UABC), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Centro Universitário IESB, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Centro Universitário UNDB, Faculdade Santa Luzia e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Portanto, há uma postura didática na minha escrita para responder às seguintes perguntas: 1. Existe só descontinuidade nas políticas educacionais brasileiras? 2. A infraestrutura escolar não importa para a qualidade do ensino? 3. Sobra recurso e falta gestão na educação pública? 4. A qualidade do ensino se resume aos resultados das avaliações? 5. As escolas militares são solução para os problemas da educação pública? Organizei as respostas para essas p...