Pular para o conteúdo principal

A NATURALIZAÇÃO DO GOLPE PARLAMENTAR NO BRASIL



Jhonatan Almada, historiador


O espetáculo de pobreza política da maioria dos deputados federais no domingo entrará para a história não pelo que noticiam a mídia golpista e naturalizadora do golpe. Entrarão para a história como a maioria mais fisiológica, despreparada, fanática, hipócrita e fascista de todas as legislaturas da Câmara dos Deputados pós-1988. Exceções existem, mas, lamentavelmente, são uma minoria. Dignos, mas minoria. Foram parlamentares como Wadih Damous, Ivan Valente, Jean Wyllys, Chico Alencar, Rubens Pereira Junior, Jandira Feghali e Luciana Santos que honraram a função ante Jair Bolsonaro, Paulinho da Força, Eduardo Cunha, Pauderney Avelino e tantos anônimos em seus únicos cinco minutos de fama.

Em tempos de redes sociais a mídia brasileira nunca foi tão confrontada na sua capacidade de desinformar, manipular e escamotear a realidade. Como o jornalista Gerson Camarotti gosta de dizer, constroem narrativas. Esse jornalismo reduz a complexidade do real ao discurso. O único profissional que não se curvou aos donos das Organizações Globo foi o jornalista Sidney Rezende, logo demitido. A cultura da subserviência é uma marca forte de país escravista. O que vemos é um esforço enorme por parte da oposição e da mídia para construir “narrativa” que nos faça cegos e surdos ao que ocorreu no domingo e ao óbvio Golpe de Estado via parlamentar. Surge um partido acima dos partidos, qualquer nome que se queira dar, invariavelmente terminará em Cunha, é dele o partido ou de quem conseguir fazer o mesmo que ele.

O país está refém de um gângster anistiado pela mídia e protegido pela lentidão das instituições e por todos os meios possíveis pela maioria que controla na Câmara dos Deputados. Em geral pela falha de nossa educação básica pública e ausência de controle sobre o currículo da educação básica privada, formamos toda uma geração ignorante quanto ao passado recente do Brasil. Não se revoltam com a Ditadura de 1964. Não se indignam com as torturas e mortes dessa ditadura. Não se importam com torturadores receberem homenagens. Sequer sabem quem são. A universalização do ensino fundamental na década de 1990 sem qualquer preocupação com qualidade nos leva ao fracasso político de boa parte de nossa juventude. 

Confesso que é chocante ver avançar esse golpe parlamentar quando neste espaço já havia comentado que o ciclo progressista da América Latina estava sendo implodido, seja via golpes parlamentares (Paraguai) ou militares (Honduras), e eleições midiatizadas (Argentina). Há uma conjugação de interesses. Por um lado, os grandes capitalistas internacionais em busca de ampliar seus ganhos com a rolagem da dívida pública e seus generosos juros. Por outro, a elite política e econômica açoitada por investigações que desnudaram suas intrincadas relações, a gota da água que faltava para não mais pactuarem com o governo do PT. No fundo, o golpe parlamentar em andamento no Brasil visa repor as coisas no lugar de sempre.

Quais as consequências do Senado Federal aprovar o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff? Em primeiro lugar, tornam crime aquilo que nunca foi e nem sabem explicar o porquê. Ao inventarem o termo “pedaladas fiscais” para desmoralizar procedimento comum das administrações públicas quando estas possuem bancos estatais. Aos incautos quero lembrar que antes da independência e durante esse processo, o próprio Banco do Brasil quebrou duas vezes ao ver seus depósitos sacados pela família. Situação totalmente diferente dos tempos atuais quando isso ocorre somente em caso de frustração de receitas e logo depois esse recurso é devolvido ao banco. 

Em segundo lugar, autorizam que as maiorias insatisfeitas da Câmara dos Deputados possam derrubar qualquer governo como se nosso regime fosse parlamentarista. Basta não atender as demandas fisiológicas por cargos e dinheiros. Se a partir de agora o Presidente tem a obrigação de atender, então temos a falência da possibilidade de uma agenda e um projeto nacional que estabeleça nossas prioridades e o horizonte que queremos alcançar. Decreta-se o fim do planejamento das políticas públicas e sucumbe-se a agenda imediatista dos deputados federais. 

Em terceiro lugar, encoraja-se que vice-presidentes eleitos daqui por diante conspirem contra o presidente em caso de crise política e econômica, sobretudo quando combinada com apoio midiático massivo e financiamento de parte da elite nacional. A mensagem que passa é: todos poderão assumir a Presidência da República se souberem combinar os fatores de crise e a oportunidade política. Fragiliza-se a figura do vice-presidente e cinde-se novamente as eleições de ambos, pois será impossível que o Presidente não olhe seu vice nessa perspectiva mesmo integrando uma única chapa. Voltamos ao período em que as eleições de presidente e vice eram separadas.

Em quarto lugar, todas as vezes que instituições como a Polícia Federal e o Ministério Público Federal alcançarem os figurões do PMDB envolvidos com corrupção e em posições de poder, esses mesmos envolvidos estão autorizados a depor o governo se for preciso. Impõem-se um limite invisível às investigações, nenhuma delas pode atingi-los. O mesmo vale para o PSDB. Os únicos políticos que podem ser envolvidos e atingidos por investigações são os de esquerda, sobretudo os que sobreviverem à essa crise e estiverem no PT. Criamos a justiça com um olho aberto e dirigido a único campo.

 No fundo, os problemas estruturantes da crise que vivemos não foram enfrentados pelos governos do PT e nem os serão por PMDB e PSDB. Um deles é a questão dos juros da dívida pública que consomem anualmente nossas riquezas. O segundo deles é nossa inserção produtiva no mundo, altamente dependente da exportação de matérias-primas e alimentos. O terceiro é a impunidade dos poderosos, não nos enganemos com esses espetáculos midiáticos das operações da Polícia Federal. Eduardo Cunha e Paulo Maluf continuam lá, incólumes.

Comentários

  1. Acredito que só o fato de Cunha continuar na Presidência da Câmara já seria suficiente para anular todos os atos por ele presidido até então...
    Um texto coerente e que eu entendo e comungo da mesma opinião.
    ps. Carinho respeito e abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?