Jhonatan Almada, historiador e quadro técnico da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Como temos apontado em outros textos do nosso blog (http://jhonatanalmada.blogspot.com.br/), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicando piora na situação do ensino fundamental e do ensino médio no Maranhão, reforçam a constatação de que não há uma política de Estado voltada para a educação pública estadual e a tendência é continuar piorando. O IDEB da rede estadual de ensino médio era 2,4 em 2005, alcançando 3,0 em 2009, o mesmo índice foi mantido em 2011 e agora recuamos para 2,8 (2014).
O cenário educacional do Estado do Maranhão aponta para problemas de acesso à educação infantil, de aprendizagem no ensino fundamental e de acesso, aprendizagem e conclusão no ensino médio. Esses problemas foram agravados nos últimos anos, sobretudo pela ausência de planejamento educacional de longo prazo que norteasse a política educacional estadual para além da agenda imediata de cada governo.
Os resultados do IDEB apenas indicam que educação maranhense está em torto rumo, pois em apenas 6 anos (2009-2014), o Governo Roseana Sarney conseguiu reverter os parcos avanços realizados pelos Governos José Reinaldo (2002-2006) e Jackson Lago (2007-2009).
Até quando teremos que suportar tamanha irresponsabilidade com a educação em nosso Estado?
Comentários
Postar um comentário