Pular para o conteúdo principal

DE VOLTA AO FUTURO


DE VOLTA AO FUTURO

Luiz Raimundo Carneiro de Azevedo, engenheiro e professor aposentado da UEMA

 

As vantagens competitivas e comparativas do Maranhão,quando apresentadas e discutidas com a classe empresarial, são uma poderosa alavanca para a definição de alocação dos seus projetos e investimentos no nosso estado.

No foco das vantagens competitivas a infraestrutura; o porto do Itaqui, as ferrovias, terras férteis, águas e um conjunto de incentivos e renuncias fiscais agrupadas no Sincoex.

Muito importante destacar o apoio das bancadas, estadual e federal de apoio político ao Governo, nesse propósito desenvolvimentista do Governo Jackson Lago.

Em 2007, visitas de equipes técnicas do Governo Estadual, a FIESP ao Instituto Brasileiro de Siderurgia, a Universidade de São Paulo, a FIRJAN, ao BNDES a Petrobras e a Vale do Rio Doce, ao Grupo Gerdau e a BRASILINVEST entre outras entidades empresariais e representativas, contribuíram para aumentar o interesse quanto à viabilidade de serem instalados no território maranhense, vários projetos estruturadores

Os empresários compreendiam que se ambicionava a implantação de projetos sustentáveis, do ponto de vista ambiental, econômico e social e, sobretudo a filosofia de que não havia interesse do Estado em ser sócio de qualquer um deles, mas ser parceiro indutor, regulador e fomentador da participação do empresariado maranhense como coadjuvante ou protagonista do sucesso empresarial.

Desse modo, empreendedores vieram para o Maranhão, entre outros, a Companhia Siderúrgica do Mearim, Brasil Ecodiesel, Comanche Etanol, Notaro Alimentos, Brascooper Alumínio, estaleiros EISA e MAUA, as Termelétricas, a do Itaqui e a de Miranda do Norte, a hidrelétrica do Estreito, a Suzano Celulose e a Gusa Nordeste em Açailandia.

 Protocolos de compromisso foram assinados entre os empreendedores e o Governo, registrando o cumprimento das legislações ambientais, trabalhistas e da sustentabilidade econômica, social do empreendimento, dos incentivos e renuncia fiscal a serem legalmente conferidos, assim como clausulas de garantia jurídica das avenças comprometidas, parte a parte,

Os compromissos de formação de mão de obra qualificada e de fornecedores e a adequação da infraestrutura de transporte estadual foram determinados como metas prioritárias de Governo, para o biênio 2008/ 2010. Dai resultaram o Maranhão Profissionalizado e o Plano Maranhão de Logística &Transportes, ambos compartilhados com a sociedade civil, por via do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Maranhão, o Conselhâo.

A nova Lei de Parcerias Publico Privadas, foi aprovada pelo Legislativo, como decorrência dessa nova realidade

Ao final de 2008, no Departamento de Eletricidade e Energia da Universidade de São Paulo, o Governador Jackson Lago, conseguiu o apoio dos cientistas e professores para elaboração de documento técnico que manifestasse a real viabilidade técnica da implantação de uma Refinaria de Petróleo no Maranhão.

 Esse documento, coordenado pelo professor doutor Ildo Sauer, foi entregue ao Presidente Lula e ao Ministro Edison Lobão, Foi determinante no convencimento quanto à escolha, pela Petrobras, da localização da Refinaria Premium em Bacabeira. 

Os Bancos de Desenvolvimento- BNDES, BNB, BASA e do BRASIL, se fizeram presentes com todas as suas diretorias setoriais, em São Luis e foram proativos ao chamamento do Governo do Maranhão aos empresários, contratando com estes o financiamento de suporte a vários dos projetos estruturantes.

O Banco Mundial e a JICA, agencia de cooperação japonesa, participaram de Seminários, realizados em São Luis, onde os empreendedores mostraram seus projetos e os discutiram com a sociedade civil maranhense. 

No decurso desses Seminários o Governador Lago enfatizou seu grande interesse quanto à sustentabilidade econômica social e ambiental de cada um daqueles investimentos assim como da capacidade de planejamento estadual, face aos impactos a serem produzidos com a implantação.

Como resultado duas Cartas Consultas foram expedidas aos Ministérios da Fazenda e Planejamento, com pedidos de cooperação financeira da ordem de 380 milhões de dólares americanos. Ainda hoje aguardam o parecer da Cofiex para ser encaminhado à aprovação do Senado.

 Conforme, amplamente noticiado, agora os frutos estão sendo colhidos.  A sociedade civil que fique tão atenta quanto antes e participe, cobrando a sustentabilidade social e ambiental desses projetos e que eles sejam realmente estruturadores do desenvolvimento com Democracia que todos queremos.

 A sociedade civil que fique tão atenta quanto antes e participe, cobrando a sustentabilidade social e ambiental desses projetos e que  eles sejam realmente estruturadores do desenvolvimento com Democracia e solidariedade que todos queremos.


Nessa agenda deverão ser prioritários, o comprometimento com a  preservação do meio ambiente, a preparação de mão-de-obra maranhense qualificada, a profissionalização dos fornecedores e as adequações da infraestrutura de transporte, saneamento e energia. Nesse mister, advogo a presença crescente dos empreendedores, por via de PARCERIAS  PUBLICO PRIVADAS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,...

Jackson Lago - uma biografia para o nosso tempo

JACKSON LAGO uma biografia para o nosso tempo [1] O Grupo Escolar Oscar Galvão e o Colégio Professor Vidigal ainda estão lá, em Pedreiras, como testemunhas vivas a guardar memórias desse maranhense exemplar aí nascido em 01/11/1934. Estruturava-se, então, uma rara vocação de serviço e servidor público, sua marca indelével por toda a vida. De Pedreiras a São Luís, onde freqüentou o prestigiado Colégio Maristas, Jackson Lago foi amadurecendo, mesmo que adolescente, sua aprendizagem de mundo e seu convívio humano e cultural com a admirada Atenas Brasileira. Vocacionado a servir e a salvar vidas, formou-se médico cirurgião na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, aprimorando-se também na residência médica do Departamento de Doenças Pulmonares da Policlínica Geral da Cidade do Rio, então Capital político-administrativa e cultural do Brasil. Com a alma encharcada de chão das vivências da saga do arroz e d...

A Educação do Brasil

A Educação do Brasil: cinco contrapontos necessários Este livro é fruto de um esforço de sistematização sobre cinco questões relevantes presentes no debate sobre a educação pública do Brasil e que tenho abordado em aulas, conferências e intervenções públicas, sobretudo para estudantes na Universidad Autónoma de Baja California (UABC), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Centro Universitário IESB, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Centro Universitário UNDB, Faculdade Santa Luzia e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Portanto, há uma postura didática na minha escrita para responder às seguintes perguntas: 1. Existe só descontinuidade nas políticas educacionais brasileiras? 2. A infraestrutura escolar não importa para a qualidade do ensino? 3. Sobra recurso e falta gestão na educação pública? 4. A qualidade do ensino se resume aos resultados das avaliações? 5. As escolas militares são solução para os problemas da educação pública? Organizei as respostas para essas p...