quinta-feira, 8 de junho de 2017

O IEMA INOVA COM EDUCAÇÃO TÉCNICA INTEGRAL



Jhonatan Almada, historiador.


Começamos a implantação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) dia 1º de janeiro de 2015 quando era uma folha de papel com este nome. Atentos ao fraco desempenho do Governo do Estado na oferta de qualificação profissional para nosso povo e o desinteresse dos jovens pela educação tradicional, pensamos que o IEMA poderia ocupar este espaço e ser referência.

O diferencial do IEMA em relação à rede federal e sistema S é que trabalhamos com educação técnica integral. O modelo pedagógico inovador tem duas linhas de implementação: a institucional e a escolar. Quanto à linha institucional, 2015 foi o Ano da Implantação (equipes, infraestrutura e equipamentos), 2016 foi o Ano da Consolidação (matrícula, funcionamento, avaliação), 2017 foi o Ano da Expansão (saímos de 3 para 7 unidades). Quanto à linha escolar, cada unidade passa pela fase da Sobrevivência (Ano I), Crescimento (Ano II) e Sustentabilidade (Ano III), as quais são permanentemente acompanhadas (mensal, trimestral, semestral) pela nossa equipe gestora com formação continuada, avaliação coletiva e correções de rumo. 

O modelo do IEMA tem por meta formar sujeitos autônomos, solidários e competentes. O centro do modelo é o projeto de vida de cada estudante, auxiliamos a cada um no desenho desse projeto com formação acadêmica de excelência, formação para a vida e formação nas competências do século XXI. O currículo reúne base nacional comum, parte diversificada (conteúdos construídos pelos estudantes e professores) e base técnica (conforme o curso).

Os cursos técnicos são definidos a partir de estudo do arranjo produtivo local, rodada de diálogos com segmentos da sociedade local e regional, por fim, realizamos audiência pública onde são colhidos subsídios finais. Isso permite que os cursos estejam de fato conectados com as necessidades locais, sem descuidar das demandas regionais e transformações globais que a economia experimenta. 

Um dos valores que cultivamos é a inovação. Implantamos o uniforme inteligente que envia mensagem aos celulares dos pais e responsáveis sempre que seus filhos chegam e saem do IEMA. Além disso, também recebem notas e avisos importantes da escola por intermédio do mesmo sistema. Isso dá maior segurança para as famílias e permite acompanhamento mais próximo dos estudantes. Estamos aperfeiçoando o sistema para lançar o aplicativo para celular. 

O programa IEMA no Mundo é outra inovação. Nossos estudantes concorrem a bolsas de estudo no exterior em que cursam parte do ensino médio em escolas dos Estados Unidos, Alemanha e Argentina. A oportunidade de realizar intercâmbio acadêmico no ensino médio objetiva robustecer o currículo de nossos estudantes, propiciar imersão em outra cultura e o domínio de idioma estrangeiro. Nossos estudantes ganharão em termos de maturidade e capacidade de enfrentar os desafios contemporâneos.

Os indicadores do IEMA tem referendado nosso modelo ao registrarem 98% de frequência escolar, 2% de evasão e 95% de aprovação. Nossas conquistas em Olímpiadas do Conhecimento e competições internacionais são exemplos concretos daquilo que os números indicam. Essa semana nossos estudantes participaram do Torneio Internacional de Robótica (ITR), concorrendo com 243 equipes de 3 países, foram premiados nas cinco modalidades da competição, duas em 1º lugar e cinco em 2º lugar, meninos e meninas de Pindaré-Mirim e São Luís do Maranhão.

Preocupação central é não crescer de forma descontrolada ou oferecer ensino de forma massificada. O IEMA tem condições de funcionar bem em cidades médias e grandes com demanda por educação profissionalizante, mas não pode, não deve e nem pretende substituir a rede regular de ensino.

Em face disso, o processo de expansão tem seguido ciclo que garante a manutenção dos padrões de qualidade desejados por todos nós. O próximo ciclo de expansão prevê a implantação do IEMA em Cururupu, Santa Inês e Brejo, otimizando a ocupação de prédios existentes ou concluindo obras que foram abandonadas. 

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