Pular para o conteúdo principal

O IEMA INOVA COM EDUCAÇÃO TÉCNICA INTEGRAL



Jhonatan Almada, historiador.


Começamos a implantação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) dia 1º de janeiro de 2015 quando era uma folha de papel com este nome. Atentos ao fraco desempenho do Governo do Estado na oferta de qualificação profissional para nosso povo e o desinteresse dos jovens pela educação tradicional, pensamos que o IEMA poderia ocupar este espaço e ser referência.

O diferencial do IEMA em relação à rede federal e sistema S é que trabalhamos com educação técnica integral. O modelo pedagógico inovador tem duas linhas de implementação: a institucional e a escolar. Quanto à linha institucional, 2015 foi o Ano da Implantação (equipes, infraestrutura e equipamentos), 2016 foi o Ano da Consolidação (matrícula, funcionamento, avaliação), 2017 foi o Ano da Expansão (saímos de 3 para 7 unidades). Quanto à linha escolar, cada unidade passa pela fase da Sobrevivência (Ano I), Crescimento (Ano II) e Sustentabilidade (Ano III), as quais são permanentemente acompanhadas (mensal, trimestral, semestral) pela nossa equipe gestora com formação continuada, avaliação coletiva e correções de rumo. 

O modelo do IEMA tem por meta formar sujeitos autônomos, solidários e competentes. O centro do modelo é o projeto de vida de cada estudante, auxiliamos a cada um no desenho desse projeto com formação acadêmica de excelência, formação para a vida e formação nas competências do século XXI. O currículo reúne base nacional comum, parte diversificada (conteúdos construídos pelos estudantes e professores) e base técnica (conforme o curso).

Os cursos técnicos são definidos a partir de estudo do arranjo produtivo local, rodada de diálogos com segmentos da sociedade local e regional, por fim, realizamos audiência pública onde são colhidos subsídios finais. Isso permite que os cursos estejam de fato conectados com as necessidades locais, sem descuidar das demandas regionais e transformações globais que a economia experimenta. 

Um dos valores que cultivamos é a inovação. Implantamos o uniforme inteligente que envia mensagem aos celulares dos pais e responsáveis sempre que seus filhos chegam e saem do IEMA. Além disso, também recebem notas e avisos importantes da escola por intermédio do mesmo sistema. Isso dá maior segurança para as famílias e permite acompanhamento mais próximo dos estudantes. Estamos aperfeiçoando o sistema para lançar o aplicativo para celular. 

O programa IEMA no Mundo é outra inovação. Nossos estudantes concorrem a bolsas de estudo no exterior em que cursam parte do ensino médio em escolas dos Estados Unidos, Alemanha e Argentina. A oportunidade de realizar intercâmbio acadêmico no ensino médio objetiva robustecer o currículo de nossos estudantes, propiciar imersão em outra cultura e o domínio de idioma estrangeiro. Nossos estudantes ganharão em termos de maturidade e capacidade de enfrentar os desafios contemporâneos.

Os indicadores do IEMA tem referendado nosso modelo ao registrarem 98% de frequência escolar, 2% de evasão e 95% de aprovação. Nossas conquistas em Olímpiadas do Conhecimento e competições internacionais são exemplos concretos daquilo que os números indicam. Essa semana nossos estudantes participaram do Torneio Internacional de Robótica (ITR), concorrendo com 243 equipes de 3 países, foram premiados nas cinco modalidades da competição, duas em 1º lugar e cinco em 2º lugar, meninos e meninas de Pindaré-Mirim e São Luís do Maranhão.

Preocupação central é não crescer de forma descontrolada ou oferecer ensino de forma massificada. O IEMA tem condições de funcionar bem em cidades médias e grandes com demanda por educação profissionalizante, mas não pode, não deve e nem pretende substituir a rede regular de ensino.

Em face disso, o processo de expansão tem seguido ciclo que garante a manutenção dos padrões de qualidade desejados por todos nós. O próximo ciclo de expansão prevê a implantação do IEMA em Cururupu, Santa Inês e Brejo, otimizando a ocupação de prédios existentes ou concluindo obras que foram abandonadas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?