Pular para o conteúdo principal

CIEP COMO OPORTUNIDADE

Chu En-Lai, primeiro-ministro da China disse “Existe tumulto abaixo do céu e temos oportunidade de acabar com isso”, a frase foi dirigida para Kissinger, secretário de Estado dos Estados Unidos, durante sua visita ao país nos idos de 1971. A frase é toda uma filosofia e prática política que nos custa aprender. É com instituições que vamos combatendo os despotismos.

O Centro de Inovação e Conhecimento para a Excelência em Políticas Públicas-CIEP nasceu em meados de abril de 2020, em plena pandemia do coronavírus. A nossa primeira atividade foi dia 3 de abril com o estudante Luiz Eduardo, dialogamos sobre o estudo em casa. Tal tema já enfatizava a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação como áreas de interesse principal do CIEP.

De lá para cá, realizamos 39 eventos entre webinários, diálogos e debates em âmbito nacional e internacional. Produzimos 15 publicações entre livros ou documentos com acesso público e gratuito, queremos a circulação desse conhecimento. Atualmente, contamos com 48 pesquisadores voluntários com distintas experiências e titulações acadêmicas que enriquecem nossos eventos e pesquisas, agradeço muito cada um e cada uma.

Importante destacar o Ciclo de Debates “Educação, desigualdade e pandemia na América Latina: olhares desde o campo da política educativa” que realizamos com a Rede de Estudos Teóricos e Epistemológicos em Política Educativa-ReLePe. Participaram pesquisadores do México, El Salvador, Panamá, Guatemala, Honduras, Costa Rica, Nicarágua, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile e Brasil. Estamos trabalhando na publicação de livro com as reflexões deste evento para 2021.

Registro ainda o Ciclo “Educação é prioridade?” em que analisamos os indicadores educacionais das cidades de São Luís, Imperatriz, Codó, Caxias e Timon com pesquisadores e professores das redes de ensino. O debate colocou em evidência que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-Ideb não consegue explicar todos os elementos para a qualidade do ensino. Persistem problemas básicos como a falta de abastecimento de água, internet, laboratórios, bibliotecas e quadras de esportes.

Não nos limitamos ao debate internacional ou local, buscamos pautar o debate nacional sobre o desenvolvimento do nosso país. Juntamente com Elias Jabbour e Luiz Fernando de Paula organizamos e lançamos o livro “Repensar o Brasil”, reunindo grandes nomes como Jessé Souza, Bresser-Pereira, Belluzzo, Rossini Corrêa e Armen Mamigonian. O livro coloca em diálogo história, política e economia para propor caminhos e soluções aos problemas brasileiros.

Entre os projetos que estão em andamento, temos o Programa Casimiro Montenegro, a Agenda de Municipalização da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Observatório das Bibliotecas Escolares. O Programa é um preparatório para os vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA, Instituto Militar de Engenharia-IME e Escola Naval com professores voluntários. A Agenda pauta municípios para a área de CT&I. E o Observatório acompanha a implantação e o funcionamento de bibliotecas nas escolas públicas, divulgando anualmente o Ranking dos Estados.

O ano foi de muito trabalho e temos confiança que 2021 o será mais ainda. A acomodação não faz parte da nossa vida e o CIEP é oportunidade de contribuirmos para a superação de problemas recorrentes. Estamos atentos e lutando para nos inserir de forma independente e científica no espaço público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?