Pular para o conteúdo principal

FOGO DE MONTURO

Vivemos momento angustiante na educação pública do nosso país, pela primeira vez em muito tempo, não sabemos qual é a política educacional e as linhas de ação dela. Apesar das intencionalidades e vontade de fazer das equipes responsáveis pelos destinos de nossas instituições, estamos ignorando o fogo de monturo que consome gerações de crianças e jovens.

Os desafios são conhecidos e não faltam estudos e pesquisas para nos fundamentar. Falta rumo, rota e comando. É do Quênia, na mãe África cantada por Chico César, que vem notícias para repor nossas esperanças.

O professor Peter Tabichi, 36 anos, foi o vencedor do Global Teacher Prize. Franciscano, doa 80% do salário para a própria escola onde leciona, a Keriko Secondary School, em Nakuru, zona rual do Quênia. Professor de matemática e física acreditou e investiu no talento dos seus estudantes, levando-os a vencer olimpíadas do conhecimento e a ter sua escola reconhecida como a melhor na área de ciências do país.

Estudantes de diferentes etnias, percentual deles órfãos, pobreza, fome, classes superlotadas, precariedades de toda ordem. Ainda assim, o professor liderou a mudança na escola. Isso é positivo, se reforça em nós a importância e o papel do professor, isso é negativo, se nos fizer crer que basta ter boa vontade.

O comovente depoimento que nos toca pela fé no trabalho e nas pessoas não pode nos fazer esquecer algo. O sucesso escolar para ser alcançado não depende do magistério como apostolado, depende do magistério qualificado, valorizado e empenhado no exercício de ensinar e aprender. A excepcionalidade quase mística de Peter Tabichi serve para compreender que o professor é um dos centros fundamentais e decisivos do processo educativo.

Os pesquisadores Nicolas W. Papageorge e Kevin Thom publicaram a pesquisa “Genes, education and labor market: evidence from the health and retirement study”. Essencialmente, o artigo mostra que duas pessoas que tenham genes similares poderão ter Quocientes de Inteligência diferentes, isso se explica não por fatores genéticos, mas por fatores externos, especialmente se nasceram em famílias ricas ou pobres. Nascer em família pobre significa que somente 24% terá probabilidade de chegar ao ensino superior, por outro lado, nascer em família rica eleva esse percentual para 63%.

A ideia de meritocracia, portanto, é uma mentira, como bem escreveu Andrew Van Dam para o Washington Post acerca da pesquisa de Papageorge e Thom. É por isso que prover educação pública de qualidade equilibra o jogo da desigualdade. O caminho é ampliar e adensar o portfólio de oferta educativa em cada escola, apoiando-nos em políticas sociais complementares como alimentação escolar, transferência de renda e qualificação profissional para as famílias. Tais medidas possibilitarão que crianças e jovens de famílias pobres rompam essa barreira social.

Antes mesmo da existência de tal pesquisa, Anísio Teixeira compreendeu como ninguém o que deveria ser feito na escola pública brasileira, por isso foi perseguido e teve a morte engendrada pela Ditadura Militar de 1964. Todos nós somos eternos devedores das experiências educacionais de Anísio e quando um dia nossa escola pública for de excelência a ele devemos prestar reconhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?