Pular para o conteúdo principal

100 DIAS DO GOVERNO FLÁVIO DINO NO MARANHÃO

Jhonatan Almada, historiador, escreve as sextas-feiras no Jornal Pequeno

O Governo Flávio Dino completa 100 dias hoje. É necessário e fundamental fazermos um breve balanço das ações realizadas e das perspectivas abertas para os próximos anos, sobretudo quando as vozes do antigo regime insistem no não reconhecimento das mudanças e inovações, bem como, insistem no achincalhamento do feito, nivelando os outros por si mesmos. As cinco décadas de domínio dos Sarney não serão resolvidas em 100 dias ou 4 anos, mas todo o esforço e a energia para realizar essa mudança estão sendo aplicados com vigor e dedicação desde o dia 1º de janeiro de 2015.

A herança negativa recebida não é das mais tranquilas de se administrar. Ela é mais profunda e poderosa que as tecnicalidades financeiras ou os passivos contábeis. Trata-se da articulação e direcionamento de todo o Estado, desde os cargos até os contratos de obras e prestação de serviços, para o enriquecimento de enquistada elite local e o vislumbre de ignorância, conivência ou medo das maiorias. Os agentes dessa elite, a cada dia que passa, vão sendo extraídos da confortável zona de privilégios e exclusivismos. Reagem pelos vendilhões das mídias para quem o valor nunca foi conceito filosófico com implicações para agir no mundo, mas sim dinheiro suficiente para comprar-lhes.

Todo balanço pondera não só as ações realizadas, como também os novos sentidos atribuídos ao Estado enquanto administração pública. Entre esses sentidos está o cumprimento da lei e o investimento prioritário dos recursos públicos na melhoria dos indicadores sociais do Maranhão, com absoluta transparência nas ações e gastos, e foco na garantia de condições dignas de vida aos mais pobres e excluídos. Elevar o patamar de existência de cada maranhense é o desafio síntese que move e inspira o governo. Cumprir rigorosamente a lei ante o arbítrio dos antigos senhores de baraço e cutelo, representa grande avanço, estes são a “gente surda e endurecida” cantada por Camões, jamais admitirão os avanços, embrutecidos na marcha ré da própria vileza.

Há uma característica diferenciada, pela primeira vez em muitos anos e governos, temos um governador que se projeta nacionalmente pela sua ação e estatura. Não é uma projeção baseada em trocas de cargos ou no jogo de bastidores das múmias e sabujos do poder, mas assentada em capital simbólico de conhecimento e honradez de vida pública, raríssimos na conjuntura atual. A defesa do Estado Democrático, contra a onda conservadora e de direita, a luta pela Reforma Política e pela regulamentação do Imposto sobre Grandes Fortunas foram bandeiras empunhadas nessa projeção.

As principais inovações em termos de políticas públicas do Governo Flávio Dino foram os programas Mais IDH (priorização de ações nos 30 municípios de menor IDH), CNH Jovem (concessão de carteiras de motoristas gratuitamente), Escola Digna (substituição das escolas de taipa por escolas dignas), Mais Bolsa Família Escola (pagamento de bolsa para compra de material escolar) e o Maranhão Transparente (lei de acesso à informação, força estadual de transparência, novo portal da transparência e posse de novos auditores). Sem dúvida, o programa Maranhão Transparente é o que mais incomoda àqueles e àquelas liderados pelo manobrista de Curupu. Estes são incapazes de suportar a luz que republicaniza a coisa pública, pois ficam mais confortáveis na penumbra do conchavo e da corrupção como no quadro das bruxas de Goya.

Cito duas ações, a meu ver, as mais simbólicas da mudança, a substituição democrática dos nomes de escola que homenageavam os ditadores de 1964 e a realização de eleições para diretores. A Escola como instituição de reprodução e produção da humanidade sempre foi vilipendiada e instrumentada pelos grupos no poder. A republicanização e a democratização da escola dispõem as bases estratégicas para a emergência de outra cultura política no Maranhão.

Dante Alighieri na Divina Comédia escreveu que um fio de ferro prendia as pálpebras daqueles que expiavam o pecado da inveja. Esse sentimento toma conta daqueles que desejam todos os bens do mundo, mas sofrem com a possibilidade da partilha. A caridade no sentido de doar-se pelo bem comum é a única expiação da inveja, fora isso, somente choro e ranger de dentes. Tenho perspectiva e convicção que a caridade vencerá e elevaremos nossa realidade para outros patamares sustentados em justiça, dignidade, democracia, igualdade e fraternidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?