Pular para o conteúdo principal

O ADVERSÁRIO MAIS PRÓXIMO


Jhonatan Almada, historiador, integra o quadro técnico da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
 

O ataque ao adversário mais próximo é uma das mais reiteradas estratégias do grupo liderado pelo Senador José Sarney. A tese da professora Fátima Gonçalves publicada no livro “A Invenção de uma Rainha de Espada – reatualizações e embaraços na dinâmica política do Maranhão Dinástico” (2008) se constitui como a mais abrangente análise dessa e de outras estratégias acionadas em tempo de política pelo grupo dominante. Enquanto boa parte dos intelectuais estancou ao compreender o grupo dominante como oligarquia, enxergar tudo o mais como o surgimento de novas oligarquias ou rupturas dentro da mesma oligarquia, a análise da referida professora avançou para além da realizada por Flávio Reis quando publicou o livro “Grupos Políticos e Estrutura Oligárquica no Maranhão” (2007).

Graças à cartografia do parentesco social ampliado que constrói chega ao nosso conhecimento que José Sarney mais que a fina flor nascida na estufa do Palácio dos Leões como dizia Vitorino Freire, tem vínculos pela linha paterna (Sarney Costa) com um dos mais longevos oligarcas do século passado Urbano Santos (tio de Sarney Costa), o qual chegou a exercer a Presidência da República interinamente, tendo sido Deputado, Governador e Senador pelo Maranhão. Isso é mais um exemplo do peso de um passado que não quer morrer, não desencarna e ri de nossa inteligência ao fiar o bigode em biografia questionável e questionada. Nesse sentido, contribuições como a do jornalista Palmério Dória, no livro “Honoráveis Bandidos” (2009), são ímpares na história política contemporânea.

Enquanto nós brasileiros, das pequenas às grandes coisas, temos tal comportamento de desrespeito em relação à lei e apego ao poder, inúmeros povos e culturas evidenciam o quanto estamos equivocados e seguindo por uma via dolorosa. Em 2007, o ex-ministro da Coréia do Sul Lim Sang-gyu se suicidou ao ser investigado por corrupção e beneficiamento de um empresário. Em 2008, o ministro britânico Peter Hain renunciou ao cargo ao ser investigado sobre doações de campanha não declaradas. Em 2009, o chefe de polícia chileno Arturo Herrera entregou o cargo após denúncias de corrupção. Em 2011, o ministro japonês Toshikatsu Matuoka se suicidou ao ser envolvido em escândalo de desvio de dinheiro público. Em 2012, o presidente alemão Christian Wulff renunciou ao cargo por suspeita de corrupção. Em 2013, o governador de Tóquio Naoki Inose renunciou ao cargo por ter recebido dinheiro para compra de votos. Em 2014, o funcionário municipal chinês Zhou Jianhua foi condenado à morte por ter recebido suborno e o Rei Juan Carlos I da Espanha abdicou em meio a inúmeros problemas de corrupção, gastos extravagantes e atitudes incompatíveis com o tempo histórico envolvendo membros de sua família.

Se acompanharmos a guerrilha digital e impressa que transcorre, financiada largamente com o dinheiro escuso, ranços, imagens, censuras, fragmentos, microtextos, raciocínios curtos e bobagem massiva fortalecem a estratégia do combate ao adversário próximo e contribuem com a missão impossível do grupo dominante, tornar um fora da lei candidato a mais alta magistratura (no sentido romano do termo). Mas, “a lei, ora a lei”, como relembra o advogado e desembargador moral João Batista Ericeira em recente artigo.

Os ataques dirigidos contra Edivaldo Holanda (São Luís), Léo Coutinho (Caxias), Ribamar Alves (Santa Inês), Luciano Leitoa (Timon) e Rocha Filho (Balsas) são correias de transmissão da velha estratégia, cujo alvo principal é o pré-candidato Flávio Dino, sobretudo pelo apoio crescente e expressivo que tem carreado nos últimos meses. É como se por afiançar apoio nas eleições, Flávio Dino tivesse virado prefeito desses municípios. Leda conclusão. Novamente o monopólio da mídia favorece a oligarquia. Quando se vê o noticiário local tem-se a impressão de só existir esses municípios, sobretudo São Luís. Não que se discorde in totum das críticas divulgadas, mas os problemas apontados são os mesmos que afligem as cidades grandes, médias e pequenas do Maranhão e do Brasil. Se alguém se deu o trabalho de gravar um noticioso local ou guardar página de jornal de qualquer dia do ano de 1991, perceberá problemas recorrentes ainda hoje: transporte público ruim, falta de água, ruas esburacadas ou escuras, ausência de saneamento básico, asfalto de baixa qualidade ou ausência de asfalto, buracos que aniversariam, invasões, investimentos e benfeitorias concentradas em áreas habitadas pela elite, dentre outros.

Se recuarmos mais ainda no tempo, mergulhando na contribuição do economista e educador Raimundo Palhano, publicada no livro “Coisa Pública: serviços públicos e cidadania” (1988) verificaremos que em São Luís as camadas populares não tem acesso aos serviços públicos, privilégio do consumo privado de sua elite desde o século XIX. A água não aplacava a sede, eram águas sórdidas; alguns eram limpos e muitos sujos, o lixo era destinado ao mar (áreas civilizadas) ou aos terrenos vazios e ruas (áreas periféricas); a rua nunca foi o salão nobre do povo, apenas as grandes vias e as da área nobre recebiam melhorias; a cidade era escura, vivia noites de breu; os burros venceram o progresso, só deixaram de puxar os bondes em meados dos anos 1920. Logo depois, os bondes foram substituídos pelos ônibus, daí por diante uma máfia imovível se aboletou do transporte público municipal.

As administrações municipais, todas elas, padecem de carência de receitas próprias, incapacidade de elaboração de projetos adequados para captação de recursos, gestão temerosa dos recursos transferidos pela União, baixíssima capacidade técnica instalada, ineficiência crônica, ausência de burocracia profissional e liderança na gestão pública, prevalecendo o favor e o contrato como meios para humanizar as Secretarias Municipais. Os prefeitos apagam diariamente incêndios, mas não visualizam sequer uma clareira. O endividamento, a falta de planejamento e a ação pontual os fazem presas das demandas localistas de vereadores e lideranças que veem no Estado (em sentido amplo) um butim e um paraíso a ser vilipendiado até o limite da expulsão. Além disso, os faz alvo mais frágil e suscetível de adversários poderosos ou experts golpistas.

Os estudos para o Programa de Governo do pré-candidato Flávio Dino apontam com clareza meridiana: somos o penúltimo Estado brasileiro em distribuição de renda; dentre os 50 municípios mais pobres do Brasil, 32 estão localizados no Maranhão e dos 15 municípios com menor renda per capita, 10 estão situados em solo maranhense. A região da Baixada e do Mearim concentra boa parte desses municípios, entretanto, nenhuma matéria diária os menciona.

Eis aí desafio realmente complexo para um novo governo que seja construído dentro da lei, não mais à margem da lei como tem sido. Recriar o Escritório Técnico de Administração Municipal (ETAM), extinto nos anos 1990, mas inspirador silencioso de iniciativas como a Assessoria aos Municípios para o Desenvolvimento da Educação (AMDE) criada no Governo José Reinaldo e mantida pelo Governo Jackson, é uma das possibilidades concretas para apoiar o fortalecimento institucional das Prefeituras e o desenvolvimento dos municípios.

Os municípios do Maranhão em hipótese alguma irão resolver seus problemas recorrentes sem o apoio do Governo do Estado como ente coordenador das políticas públicas e mediador destas junto a União. Ainda assim, acreditar que somente pela ação do Estado (em sentido amplo) tudo será resolvido é outro equívoco. O pensamento cômodo e politicamente direcionado necessita encontrar um culpado para depositar seus rasos julgamentos na base do chicote e da cascaria. 

Diante da ameaça de final desolador e sem honra, o texto de Sônia Hurtado nos remete a necessidade de virar a página, sob o risco de se ir ferindo, envenenando-se e amargando lentamente. Essa é uma lição fundamental para quem ingressa na política, a qual pode até durar a vida toda, contudo, o poder não. Há que se fechar o círculo quando chegada a hora. O pior é não perceber essa hora, a hora de dizer adeus, espernear como eternas crianças envergonhando os cabelos prateados, como cantou Luiz Gonzaga; apesar de já possuírem imerecidamente um museu privado envolto nas brumas do crack consumido no Centro Histórico de São Luís à custa do povo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?