O ERRO 4652 DA TAM
Jhonatan Almada, historiador.
As companhias aéreas brasileiras como outras de países em
crescimento econômico fazem inúmeras promoções para fisgar os potenciais
clientes. Houve uma significativa democratização no acesso a esses serviços. Os
aeroportos superlotados, os reiterados atrasos, as reformas intermináveis e a carência
de funcionários para atender a necessária expansão da infraestrutura e dos
serviços são patentes e publicamente conhecidos. A primeira década desse século
é emblemática nesse sentido.
Conquistado o “mercado”, quase monopolizado, as empresas
elevam os preços ou fazem promoções inviáveis em horários ruins ou
obrigando-nos a prolongar a permanência em outra cidade. Talvez a estratégia
mais refinada para nos obrigar a pagar mais seja os chamados “erros de sistema”.
Os sistemas existem para facilitar a nossa vida, contudo, temos a sensação de
que nossa vida se submete aos erros de sistema.
A TAM Linhas Aéreas é disparada a principal empresa a
utilizar-se dessa estratégia. O cliente tenta comprar uma passagem no cartão de
crédito. O cartão de crédito tem limite, entretanto, mesmo você preenchendo o
cipoal de informações solicitadas, aparece o código de erro 4652. Aí não tem
jeito ou você irá comprar por telefone ou terá que ir a uma loja da TAM. Nos
dois casos pagará mais caro, terá que arcar com mais uma taxa de serviço e terá
que pagar em espécie, pois não aceitam aquele cartão de crédito que você tem.
Claro, nós podemos recorrer aos serviços de proteção do consumidor ou a justiça.
Entretanto, sabemos o quanto isso demora e como a resposta não chegará a tempo
de atender a nossa necessidade de trabalho ou entretenimento.
À medida que o Brasil cresce economicamente e a
demanda por serviços se expande, fica transparente o quanto as empresas de
aviação estão aquém de qualquer padrão mínimo de qualidade e o quanto estamos
reféns de duas ou três empresas desse setor.
Brasil, the zoeira never ends. Obrigada pelo esclarecimento, senhor ;)
ResponderExcluirBrasil, the zoeira never ends. Obrigada pelo esclarecimento, senhor ;)
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