Pular para o conteúdo principal

Ciência, Tecnologia e Inovação

Nesta seção apresento as principais iniciativas de minha gestão como Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação no período de março/2016 a agosto/2017 no Governo Flávio Dino:

  • Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação: conjunto de projetos de lei, decretos e propostas de emenda constitucional instituindo o Sistema, criando o Conselho Estadual da área, a Lei Maranhense de Inovação, o Fundo de Inovação, a Lei de Incentivo à Ciência e a inclusão da Inovação na Constituição Estadual. 
  • Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA: implantamos as Unidades Plenas de Axixá, São José de Ribamar, Timon e Coroatá, e Unidades Vocacionais de Bequimão, Codó, Caxias e Ribeiraozinho.
  • Centro de Educação Científica do IEMA: quarto centro do gênero do Brasil e primeiro do Maranhão onde desenvolvemos projeto pedagógico de educação científica para estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano. O projeto se vincula à iniciativa do neurocientista Miguel Nicolelis através do Instituto Santos Dumont. 
  • Rede Ciência Maranhão: estruturação de órgãos municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Maranhão com o objetivo de implementar uma Agenda de Municipalização da CT&I e integração desses órgãos com o Sistema Estadual, Universidades e outras entidades e instituições de produção do conhecimento e cultura. 
  • Agenda de Municipalização da Ciência, Tecnologia e Inovação: agenda com nove propostas de programas, projetos e ações a serem desenvolvidos pelos municípios em parceria com o Governo do Estado.
  • Articulação para Integração das Redes de Internet do Nordeste-ARIANO: iniciativa que lancei no Fórum Nordeste do CONSECTI, propondo termo de cooperação técnica para as redes estaduais de internet fossem integradas em um única rede, somando-se ao esforço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
  • Luminar - Caravana da Ciência: primeiro e maior programa de popularização da ciência criado no Maranhão com Oficinas e Planetário. As oficinas de Astronomia, Arqueologia/Paleontologia, Matemática, Games, Robótica, Eletricidade Básica e o Planetário móvel são levados para escolas públicas de todo o Maranhão.
  • Programa Pré-Universitário para o vestibular do ITA (PreUNI-ITA): primeiro programa de preparação para o Vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA, conseguimos que São Luís fosse incluída como local de prova. 
  • Maranet: primeira rede internet gratuita do Governo do Maranhão, levando acesso para locais públicos de grande circulação de pessoas. 
  • Centro Ignacio Rangel de Estudos do Desenvolvimento: centro criado com o objetivo de discutir o desenvolvimento do Brasil e do Maranhão a partir de redes de colaboração em pesquisa e atração de pesquisadores fixados mediante bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão-FAPEMA.
  • Institutos Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (IECTs): redes de pesquisadores associados a empresas para a solução de problemas que possam gerar inovação. Criamos o de Economia Criativa, Energias Oceânicas e Biotecnologia. 
  • Rede de Assessorias de Assuntos Internacionais das Instituições de Ensino e Pesquisa-Reinter: rede que reúne as assessorias das instituições, realiza intercâmbio de informações e compartilha convênios de cooperação internacional.
  • Biblioteca Básica Maranhense-BBM: enciclopédia sobre o Maranhão que reunirá os principais livros e autores que contribuíram para a interpretação de nossa realidade. 
  • Guia de Centros e Museus de Ciência do Maranhão: primeiro guia do gênero que reuni dados sobre os principais centros e museus que tratam de popularização e difusão da ciência em nosso estado. 
  • Estado da Ciência no Maranhão: documento que reuni informações sobre os investimentos federais e estaduais em Ciência no Maranhão, bem como, mapeia a distribuição dos pesquisadores por mesorregião e área do conhecimento. 
  • Restauração dos Códices do Senado da Câmara de Alcântara, documentos do século XVII e XVIII.
  • Prêmio Estadual Construindo a Igualdade de Gênero: premiação que reconhece trabalhos acadêmicos de graduadas, mestrandas e lideranças na defesa da igualdade de gênero.  
  • Medalha Renato Archer: distingue pesquisadores e instituições que contribuíram para a implementação da política estadual de ciência, tecnologia e inovação.
Uma síntese das realizações pode ser encontrada na Revista Maranhão Ciência através do link https://issuu.com/jhonatanalmada/docs/interativo_revmacnc.pdf.


Comentários

  1. Valeu, professor, as informações do Blog estão ajudando na construção do artigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

Neiva Moreira, semeador das rebeldias

PORQUE ATACAM O PROGRAMA ESCOLA DIGNA?

Jhonatan Almada, Reitor do IEMA e ex-Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

As crianças do Povoado Peritoró dos Pretos não podem estudar o sistema solar como as crianças das escolas particulares da capital?
O problema educacional brasileiro, ao contrário do que muitos afirmam não se reduz à qualidade do ensino. Temos problemas ligados ao acesso (ausência de vagas em creche, pré-escola e no ensino médio), a permanência (evasão no ensino fundamental e ensino médio), ao aprendizado (baixa proficiência de português, matemática e ciências) e ao sucesso escolar (poucos concluem e progridem entre as etapas). Esse é um resumo da situação brasileira que se agrava ou se repete nos estados e municípios.
Todos os anos os sistemas federal, estaduais e municipais de ensino investem bilhões de reais em salários, equipamentos e formações. É possível questionar o monitoramento dos resultados e da qualidade desses investimentos, mas não o fato deles acontecerem. Os principais diferenciais do governo…

LULA E A ESPERANÇA APRISIONADA

Jhonatan Almada, Reitor do IEMA e ex-Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovaçao
Lembro o distante ano de 1994 da campanha Lula Lá. Arrepiante jingle que não se esquece. Foi em 2003 que essa música virou governo e um mar de gente nunca antes visto ocupou o Palácio do Planalto, 2003-2010 foi um período de prosperidade, crescimento e inclusão social para o Brasil.
Cena um. Lula nos braços do povo. Cena dois. Lula tenta se entregar voluntariamente à Polícia Federal para cumprir sua condenação. Cena três. O povo impede a saída do carro com Lula. Cena quatro. Após horas de resistência cívica e negociação, Lula sai a pés do Sindicato dos Metalúrgicos e se entrega. A força popular de Lula elevou sua estatura ante o arbítrio dos pequenos tiranetes de Curitiba.
Li “A verdade vencerá”, livro com entrevista antológica de Luís Inácio Lula da Silva, registra seu legado e ao mesmo tempo suas propostas caso pudesse exercer outro mandato de Presidente da República. Lula enfrenta novo teste de fogo da…