Pular para o conteúdo principal

IEMA, 5 anos de inovação

A inovação é uma marca importante nestes 5 anos de Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA. Está presente desde o currículo até os espaços físicos em que desenvolvemos nossa ação educativa. Quando estabelecemos nossos valores, a inovação está inscrita como um deles, nos mobiliza para o novo.

Empreendedorismo e inovação fazem parte do currículo do IEMA desde 2016. Esse componente curricular propicia aos estudantes o aperfeiçoamento das habilidades e competências para empreender, abrir sua própria empresa, iniciar sua start-up.

Na mesma linha, a robótica educacional está em nosso currículo desde 2018 e nos tem trazido premiações nacionais e internacionais como Copa Mundial de Robótica, Torneio Juvenil de Robótica, Torneio Internacional de Robôs, Olimpíada Brasileira de Robótica e Robô Party.

O IEMA é uma instituição de educação profissional, científica e tecnológica, portanto, o vínculo com o mundo do trabalho e a produção de conhecimento são imprescindíveis.

O FabLab é um desses exemplos. Inauguramos o primeiro FabLab do IEMA, com apoio da empresa Vale e da Fundação Sousândrade, investimento de mais de 200 mil reais. O FabLab é um laboratório de fabricação que oportuniza o desenvolvimento da cultura maker, do empreendedorismo e da inovação.

Fomos credenciados na Rede Global de FabLabs, gerida pela Fablabs.io e The Center for Bits and Atoms do MIT-Massachusetts Institute of Technology. Somos o único do Maranhão que integra essa rede global e um dos 107 de todo o Brasil.

Isso nos coloca em contato com 1 mil FabsLab de mais de 40 países do mundo, envolvendo professores, pesquisadores, empreendedores, inventores, estudantes e amadores, instituições de pesquisa, inovação e empresas.

Estamos implantando os Espaços Maker nas unidades de Bacabeira, Pindaré-mirim, Santa Inês e São Luís Centro. O Espaço Maker do IEMA São Luís já foi concluído. O objetivo é disponibilizar equipamentos avançadas para a comunidade escolar desenvolver a cultura maker, o fazer com as próprias mãos, solucionando problemas e gerando inovações tecnológicas ou sociais.

Todos os anos lançamos o edital Inova IEMA para identificar e premiar boas práticas pedagógicas e de gestão. Os projetos apresentados sempre surpreendem como o uso de robótica educacional no trabalho com educação especial, ensino de física com histórias em quadrinhos, análise da flora do entorno das unidades, formas criativas de transparência na gestão escolar, mobilização comunitária e ludicidade para melhorar o aprendizado.

O banco de boas práticas do Inova IEMA está disponível em nosso site na internet, qualquer pessoa interessada pode conhecer e se inspirar.

Entendemos que é fundamental fazer o conhecimento circular, não queremos guardá-lo a sete chaves nos armários empoeirados, por isso, o IEMA tem na inovação um dos seus valores mais relevantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?