Pular para o conteúdo principal

OS PROFESSORES SÃO O CENTRO DA QUALIDADE

Os professores são o centro da qualidade do processo educativo, portanto, formá-los bem é estratégico para qualquer sistema ou rede. O Anuário da Educação Básica Brasileira do movimento Todos pela Educação nos traz elementos da evolução recente e os desafios pendentes.

A profissão docente é essencialmente feminina. Dos 2,2 milhões professores da educação básica, 1,78 milhão são mulheres, essa prevalência ocorre em todas as etapas, da educação infantil ao ensino médio. A educação superior apresenta quase inversão, com maior presença masculina.

O número de professores com nível superior vem crescendo ao longo dos últimos dez anos, algo muito positivo, quase 80% dos professores da educação básica tem titulação de nível superior. É claro que esse dado geral esconde as disparidades regionais, ainda por serem superadas, sobretudo nas redes estaduais e municipais dos estados menos desenvolvidos.

A formação continuada ou a busca permanente por qualificação dos professores da educação básica ainda é um desafio pendente. Somente 36,9% dos professores possuem pós-graduação. Percentual que na rede federal é de 78,5%, notadamente os Institutos Federais. Eis um fator que está ligado aos indicadores de excelência que a Rede Federal obtém em avaliações internacionais como o PISA.

Norte e Nordeste são as duas regiões com maior proporção de professores que ministram disciplinas sem possuir a formação superior compatível. Problema antigo que dificulta o avanço na aprendizagem dos estudantes. A enorme dificuldade de gestão de informações é um dos fios desse novelo, perguntas como: quantos são os professores, onde estão, qual sua formação, que disciplinas ministram, qual a carga horária, não conseguem ser respondidas. Se o professor não sabe, como irá ensinar? Se a gestão não sabe dos professores, quem saberá?

A distorção de ministrar conteúdos para os quais não foram formados é acompanhada da baixa qualidade dos cursos de formação de professores. Como não resolver esse problema? Ignorar todos os estudos que apontam para a necessidade de melhorar o currículo dos cursos e se escorar em Programas temporários como Residência Pedagógica ou PIBID, os quais são relevantes e tem seu mérito. Contudo, o acessório não pode ser o principal, não é o chocalho que balança a canela.

Apesar da melhoria da remuneração dos professores desde a Lei do Piso Salarial Nacional, a média de rendimento é inferior aos dos demais profissionais com formação em nível superior, os professores ganham em média 69,8% daquilo que esses outros profissionais recebem. Se isso não é resolvível no médio prazo em face da crise conjuntural que atravessamos, outras formas de valorização e reconhecimento poderiam ser acionadas, não basta dinheiro para motivar as pessoas.

Por fim, os professores são o elemento mais estratégico para a qualidade, os problemas a serem enfrentados são conhecidos e não faltam estudos competentes sobre esse tema. É lamentável que ainda sejamos corroídos pelo amadorismo e o afogadilho. Os indicadores evidenciam o divórcio entre o problema existente e as soluções possíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?