Pular para o conteúdo principal

A ESCOLA É DO POVO

O livro “Nossa escola é uma calamidade” de Darcy Ribeiro foi publicado há 35 anos. Ali ele apresenta sua crítica ao sistema educacional, em especial, quanto à então escola primária. Como intelectual fiel a si mesmo, vai além da crítica, propõe medidas para solucionarem esse problema, nascia os Centros Integrados de Educação Pública. Penso que após tantas décadas é necessário escrevermos outro livro para destacar as transformações e experiências positivas que surgiram no Brasil.

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com os Institutos Federais, Cefets MG e RJ, Colégios Técnicos e Universidades Tecnológicas é um exemplo de êxito quando pensamos a educação profissional de nível médio e superior. O professor Rogério Telles, do Instituto Federal do Maranhão-IFMA sempre cita os resultados da última avaliação internacional do PISA, a Rede Federal se fosse um país estaria em 11º lugar em Ciências, 2º lugar em Leitura, à frente de Canadá e Hong Kong, e 30º lugar em Matemática.

Todo legado educacional é sensível à conjuntura. Projetos bem concebidos, implantados e que funcionavam em determinado governo podem ser destruídos no governo seguinte, basta o entendimento de prioridade mudar. É claro, sempre existe o desejo de criar a própria marca em vez de continuar as políticas que deram certo. Isso é um dos maiores problemas brasileiros quando a pauta é política educacional.

Não é à toa que o documento “Educação Já” elenca cinco desafios políticos para o Brasil: blindagem da gestão educacional em relação a clientelismos; estruturação de equipes de alta qualidade técnica; decisão de dar continuidade às políticas de sucesso iniciadas por gestões anteriores; compromisso com a implantação de ações respaldadas pelas evidências e pelo conhecimento acumulado e força política para enfrentar eventuais resistências a processos de mudança.

As instituições educacionais tem o enorme defeito de falar para dentro, pregar aos convertidos. A interlocução com a sociedade e as demais políticas públicas obedece aos espasmos de cada momento e por isso caem no isolamento. Este tempo exige tecer redes e alianças, saber comunicar os feitos e conquistar apoios como medidas básicas para sair da sobrevivência e ingressar na vivência.

Tal roteiro foi seguido por projetos exitosos como a cidade de Sobral no Estado do Ceará, a melhor educação pública municipal do Brasil. O ponto não é rejeitar a política, mas como relacionar-se respeitosamente para que a educação seja fortalecida e a política contemplada sem prejuízo dos resultados a serem obtidos, resultados em termos de garantia dos direitos de aprendizagem efetiva dos estudantes.

Penso que isso é racional e desejável. O inverso disso é retirar dos Reitores das Instituições Federais a autonomia de nomear sua equipe de trabalho, colocar a polícia nos campi para patrulhar ideologias e cortar arbitrariamente os investimentos em cursos de humanidades. O caminho é o diálogo.

É lamentável ver a Rede Federal ameaçada por tal confusão, manifesto minha total solidariedade. Ela nasceu como política de governo, hoje se tornou política de Estado e como tal deveria ser tratada. A alta temperatura do período eleitoral não pode ser transferida para o cotidiano das políticas públicas, estamos acompanhando isso neste momento. Aquilo que se iniciou em um governo não se torna exclusivo colonial daquele governo, será apropriado pelo povo como legado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?