Pular para o conteúdo principal

VOCÊS DEVEM SER MAIS (DISCURSO DE COLAÇÃO DE GRAU)

DISCURSO DA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS TÉCNICOS DO IEMA NA UNIDADE PLENA DE PINDARÉ-MIRIM

Pindaré-mirim, 31 de janeiro de 2019


Uma grande noite a todos nós!

Cumprimento as autoridades presentes na equipe escolar da Unidade Plena de Pindaré-mirim, na pessoa do gestor geral professor Carlos, gestor administrativo Frank e a gestora pedagógica Ellen,

Cumprimento todas as famílias aqui presentes,

Cumprimento todos os professores, corpo técnico e de funcionários,

Cumprimento em especial todos os estudantes que colarão grau,


Senhoras e Senhores,

A luz está para iluminar, colocar o candeeiro debaixo da cama não apagará a luz. A luz é conhecimento, é vida, uma das dimensões mais encantadoras que sentimos logo ao nascer. O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, o IEMA representa essa luz que veio ao mundo dia 2 de janeiro de 2015, 4 anos de existência institucional.

Muito pão e sal foi consumido, muito suor e lágrimas foram derramadas, tantos passaram por nós e contribuíram para esta construção. Quero agradecer a todos eles, em nome do governador Flávio Dino que transformou a realidade educacional do Maranhão em tão pouco tempo e decidiu criar o IEMA e ao deputado federal Bira do Pindaré, filho desta terra que foi o fundador e também inaugurou esta Unidade.

Erguemos o IEMA enfrentando e superando a descrença, a desconfiança e a indiferença. O complexo de vira-latas que imagina o paraíso no exterior ou no Centro-sul do Brasil não abateu a motivação e o engajamento de nossa equipe. O IEMA está aí, 26 unidades plenas e vocacionais, 3.275 estudantes no ensino médio técnico integral, 26 mil maranhenses qualificados em 100 cidades, 1.165 medalhistas e premiados, a única pública reconhecida como Escola Associada da UNESCO, a Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciência e Cultura.

Quem imaginaria isso? Reconhecer e valorizar não arranca pedaço e nem abafará as pretensões de novos mitos. Acreditar na escola pública não é entendê-la como de alunos pobres e alunos ricos, eis a mais estupenda desinteligência. Recuso oferecer uma educação pobre para os pobres, recuso com todas as forças.

Eis aqui a primeira lição, cada NÃO deve motivar vocês, cada FRACASSO é tema para uma nova música, uma nova dança. “Tudo o que nos passa, inclusive as humilhações, os embaraços, as desventuras, tudo isso nos é dado como argila, material para nossa arte... essas coisas nos foram dadas para que as transformemos, para que façamos, coisas eternas ou que aspirem a ser”, afirmou Jorge Luís Borges.

Esta Unidade me traz memórias queridas e alegres. Aqui NASCEU A ROBÓTICA EDUCACIONAL do IEMA, da criatividade de vocês vieram uma das marcas mais emblemáticas de nossa instituição e com ela levamos o nome do Maranhão para o Brasil e para o Mundo.

Meus queridos estudantes,

Eu os conheci e os visitei. Os acolhemos como vocês são, os abraçamos como chegaram e nunca, em nenhum segundo, renunciamos a tê-los até o fim.

Cada um de vocês, está inscrito no meu coração, talvez aqui o sentido do IEMA se mostra mais vívido, mais colorido, mais intenso. Vejo nos olhos de vocês aquilo que poderia ser, aquilo que já é e com MUITA CONVICÇÃO aquilo que será.

Não é uma despedida, mas um até logo. Nossa Associação de Ex-alunos do IEMA aguarda vocês, queremos acompanhá-los de forma permanente, sei que AS CONQUISTAS que obtiveram aqui vão se multiplicar, sei também que vocês desejam essa oportunidade do IEMA para milhares de outros jovens do Maranhão.

Vocês conhecem a realidade da pobreza e das desigualdades, também conheceram a realidade de outros países. Qual o desafio? Encontrar o lugar de vocês para mudar essa realidade, sejam novas lideranças políticas, sejam excelentes profissionais no mundo do trabalho. Busquem, batam as portas, peçam, LUTEM!

Senhores e senhoras familiares,

Nós fizemos o máximo, buscamos o máximo e nos entregamos de ALMA, atentos ao que disse a professora Laura Rosa “É preciso estudar, estudar, investigar, descortinar sempre”. E essa é a segunda lição, estudar sempre, ao longo de toda vida.

Os filhos de vocês receberam educação profissional, científica e tecnológica para aprenderem a ser, a fazer, a conhecer e a viver juntos, educação integral para se tornarem sujeitos autônomos, solidários e competentes.

Este é um investimento do povo do Maranhão, alcançamos em 4 anos de trabalho, 0,18% de evasão escolar, vocês ouviram bem, 0,18% de evasão escolar em país onde de cada 100 jovens que ingressam no ensino médio, somente 54 concluem. Não é pouca coisa minha gente!

Os estudantes desta Unidade levaram seus robôs para o Mundo, provaram sua inteligência Matemática em Olimpíada Internacional, realizaram intercâmbio, produziram pesquisas e elevaram a cidade de Pindaré-mirim, inscrevendo-a no mapa da educação que busca a excelência.

Ainda ouço os fogos de artifício, o desfile em carro aberto pela cidade, a comenda da Câmara de Vereadores que vocês receberam, gravei os sorrisos na minha memória no lugar em que guardo o BOM, o BELO e o JUSTO.

Fiquem certos de que me ORGULHO MUITO DE VOCÊS meus queridos estudantes, não importa onde vocês nasceram. A origem social não é um destino, não é uma condenação. A cor da pele, o gênero, não formam o caráter, são circunstanciais. Vocês podem SER MAIS, devem SER MAIS, essa é a vocação permanente de todo ser humano, SER MAIS, eis a última lição.

Senhores e Senhoras,

Um ciclo se completa, não me vejo cansado, estou feliz como quem colhe a primeira semeadura e continuo com frio na barriga do artista que pisa o palco pela primeira vez. 323 estudantes do IEMA de 10 cursos técnicos colaram grau nas Unidades Plenas de Bacabeira, São Luís Centro e Pindaré-Mirim.

“Este é o começo de um esforço pela recuperação, entre nós, da escola pública”, como escreveu Anísio Teixeira. A luta é grande e árdua, com muitas cascas de banana e quedas pelo caminho. A cada passo a linha do horizonte se desloca, mas sinto que estamos perto, chegaremos lá, este começo valeu a pena.

Mesmo no mais profundo dos oceanos, os seres vivos criam luz, e a luz afasta as trevas e traz o alimento. A luz de vocês iluminará o mundo.

Desafiados estão a se empenhar como uma nova geração de maranhenses, de brasileiros que mudem de verdade nosso país.

Viva o IEMA!

Viva o Maranhão!

Viva o Brasil!

Viva os protagonistas formados pelo IEMA nesta noite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?