Pular para o conteúdo principal

VOCÊS FAZEM PARTE DESSA HISTÓRIA (DISCURSO DE COLAÇÃO DE GRAU)


Bacabeira, 3 de janeiro de 2019
 
Uma grande noite a todos nós!

Cumprimento as autoridades presentes na equipe escolar da Unidade Plena de Bacabeira, na pessoa da gestora geral professora Ana Cláudia, gestor administrativo Antônio e a gestora pedagógica Geane,

Cumprimento todas as famílias aqui presentes,

Cumprimento todos os professores e funcionários,

Cumprimento em especial todos os estudantes que colarão grau,



Senhoras e Senhores,



O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, o IEMA, completou 4 anos de vida, dia 2 de janeiro de 2019. Vocês fazem parte dessa história, história construída pelo trabalho em equipe.

Antes de chegarmos a este dia tão importante, muitas pessoas conceberam, pensaram, planejaram nosso Instituto, homenageio todas elas em nome do deputado Bira do Pindaré, fundador e quem inaugurou esta Unidade e ao governador Flávio Dino que ousou criar uma nova instituição pública de ensino no Maranhão.

Esta nova instituição que antes era uma página no Diário Oficial, se tornou 26 unidades plenas e vocacionais, 3.275 estudantes no ensino médio técnico integral, 26 mil maranhenses qualificados em 100 cidades, 1.165 medalhistas e premiados, a única pública reconhecida como Escola Associada da UNESCO, a Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciência e Cultura.

Esta Unidade teve sua origem na parceria entre a Petrobrás que a construiu e a prefeitura que a doou para o Governo do Estado implantar o IEMA.

Longa construção, coletiva construção. Vocês foram os pioneiros, nossos bens mais valiosos, nossos queridos estudantes. A medida do sucesso do IEMA sempre será aquilo que vocês fizerem de seus projetos de vida, nosso vínculo é permanente, verdadeiro e afetivo.

Serão os primeiros da nossa Associação de Ex-alunos do IEMA que cuidará de acompanhá-los, para lá na frente, firmes na vida, vocês também possam apoiar nosso Instituto, contribuir para sua sustentabilidade, fazer que outros jovens do Maranhão tenham a mesma oportunidade que vocês tiveram.

OPORTUNIDADE TRADUZ O IEMA. Não existe país desenvolvido sem um excelente sistema público de ensino, sem instituições fortes e efetivas em seus resultados. A desigualdade, a pobreza e a miséria são superadas com educação, emprego e serviços públicos de qualidade.

Vocês estudaram aqui o Mito da Caverna de Platão. A liberdade vem do conhecimento, a luz é o conhecimento que dissipa as trevas, a ignorância, a brutalidade. Esta é a arma que legamos a vocês.



Senhores e senhoras,



Os filhos de vocês receberam o melhor que podíamos oferecer, educação profissional, científica e tecnológica para aprenderem a ser, a fazer, a conhecer e a viver juntos, educação integral para se tornarem sujeitos autônomos, solidários e competentes.

Fruto do investimento do povo do Maranhão, de todos nós, decidido e priorizado pelo governador Flávio Dino. Comparem o que era a educação pública e o que ela está se tornando, coragem e compromisso de verdade, trabalho árduo, incansável, experiência e juventude foram ingredientes importantes para nossos resultados.

Os estudantes lançaram seus foguetes para o Brasil, trazendo para o Maranhão, os títulos de vice-campeão e campeão da Mostra Brasileira de Foguetes-MBFOG, do qual participamos pela primeira vez. UM DOS CENTENAS DE TÍTULOS com que esses estudantes orgulharam o IEMA.

O poeta Castro Alves tem um verso de que gosto muito e sempre cito: “Eu, que sou pequeno, mas só peço luzes... Que sou pequeno, - mas só fito os Andes”. Primeira lição, tenham ousadia, sejam ousados, queiram mais, busquem mais, SEMPRE, ousadia com bases sólidas na dedicação, esforço e trabalho aplicados.

Temos aqui os pioneiros do programa IEMA no Mundo, oportunidade que eu e muitos de nós sequer sonhamos. Foram ler no livro do mundo, comparar, vivenciar outra cultura, aprender um novo idioma, testar seus limites.

“Eu tenho a necessidade de compreender um diferente de mim, se eu quiser crescer”, nos disse Paulo Freire, por isso precisamos conhecer e respeitar os outros, para formar a nós mesmos.

Fiquem certos de que me orgulho dessa iniciativa, eis aí a segunda lição, o mundo é maior que Bacabeira e o Maranhão, vocês podem sim contribuir e mudar a realidade, não importa a origem social, ninguém está condenado por ela, somos cidadãos do mundo.



Senhores e Senhoras,



Daqui nasceu o Roboizinho que espalhou o nome do IEMA pelo Maranhão, casamento da criatividade, robótica e cultura popular. Eis a última lição, nunca podemos esquecer de onde viemos, nossa comunidade, nossa terra, nossa cultura, nossa família, elas são os alicerces para alçarmos voo.

Voar é o destino de vocês. Eu vejo no rosto e olhar de cada um e cada uma, o gosto de vencer na vida, o desejo de futuro, não permitam que essa chama apague, coloquem lenha de suor, trabalho, lágrimas e risos para voarem.

O Maranhão e o Brasil precisam de vocês, queremos que sejam a nova geração de maranhenses preparados para enfrentar esse século e nos ajudarem a desenvolver nosso povo, como afirmou Darcy Ribeiro: “o Brasil é a nossa tarefa, essencialmente de vocês meus jovens”.



Viva o IEMA!

Viva o Maranhão!

Viva o Brasil!

Viva os protagonistas formados pelo IEMA nesta noite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?