Pular para o conteúdo principal

A FÓRMULA DO SUCESSO DE FLÁVIO DINO

Completamos quatro anos de trabalho no Governo Flávio Dino, inicialmente colaborando na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e agora no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA. Se pudermos identificar a fórmula do sucesso do Governo, penso que essa fórmula tem pelo menos três elementos-chave: a) programa de governo com metas claras e objetivas; b) capacidade de gestão e governança do líder e c) combinação geracional e social na equipe de governo.

O elemento-síntese foi aliar razão e emoção, redirecionando o leme estatal para aqueles que mais precisam. A fórmula abriu caminho para conjunto expressivo de realizações em período de crise, escassez de recursos e fraco apoio do governo federal. O arco de ações abrangeu as principais políticas públicas, tanto as tradicionais como obras e asfaltamento, quanto as inovadoras como a criação de instituições, a exemplo do IEMA e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão-UEMASUL.

Publiquei em 2014 o livro “A alternância do poder no Maranhão: temas de um projeto político pós-Sarney”. Ali destaquei a importância da renovação geracional na política, a necessidade de termos programa de governo consistente e a centralidade da educação para projeto de desenvolvimento que nos possibilitasse a superação dessa pesada herança oligárquica. Acredito que o Governo atual seguiu nesse caminho, não por que escrevi sobre isso, mas sim por que a vivência, a experiência e a empiria do próprio líder e equipe mostraram o caminho.

Cargos públicos eram inacessíveis a pessoas como eu, de Caxias, interior do Maranhão, filho da professora Tânia e do motorista José Edimar, sem os medalhões e emblemas daqueles que sempre estiveram aqui. Não sou caso isolado, basta acompanhar e prestar atenção em outros órgãos ou nas pessoas beneficiadas por programas como Escola Digna, Cheque Minha Casa, Cartão Transporte Universitário, Cidadão do Mundo, Casa Ninar, Rede Sorrir, Força Estadual de Saúde, Restaurantes Populares e o Mais IDH.

Programas e ações eloquentes da alternância do poder. O Maranhão continua com desafios colossais pela frente, mas existe um sentimento no ar de que estamos avançando, sopra aquela vontade de vencer e se recupera gradativamente o orgulho de ser maranhense, o orgulho de nossa terra, a magnífica cultura e criatividade. O atraso é duro e somente trabalho continuado poderá vencê-lo.

Os cargos não são nossos, são temporários. Consciente disso sempre me dediquei intensamente em todo trabalho, entendo como luta pela minha humanização e oportunidade de servir ao coletivo. Não podemos passar supercola na cadeira, o fundamental é ter sobranceria para que os resultados sociais sejam alcançados, sentidos e usufruídos. Não importa o apagamento de autoria, nada apaga o trabalho que toca o coração do povo.

O IEMA está aí, o que antes era uma folha de papel do diário oficial, se tornou 26 Unidades Plenas e Vocacionais no território maranhense; 3.275 estudantes matriculados no ensino médio técnico integral, dos quais 1.165 são medalhistas e premiados; e 26 mil maranhenses qualificados profissionalmente em 100 cidades.

Ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. Nossa pequena e valorosa equipe lutou muito por estes resultados, lhes sou profundamente agradecido e para coroar este Natal, o IEMA se tornou a primeira instituição pública de ensino do Maranhão a ser aceita como Escola Associada da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), rede que congrega 567 escolas no Brasil e 11 mil escolas no Mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?