Pular para o conteúdo principal

PORQUE ATACAM O PROGRAMA ESCOLA DIGNA?

Jhonatan Almada, Reitor do IEMA e ex-Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação


As crianças do Povoado Peritoró dos Pretos não podem estudar o sistema solar como as crianças das escolas particulares da capital?

O problema educacional brasileiro, ao contrário do que muitos afirmam não se reduz à qualidade do ensino. Temos problemas ligados ao acesso (ausência de vagas em creche, pré-escola e no ensino médio), a permanência (evasão no ensino fundamental e ensino médio), ao aprendizado (baixa proficiência de português, matemática e ciências) e ao sucesso escolar (poucos concluem e progridem entre as etapas). Esse é um resumo da situação brasileira que se agrava ou se repete nos estados e municípios.

Todos os anos os sistemas federal, estaduais e municipais de ensino investem bilhões de reais em salários, equipamentos e formações. É possível questionar o monitoramento dos resultados e da qualidade desses investimentos, mas não o fato deles acontecerem. Os principais diferenciais do governo Flávio Dino no que se refere à educação dizem respeito ao salário inicial para o professor com 40 horas semanais (R$ 5.750, o maior do Brasil); a concessão de milhares de promoções e progressões onde antes os servidores morriam sem receber; a reforma de todas as escolas estaduais (750 já concluídas); a construção de escolas estaduais e municipais onde não existiam ou onde eram precárias; a criação da rede de escolas de tempo integral; e a implantação da rede profissionalizante do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

A baixa escolaridade é um problema brasileiro há décadas. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU), o brasileiro estuda em média 7,8 anos e está bem atrás da Argentina (9,9 anos), Estados Unidos (12,4 anos) ou Alemanha (12,2 anos). O Maranhão não resolveu a baixa escolaridade no Governo Sarney, segundo o IPEA, em 1970 a média de anos de estudo do maranhense era de 0,4. Exatamente o que você leu não chegávamos a 1 ano completo de estudos. Alguém poderia argumentar que o investimento realizado pelo Governo Sarney traria resultados 20 anos depois, veja, em 1980 essa escolaridade era de 1,1 anos. 

Fica claro que da afirmaçãoo Estado inteiro foi coberto de escolas, simples, mas eficientes”, bem como, do conteúdo global do recente artigo de José Sarney, nada sobra de verdadeiro. As escolas não eram simples, eram de palha e barro, multisseriadas e incapazes de fazer as crianças aprenderem. Essas mesmas escolas que hoje o programa Escola Digna está substituindo, 50 anos depois. As escolas não eram eficientes, basta ver os dados de escolaridade, basta ouvir os depoimentos dos estudantes e professores que estudam em escolas com tais condições. Precariedade e indignidade não são sinônimas de simples.

Apresento um comentário sobre a educação no Governo Sarney. O então Secretário de Educação, Coronel Andrade afirmou: “Deixei a Secretaria de Educação por não poder fazer uma educação séria no Maranhão. Não há política educacional séria”, depoimento que consta na pesquisa de Maria Núbia Bonfim sobre aquele período. Por que o próprio Secretário questionava a seriedade do Governo em educação? Porque os ginásios foram implantados sem quadro de professores para ministrarem as aulas e em estruturas improvisadas; as escolas eram de barro e palha; as quatro faculdades criadas não tinham professores suficientes na área de formação dos cursos superiores abertos e nem se tocou no analfabetismo (59,55% em 1970).

É fato que o Maranhão foi pioneiro na criação de uma TV Educativa. Entretanto, essa experiência nunca foi consistentemente avaliada, ela goza um sucesso autorreferente. É mais lamentável que Sarney não reconheça ser uma ideia tomada de Renato Archer. Em depoimento ao CPDOC/FGV, Renato afirmou que “para as condições peculiares do Maranhão, eu propus um programa de governo que Sarney, muito tranquilamente, adotou na íntegra”. Frise-se “na íntegra”. As ideias foram copiadas e apresentadas como se do Governo Sarney fossem.

Atacam o programa Escola Digna do Governo Flávio Dino porque se incomodam pelo nosso combate a herança maldita que nos deixaram. Não aceitam que se faça uma escola bonita e equipada, não aceitam que os professores sejam capacitados de verdade, não aceitam que o Maranhão melhore seus indicadores educacionais. Reconheça-se a beleza do João de Barro, mas sua casa é de passarinho não de gente. Só acha escola de palha e barro eficiente quem não entende de educação ou pensa que os outros são bobos. 

As crianças do Povoado Peritoró dos Pretos tem o direito de estudar o sistema solar como as crianças das escolas particulares da capital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?