Pular para o conteúdo principal

O MARANHÃO NO MUNDO



Jhonatan Almada, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação 

Existe uma citação muito usada extraída de Dom Quixote. O cavaleiro andante diz – “os cães ladram Sancho, sinal que estamos avançando”. Essa é a melhor citação para descrever o que ocorre atualmente no Maranhão. O Governo do Estado tem feito entregas de equipamentos, escolas, estradas e serviços públicos em ritmo invejável considerando a conjuntura de crise e a paralisia de outros governos e esferas. O povo se questiona porque nunca foi feito antes, o antigo regime sem resposta só consegue ladrar mentiras e levantar falsos problemas.


O Programa Cidadão do Mundo, criado por lei, chega na sua segunda edição. Primeiro programa de intercâmbio internacional do Governo do Estado, já enviou ao exterior mais de 100 jovens maranhenses para intercâmbio linguístico e estágio internacional. A redução do Programa Ciência sem Fronteiras, hoje restrito a pós-graduação, realçou mais ainda este trabalho.


Quando nós criamos o Cidadão do Mundo, aprendemos e nos inspiramos com o programa Ganhe o Mundo do Governo de Pernambuco criado pelo então governador Eduardo Campos, já falecido. Atualmente poucos estados mantêm programas similares, no Nordeste, além do Maranhão, existem programas em Pernambuco e Paraíba. 


O Cidadão do Mundo não é só enviar o jovem maranhense para o exterior. Esse jovem também passa a ser nosso embaixador e responsável pela divulgação de nossa cultura. O estrangeiro tem a percepção de que o turismo no Brasil ocorre exclusivamente em algumas praias do Nordeste e no Rio de Janeiro. Em cada sala de aula do exterior, nossos intercambistas convivem com pessoas do mundo inteiro e ministram palestras falando do Maranhão, isso também resulta em incremento da movimentação turística.   


A segunda edição do Cidadão do Mundo embarcou 70 jovens para Halifax (Canadá), Montreal (Canadá) e Córdoba (Argentina) com o objetivo de obterem domínio funcional de língua inglesa, francesa e espanhola. O Governo do Estado cobre as despesas de orientações pré-embarque, curso de idiomas, passagens, passaporte e visto, hospedagem, seguro saúde, assistência local e no exterior, e bolsa auxílio da FAPEMA.


Nosso público-alvo são os universitários que tenham feito ensino médio na rede pública e realizado o Exame Nacional do Ensino Médio-Enem, cuja nota é critério para a seleção. Nesta segunda edição, temos 62% dos intercambistas do gênero feminino, destes 39 são naturais de São Luís e 31 dos municípios de Imperatriz, Santa Inês, Arari, Pio XII, Anajatuba, Caxias, Pinheiro, Codó, Viana, Godofredo Viana, Pindaré-mirim, Pedreiras, Paço do Lumiar, Brejo, Rosário e São Mateus.
  

A maioria destes jovens fez o ensino médio na rede pública estadual, cerca de 56%, outros 30% fizeram na rede federal, 11% em instituições sem fins lucrativos e 3% escolas vinculadas ao Sistema S. Todos estão cursando o ensino superior, sendo 61% na Universidade Federal do Maranhão, 16% na Universidade Estadual do Maranhão, 12% no Instituto Federal do Maranhão e 11% em instituições particulares. Estão divididos nas áreas de humanas (44%), exatas (33%) e da saúde (23%). 


É importante observar que esses jovens já avançaram para além dos próprios pais e responsáveis. Quando analisamos a escolaridade dos pais observamos que somente 28% tem nível superior, 48% tem nível médio, 16% ensino fundamental e 7% são alfabetizados. Toda uma geração que não teve oportunidade hoje é testemunha do esforço do Governo Flávio Dino em abrir novos horizontes para seus filhos. Isso nos orgulha muito, pois estamos fazendo inclusão e justiça social, aplicando corretamente o dinheiro público. 


Sabemos que de vez em quando o espírito do Velho do Restelo nos atira invejas e mau-agouro em colunas jornalísticas eivadas de pretensões messiânicas – “ó glória de mandar, ó vã cobiça”, escreveu Camões. Conhecemos bem a realidade de fato e a herança que recebemos. Os marinheiros que realizaram as Grandes Navegações eram jovens de no máximo 24 anos e deram de costas ao Velho do Restelo para entrar na história como corajosos descobridores de outros mundos por mares então tenebrosos. 

O Cidadão do Mundo é só um exemplo de programa inovador do Governo Flávio Dino, tecnologia social criada por nós, com base na capacidade técnica e inteligência local. É o espírito daqueles marinheiros que nos alimenta, por isso, abriremos as velas da terceira edição do programa com mais 80 vagas para novos ousados navegantes do Maranhão para o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?