Pular para o conteúdo principal

O FUTURO DO BRASIL PASSA POR AQUI, NÃO O PASSADO

A economia e a política muitas vezes nos assaltam com “análises” de dados e fatos de todo e qualquer tipo. De qualquer tipo mesmo, incluindo a defesa do atraso com vestes de moderno, nem que para isso descola-se o desempenho econômico de uma unidade da federação separando-a de uma conjuntura maior, nacional. O recente artigo assinado pelo deputado Hildo Rocha (“O Maranhão andou para trás”) é exemplo típico de como se fazer política da pior forma possível.

O ilustre deputado faz uma tosca comparação. Utilizando dados de nível de emprego e crescimento econômico do último ano de governo de Roseana Sarney e os dois primeiros de Flávio Dino ele chega a uma estupenda conclusão: insegurança jurídica e queda da atividade econômica tem afastado novos empreendimentos.

O deputado esqueceu que o Maranhão não é um país independente. Ao contrário, é parte de um país, inclusive refletindo seus impulsos e conjuntura. O Brasil, não o Maranhão, vive a pior recessão de sua história. O Maranhão espelha – e muito – o que acontece no país, afinal ao estado não é facultado o direito a ter política monetária e cambial próprias, nem tampouco podemos emitir moeda. O que deve ser de nosso cuidado é a elaboração de políticas que garantam o funcionamento dos serviços públicos diante da crise fiscal oriunda de uma queda de repasses do Fundo de Participação de Estados (FPE) que entre janeiro e junho de 2016 causou prejuízos da ordem de R$ 1,3 bilhão.

A crise nacional possibilitou-nos uma maior racionalização do sistema de arrecadação. O que para o nobre deputado pode parecer puro e simples aumento de impostos, mas na verdade trata-se do desmonte de um sistema de privilégios, sob forma de desonerações sem fundamento, outorgadas por uma oligarquia a determinados grupos. Decidimos manter o nível de arrecadação sem escolher a opção fácil do arrocho salarial aos servidores e o colapso dos serviços públicos.

O Maranhão paga hoje o melhor salário do Brasil para o professor 40 h da rede estadual de ensino médio e levamos adiante investimento da ordem de R$ 600 milhões em educação integral com Centros, Escolas e a rede do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Isso é valorizar a educação de fato.

Só não enxerga aqueles que querem permanecer na ignorância, acostumados com a agenda morna de políticas públicas repetitivas e ineficazes. Nós temos as mãos limpas para mostrar, ocupadas em fazer aquilo que nunca quiseram fazer, pois Ciência e Educação tira o povo do embrutecimento e impede que ele seja “gasto como carvão”, para usar expressão de Darcy Ribeiro, como por tanto tempo ocorreu em nosso estado.

Essa é a nossa luta que não pode se restringir ou se submeter nunca. Todos os dias, nós que participamos do Governo Flávio Dino, precisamos explicar ao povo o que estamos fazendo, o porquê de estarmos fazendo e os frutos desse fazimento. Combater a mentira com ações. Desafio qualquer um a apresentar governo que tenha investido mais em educação e ciência.

A expansão dos serviços públicos – na contramão da tendência nacional – brindou o estado com melhorias significativas de indicadores sociais nos dois primeiros anos de governo. A herança da oligarquia foi perversa, o nosso estado ainda convive com índices sociais dignos do nível de desenvolvimento do século XIX, mas estamos perseverando e investindo prioritariamente para mudar esse quadro.

A indigência política e intelectual deste tipo de “opinião” não permite ao nobre deputado ou aos seus patrões uma visão sobre si mesmos. De nossa parte, o futuro do Maranhão tem sido duramente construído. O brilho de nosso estado já se faz sentir. O Brasil tem olhado com muita atenção ao Maranhão. O futuro do país está passando por aqui. Não o passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?