Pular para o conteúdo principal

VIVER A MARANHENSIDADE


Jhonatan Almada, historiador

O Maranhão vive um dos períodos de maior beleza, onde apresentamos nos arraiais a riqueza do bumba-meu-boi, a sensualidade do cacuriá e o vigor do tambor de crioula. Impossível não se encantar com nossas índias, o rodopio dos bois e das saias, a voz rouca dos cantadores, o esvoaçar de penas e fitas dos vaqueiros e caboclos, a batida dos tambores e matracas, a graça e faceirice de Catirina e Pai Francisco. 

O São João do Maranhão é a vontade da beleza que vence as agruras do parto difícil de uma nova vida. Pulsa com a alegria dos que querem mudar o mundo e gritar que é possível fazer coisas belas, boas e justas se houver união, fraternidade e congraçamento. A alegria marota que com maestria expõe a alma de nosso povo, rico e disposto a construir o Maranhão grande e melhor. 

Viver a maranhensidade passa necessariamente por viver o São João do Maranhão. A cultura de um povo é o maior patrimônio legável. Como alguém pode não ser tocado direto no coração com as toadas do Boi da Maioba, do Boi de Pindaré e do Boi de Maracanã?

Boi da Maioba

Se não existisse o sol,
Como seria pra terra se aquecer?...
Se não existisse o mar,
como seria pra natureza sobreviver?...
Se não existisse o luar...
o mundo viveria na escuridão...
mas como existe tudo isso meu povo...
eu vou guarnicer meu batalhão de novo!!
Ê boi rapaziada!!!!

Boi de Pindaré

Lá vem meu boi urrando,
subindo o vaquejador,
deu um urro na porteira,
meu vaqueiro se espantou,
o gado da fazenda
com isso se levantou.
Urrou, urrou, urrou, urrou
meu novilho brasileiro
que a natureza criou
Boa noite meu povo
Que vieram aqui me ver
Com essa brincadeira
Trazendo grande prazer


Boi de Maracanã

Maranhão, meu tesouro, meu torrão
Fiz esta toada, pra ti Maranhão
Maranhão, meu tesouro, meu torrão
Eu fiz esta toada, pra ti Maranhão
Terra do babaçú
Que a natureza cultiva
Esta palmeira nativa
É que me dá inspiração

A cultura popular não poderia ficar fora. Nos próximos dias, o Governo por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo irá apresentar a maior e mais concreta iniciativa de preservação, valorização e reconhecimento desse patrimônio imaterial em conjunto com as instituições de definição das políticas de fomento à pesquisa. 

É motivo de orgulho para todos nós maranhenses, alimento profunda da sobranceria de nossa maranhensidade. Portanto, preservar esse patrimônio imaterial em suas várias vertentes constitui missão fundamental dos órgãos governamentais relacionadas à cultura e passo inédito relegado pelos que se diziam amantes da cultura popular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?