Pular para o conteúdo principal

PRIMEIROS RESULTADOS DO AULÃO DO ENEM



Jhonatan Almada, historiador


O Maranhão está prestes a dar um ousado passo no âmbito da educação profissional e tecnológica, ao iniciar as aulas das três primeiras unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA). Ousado por que criamos uma nova instituição educacional como contraparte estadual do esforço que a União já desenvolve com os institutos federais. As unidades do IEMA de São Luís, Pindaré-Mirim e Bacabeira nascem com infraestrutura escolar muito boa, corpo docente e diretivo selecionado, novo modelo pedagógico com ensino médio integrado em tempo integral.

A criação da rede estadual de educação profissional e tecnológica é um investimento estratégico de longo prazo alicerçado na política estruturante mais relevante e poderosa em termos de promoção social – a educação. Alguns atores políticos locais insistem com a tese de que não há política estruturante ou de longo prazo no Governo Flávio Dino, afirmação que só se sustenta por que não conhecem o programa de governo, não participaram com qualquer ideia tornada programa público atualmente e estão preteridos politicamente. É uma velha tática, melhor dizer que não tem do que reconhecer nunca ter feito.

Em paralelo a essa política estruturante, temos as medidas urgentes de curto prazo. Na oportunidade da divulgação dos resultados do ENEM 2015 quero comentar uma delas, os Aulões do Enem realizados no âmbito do Programa Pré-Universitário (PreUNI) pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

Os Aulões do ENEM alcançaram um público de mais de 15 mil pessoas em 22 municípios do estado. Foram revisados os conteúdos das áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Redação. Cada aluno participante recebeu uma apostila impressa por área de conhecimento, além de acessar vídeos e questionários no aplicativo PreUNI para celular. Os Aulões foram ministrados por professores com experiência em cursinhos pré-vestibular, a maioria deles também pertencentes à rede pública de ensino. 

A aceitação pública e participação dos estudantes ficou registrada em auditórios e quadras lotados, gestantes ou mães lactantes que levavam seus filhos com grande esforço pessoal para continuar os estudos. Muitos desses jovens nunca tiveram acesso a um cursinho e em uníssono sublinhavam isso. Os estudantes foram mais rápidos que as instituições. Após a realização dos Aulões ainda recebíamos demandas de prefeituras, secretarias e associações, as quais ficaram para esse ano com a nova edição do programa.

Fizemos um levantamento amostral preliminar no universo de alunos atendidos. Solicitamos a cada um, caso considerasse ter o Aulão contribuído para seu desempenho no ENEM, que nos informasse a nota obtida. Centenas responderam, o que nos permite algumas inferências. A maioria com notas acima da média de 450 pontos, necessários para a obtenção do FIES. Inúmeros casos com notas acima de 700 pontos, além de depoimentos impressionantes. 

Tenho consciência que o Aulão do ENEM não resolverá o problema estrutural do ensino médio público, nunca foi pensado para tal, mas isso não nos impede de reconhecer que contribuiu para os resultados obtidos pelos alunos, como os próprios afirmam em suas devolutivas. As respostas vão de Douglas Oliveira que alcançou 658 pontos e passou em 5º lugar no Curso de Economia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) a outros que reconheciam não terem obtido boas notas, mas mesmo assim registravam agradecimentos pelo incentivo e a oportunidade. 

Compreendendo que acertamos e muito ao realizar o Aulão do ENEM, encerro com o depoimento de Gustavo Roberth Cruz Gomes: 
“Primeiramente quero agradecer pela oportunidade oferecida no Aulão, de revisar todos os conteúdos com com professores de excelência em cada disciplina, focando em assuntos específicos, que geralmente estão presentes no Enem e vestibular da Uema, oportunidade esta nunca vista aqui no Maranhão, e que todos que tenho certeza que, todos que participaram aproveitaram ao máximo os recursos oferecidos. Minha pontuação geral no Enem foi aproximadamente 642 pontos. Consegui uma vaga para os cursos que eu desejo, tanto na Uema no Curso de Engenharia da Computação, e pelo SISU, estava classificado na última atualização em 4° lugar na minha cota no Curso de Ciência da Computação, alcançando minha desejada vaga, como eu idealizava. Enfim, obrigado pela oportunidade de participar do Aulão do Enem, espero que tenha mais edições ao longo dos anos que virão, para auxiliar aqueles alunos que se empenham a estudar um pouco mais e também a se testar, de pouco a pouco a cada ano, tentando melhorar os déficits que foram sentidos na educação do Maranhão ao longos dos últimos anos, andando a passos modestos e efetivos, corrigir os erros do passado e que daqui pra frente possamos realmente mudar a realidade do nosso Maranhão.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?