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DO URGENTE AO ESTRATÉGICO NO MARANHÃO



Jhonatan Almada, historiador, escreve as sextas-feiras no Jornal Pequeno
 
Passada em parte a turbulência política conjuntural e com velhos os usos e desusos do Estado para enriquecimento ilícito, recordo os gregos. O mais elevado objetivo da vida entre os antigos gregos era a “Timé”, isto é, a estima social que o indivíduo obtém enquanto fruto de seus feitos e atitudes no passado e no presente. A Timé durante a vida tem como contrapartida o “Kléos” no futuro. O Kléos é a fama como o mais elevado dos valores, a qual se obtém até com o sacrifício da própria vida, distante do conceito atual de fama. Não ser esquecido após a morte era considerado o máximo de aspiração individual. Reinventar a atividade dos homens de Estado como busca pelo bem comum e pela estima social como valores norteadores é um desafio cada vez mais visível, ante o descrédito dos políticos e das instituições representativas.

Semanas intensas tem sido vivenciadas por aqueles e aquelas que carregam a responsabilidade de implementar as políticas públicas do atual governo. Por um lado, é forte a percepção coletiva de que uma paralisia acometia os órgãos governamentais ante um grande volume de problemas e ações por fazer. O trabalho da Secretaria de Transparência e Controle tem trazido à luz os germes da corrupção. Por outro lado, também cresce a percepção de que muitas ações demandam inteligência, não grandes somas de dinheiro. Existem iniciativas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) que buscam agir em duas frentes fundamentais: a urgente e a estratégica.

Diante dos baixíssimos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), lançamos o Programa Pré-Universitário (PreUNI), o qual consiste na disponibilização de um aplicativo para celular com um curso preparatório completo e gratuito, onde os estudantes podem revisar os conteúdos do exame, bem como, na realização de aulões de revisão na capital e em uma dezena de cidades do interior, contando com apostilas elaboradas para cada área de conhecimento. Essa é uma ação de curto prazo.

A ação estratégica passa pela reorganização da rede pública de ensino, com a construção de núcleos de educação integral e de unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) para oferta de educação profissional e tecnológica. Essas duas linhas de trabalho na área educacional possibilitarão mais criatividade, qualidade e eficácia no ensino médio, oportunizando itinerários formativos diversificados e enriquecedores aos estudantes.

Uma segunda ação estratégica passa pela ampliação das oportunidades educacionais. Nesse sentido, lançamos o Programa Cidadão do Mundo, oferecendo anualmente, 100 bolsas de estudo no valor de R$ 1.500,00 para que os jovens possam aprender um idioma estrangeiro. O Programa beneficia alunos egressos ou integrantes de escolas da rede pública de ensino, de escolas vinculadas a entidades paraestatais (Sistema S) ou mantidas por fundações sem fins lucrativos (como a Fundação Bradesco). Todos os custos de viagem e permanência no país escolhido são cobertos pelo Programa. O principal critério de seleção é a nota do Enem.

Outra ação estratégica é a valorização e reconhecimento dos professores. A criação do Prêmio Mais IDH para a Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Medalha Eduardo Campos é um exemplo. O Prêmio é concedido a pesquisadores, inventores, estudantes de ensino médio, estudantes de ensino superior ou instituição que tenham contribuído para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Maranhão a partir de um trabalho ou do conjunto da obra científico-acadêmica, devidamente fundamentada e comprovada. Eduardo Campos, quando Ministro da Ciência e Tecnologia institucionalizou a Semana Nacional desse setor e as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Na próxima semana, iremos lançar o SCIENTIA, Laboratório de Experiências Inovadoras no Ensino de Ciências e Matemática. Será um grande banco de inovação no ensino. Qualquer professor de ciências, física, química, biologia, matemática, computação, engenharia ou astronomia poderá inscrever sua inovação na área do ensino. Além de dar visibilidade ao trabalho dos professores, o banco identifica e valoriza essas experiências, possibilitando seu credenciamento, certificação, publicação e premiação. Esse repositório também permitirá que outros professores se inspirem nas boas práticas que já existem na rede de ensino e também criem suas próprias inovações. 

Por último e a propósito do Dia do Historiador, 19 de agosto, sempre bom lembrar a bela letra de Pablo Milanés. A História “é um trem riscando trilhos. Abrindo novos espaços. Acenando muitos braços. Balançando nossos filhos.

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