Pular para o conteúdo principal

AGENDA DA JUVENTUDE E O MESTRE GRACILIANO



Jhonatan Almada, historiador, escreve as sextas-feiras no Jornal Pequeno

A síndrome do quadrado é um problema sério que acompanhou a implementação das políticas públicas materializadoras de direitos. Existe uma tendência a se apropriar desta ou daquela parte como um exclusivo colonial. Ninguém pode opinar ou se meter naquilo que penso ser meu quadrado, minha especialidade ou minha área de competência. Esse pensamento ao extremo leva ao gigantismo burocrático, aos conflitos paralisantes e a incapacidade de agir. 

O grande desafio de quem tem responsabilidade de planejamento e gestão das políticas públicas é não se acovardar ante às vaidades e aos demarcadores de área. Um problema objeto de ação de uma determinada política pública não é como um território em que se chega e fincando bandeira toma-se como seu. A complexidade dos problemas exige ação intersetorial. Mais ainda, exige que os problemas sejam enfrentados. Não se pode esperar a boa vontade de agir de um ou de outros, mas sim, incorporar o espírito “não sabendo que era impossível, foi lá e fez”.

Um exemplo disso é a juventude maranhense, cujos problemas demandam ação de várias frentes com diversidade de meios e níveis de intensidade, urgência e estratégia. Os programas Cidadão do Mundo, Pré-Universitário, CNH Jovem e Projeto Rondon/Operação Bacuri são tocados por diferentes órgãos e todos tem esse público como sujeito-fim. Isso tudo converge em uma Agenda da Juventude, apoiada de forma intersetorial e transversal, sem necessidade de demarcações com cores mais fortes. Importante é que ações tenham complementaridade e alcancem o objetivo de dignificar a vida desses jovens. Criado por um ou outro órgão, a solidariedade de princípios deve levar os diversos veios a um leito comum, sinérgico e unido.

A síndrome do coitadismo é um problema sério que acomete prefeitos e prefeitas do Maranhão para justificarem a ausência, a lentidão ou a corrupção. Encostados nas transferências federais e estaduais, corroídas pela corrupção ampla, geral e irrestrita, vendem a imagem de pobres gestores de pobres municípios. O dinheiro da merenda é pouco. O dinheiro do Fundeb só deu para o salário dos professores, não sobrou nada para melhorias nas escolas. O dinheiro da Saúde não foi suficiente para constituir mais equipes multiprofissionais. Essas e outras desculpas são atiradas pelos prefeitos. 

Se o desejo dos prefeitos é enganar e enriquecer às custas do dinheiro público, que saiam de suas funções, reconheçam sua incapacidade de gestão e busquem algo melhor para fazer de suas vidas. A exiguidade de recursos não é uma justificativa plausível para a ausência de ações. A corrupção nunca reconhecida, mas sempre denunciada e comprovada, é a irmã gêmea do coitadismo. Não se pode aceitar como normal pagarmos até uma beleza inventada em ginástica e plásticas. Lamentavelmente, os efeitos das políticas públicas voltadas para a juventude serão sentidos no médio e longo prazo, toda uma geração de maranhenses continuará a colocar e recolocar no poder esses monumentos à burrice.

Graciliano Ramos (1892-1953) é sempre lembrado como escritor e algumas vezes como político. Foi prefeito de Palmeira dos Índios (Alagoas) em uma época de pouca tecnologia e fraco desenvolvimento das forças produtivas locais. Ainda assim realizou uma gestão honesta, saiu mais pobre do que entrou, elevou a arrecadação, deixou dinheiro em caixa, construiu escolas, urbanizou ruas, aplicou a lei sem distinções e colocou o funcionalismo público para trabalhar. Isso tudo entre 1928 e 1930. 

O mestre Graça escreveu nos seus relatórios de gestão o que hoje chamamos de boas práticas. Cito algumas: não empreguei rigores excessivos. Fiz apenas isto: extingui favores largamente concedidos a pessoa que não precisavam deles e pus termo à extorsões que afligiam os matutos de pequeno valor, ordinariamente raspados, escorchados, esbrugados pelos exatores”. E ainda “favoreci a agricultura livrando-a dos bichos criados à toa; ataquei as patifarias dos pequeninos senhores feudais, exploradores da canalha; suprimi, nas questões rurais, a presença de certos intermediários, que estragavam tudo; facilitei o transporte; estimulei as relações entre o produtor e o consumidor”.

Não acredito que todos os prefeitos do Maranhão sejam como Lidiane ou tantos outros pegos pela sua corrupção deslavada. Entretanto, ainda não conseguimos ventilar nenhum nome no cenário atual sequer próximo ao do velho mestre Graça que governou quando não existia FPM, FUNDEB, SUS, IPTU, ICMS, FNDE, e outros tantos. Eu acredito na juventude, longe dos quadradismos e coitadismos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?