Pular para o conteúdo principal

OS JOGOS DO PODER NO MARANHÃO

Jhonatan Almada, historiador, integra o quadro técnico da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Tenho minhas reservas quanto ao jogo do poder, sobretudo quando ignora o bem comum ou a construção de si com o outro. Contudo, sou consciente de que ele existe, sobejando ideologias e partidos, pessoas e grupos, real e imaginário, valores e práticas. Os recursos e os acúmulos para entrar na disputa e conquistar uma vitória, implicam em tempo, valores, alianças e muito trabalho aplicado, sobretudo para os little fishes.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) se reuniu entre os dias 5 e 8 de maio de 2014 na cidade de São Luís. Fui indicado para fazer uma palestra sobre a política e a gestão de ensino superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na reunião do CNE. Horas antes do evento, desconvidaram-me com uma lisonja costumeira, incapaz de encobrir a deseducação do ato e expor sua motivação profunda. O fato me fez recordar que também estou sujeito às intricadas redes de poder e pequenez de espírito, mesmo nas instituições acadêmicas as quais pensava serem verdadeiros abrigos do saber desinteressado.

OS ANIMAIS E O PODER. Na série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, George R. R. Martin expõe o jogo cru do poder e da política que transcorre em época semelhante a idade medieval europeia. As famílias potentes escolhem símbolos nos seus brasões para lhes representar, os animais são os preferidos. Em um dos volumes, o autor ridiculariza essa prática ao afirmar pela voz de um de seus personagens que os homens escolhem um leão, um dragão ou um lobo, acreditando de fato que são leões, dragões ou lobos, esquecendo-se de sua mortalidade e de quão temporais as pretensões humanas são neste mundo.

Rememoro os estudos do historiador Marco Morel sobre a zoologia política na época do Império brasileiro. Ali frequentavam cabras, bodes, urubus, cães, dentre outros. Aliados e adversários se atacavam nominando-se de animais para ressaltar o caráter irracional do outro e desqualificá-lo na arena política.

Ainda que ninguém saiba ser tão desumano como nós, não somos os animais imaginados, nem mesmo os dos signos do zodíaco ou os do horóscopo chinês. Os animais, portanto, servem para exaltar características que buscamos apresentar como nossas, bem como, irracionalizar o outro. Entretanto, o lobo parece gozar de certo consenso quanto a sua reputação, sobretudo nas fábulas de Esopo.

A fábula sobre o lobo e o cabrito é emblemática a esse respeito. A cabra ao sair de casa recomendou ao cabrito não abrir a porta aos estranhos. No rastro de sua saída, o lobo chega carinhosamente imitando a voz da cabra, não fosse a fresta da porta o cabrito teria sua vida abreviada. No jogo do poder, a lisonja pode esconder a peçonha e o desejo de destruir ou impor pela força, esta é o último recurso dos covardes, quando todos os métodos anteriores falham.

Esopo talvez tenha escrito um dos primeiros espelhos de príncipe, gênero estudado pelo professor de filosofia política, Michell Senellart no seu livro “As Artes de Governar” (Editora 34, 2006). Talvez ainda não se tenha feito uma apreciação de suas fábulas nesta perspectiva, entretanto, considerando os objetivos morais ou moralizantes ali contidos, fundamental lê-las com cuidado. Dito isto, não se pode ignorar o quanto os valores no âmbito da política se quararam nos varais das denúncias, da corrupção e da impunidade.

O PODER EM JOGO. Os jogos pelo poder estão em campo no Maranhão. De um lado, os que estão interessados em continuar, os lobos e os cangurus (José Sarney apelidado por Vitorino Freire) buscam a preservação de sua espécie, guardando as terras do Maranhão para si e seus descendentes. O vale-tudo impera neste lado do campo, nada está ou será descartado, tudo será feito em nome do poder pelo poder.

O outro lado busca a alternância do poder, iniciar uma mudança concreta no Maranhão. Dispensa os comparativos animalescos e tem no ser humano a medida de si e daquilo que busca conquistar para todos. O caráter plebiscitário das eleições fortalece cada vez mais esse lado, neste momento, as opções são claras: mudança progressista ou continuísmo conservador.

O pré-candidato Flávio Dino robusteceu suas alianças em prol da mudança progressista com as adesões de lideranças importantes como a deputada Eliziane Gama e o prefeito Sebastião Madeira, esta última adesão foi antecipada por Frederico Luiz Maciel (Blog Aldeia Global). Soma-se ainda o apoio declarado de dois presidenciáveis, Eduardo Campos e Aécio Neves. A defesa da transparência, o combate à corrupção e a superação das desigualdades é a pauta de sua pré-candidatura. Ainda temos muitos meses até às eleições de outubro de 2014, a busca pelo convencimento do eleitorado não pode parar, sobretudo junto às faixas indecisas, nos municípios do interior e áreas periféricas de São Luís.

As estratégias dos capitães hereditários do Maranhão continuam as mesmas: utilização de pesquisas manipuladas ou baseadas em universos que cabem em um ou dois bairros da capital; invenção de denúncias e irregularidades por parte dos adversários enquanto as praticam largamente; busca constante de novos Reis Pacheco; tentativas de apagamento do passado pessoal e omissão dos sobrenomes; apresentação de mais um de seus filhos na disputa eleitoral como algo legítimo e imposto pelo destino genético; ausência de projeto e contra-argumentos consistentes substituindo-os por abstrações, falas vazias e falsas medidas de impacto; aparentar empolgação e apoio vindos não se sabe de onde; apresentação da quantidade de siglas partidárias como sinônimo de respaldo eleitoral; escamoteamento da realidade conjuntural de modo a torcê-la e torná-la favorável por mais improvável ou inacreditável que pareça; por fim, o desprezo em relação aos intelectuais de uma geração diferente daquela que até hoje lima os couros dos seus calcanhares, moços velhos ou velhos moços servis.

Destaco dois casos que parecem corroborar com algumas dessas estratégias: o rompimento de contrato entre a TV Difusora e a retransmissora do município de Presidente Vargas, devido ao fato do empresário Herialdo Pelúcio apoiar Flávio Dino e a censura às postagens do blog de Luís Pablo divulgando as ligações perigosas do novo pré-candidato da oligarquia. Ainda estamos em maio e as coisas tendem a deteriorar-se ainda mais nos próximos meses, como bem prevê o jornalista JM Cunha Santos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?