Pular para o conteúdo principal

As 30 horas se arrastam na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Jhonatan Almada, técnico em assuntos educacionais da UFMA


A regulamentação das 30 horas semanais para a carreira dos técnico-administrativos em educação se arrasta desde o primeiro semestre de 2013 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Enquanto isso, na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica essa regulamentação anda de vento em popa, foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), de Goiás (IFG), do Pará (IFPA), Farroupilha (IFFarroupilha), Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR), etc.

Na UFMA o assunto tem sido tratado com duas vinculações ausentes nos casos referidos, aqui a regulamentação aparece vinculada a implementação de um projeto-piloto e a implantação do ponto eletrônico. A ideia de projeto-piloto não só emperra como institui uma perspectiva laboratorial e burocrática no sentido negativo. É como se a implementação das 30 horas fosse algo tão complexo que exige a realização de uma experiência conduzida de forma científica para que se tome a decisão de efetivá-la. O projeto-piloto cria setores privilegiados dentro da Universidade, objetos da implementação experimental, diferenciando-os em relação aos demais e discriminando pares da mesma carreira.

A implantação do ponto eletrônico significa a introdução da desigualdade no tratamento entre servidores públicos concursados e efetivos pela criação de um mecanismo de controle do trabalho válido para uns e não aplicável para outros. Esse mecanismo tem sua implantação legalmente amparada, entretanto, considerando que a Universidade é uma instituição que possui autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial (Art. 207, Constituição Federal de 1988), ela poderia muito bem utilizar-se de sua autonomia administrativa para não implantar esse mecanismo de desigualação disfarçado de mecanismo de controle.

O que justifica essa demora? Os técnicos para usufruírem dos seus direitos tem que ser tratados como ratos de laboratórios? Até quando se espera arrastar esse projeto-piloto? A Rede Federal regulou as 30 horas por intermédio de portarias com no máximo 2 (duas) páginas? A UFMA para fazer a mesma regulamentação precisa de uma Resolução aprovada nos órgãos colegiados superiores e com mais de 30 (trinta) páginas? Por quê?

Comentários

  1. A comissão responsável pelo estudo de viabilidade da jornada de 30h na UFMA esclarece que embora outras instituições tenham adotado uma metodologia diferenciada, muitas já tiveram que retornar à jornada de 40h por conta de irregularidades detectadas durante auditorias, como é o caso da UNB.
    A Universidade, de fato, dispõe de autonomia, mas esta não impede ou proíbe o estudo de viabilidade para implantação da jornada flexibilizada, que com seu caráter científico, só ajuda a fundamentar o processo e respaldar nosso próprio trabalho.
    A complexidade de todo o processo está ligada, entre outras questões, à falta de redimensionamento da força de trabalho nas Universidades Federais de todo o país, o que provoca uma má distribuição de servidores entre seus setores e serve como justificativa para os gestores condenarem a flexibilização da jornada dos técnicos.
    A escolha de alguns setores para protagonizar o projeto piloto se deu, não só em função de suas demandas de atendimento ao público, mas também das condições para cumprir, integralmente, as exigências legais, entre as quais, o número compatível de servidores.
    Lembramos que a autonomia universitária e demais documentos jurídicos em relação a esta matéria, condicionam a implantação da jornada flexibilizada de trabalho à autorização expressa do Reitor, o qual solicitou o estudo para tomar sua decisão.
    E certamente, para que a jornada das 30h torne-se efetiva, deverá esta está prevista em uma resolução interna, caso contrário, não terá validade jurídica alguma e poderá ser anulada por uma decisão arbitrária de qualquer reitor que venha a administrar a UFMA.
    A comissão já concluiu o cronograma de apresentação do seu trabalho e já realizou a aplicação dos formulários em todos os setores da UFMA (inclusive interior). O projeto piloto também já foi entregue na reitoria.
    Deste modo, não esperamos o próximo passo com a ingênua sensação de que seja algo fácil, mas com a certeza de que somente com o apoio, a pressão e a colaboração de toda nossa categoria, será possível conquistar uma jornada de trabalho mais justas.

    ResponderExcluir
  2. Estamos no mês de outubro e reitero que a proposta de 30h continua se arrastando na UFMA. Quem sabe ano que vem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?